Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Blue Heeler: uma das raças de cães mais inteligentes

O Blue Heeler é uma raça que não é apenas conhecida por suas habilidades de trabalho, mas também é um dos 10 cães mais inteligentes do mundo.

Acredita-se que o Blue Heeler surgiu no século 19, naquela época os fazendeiros australianos precisavam de um cão guarda para conduzir vacas e ovelhas pelos campos. O resultado do cruzamento de collies de pelo curto e cães dingo selvagens gerou uma nova raça, que mais tarde foi melhorada com a adição de sangue de dálmatas.

Prós do Blue Heeler

  • O Blue Heeler é muito forte, com excelente saúde e resistência. Ele pode ser usado ​​com sucesso em vários tipos de treinamento e esportes com cães. Ele se sai bem em competições de agilidade e obediência.
  • O pelo curto e grosso requer apenas uma escovação semanal com uma escova de cerdas densas.
  • Tolera facilmente calor e frio.
  • Reação muito rápida e excelente coordenação, ágil e saltitante.
  • Seu pelo é praticamente impermeável. E se molhar, seca muito rápido.

Contras do Blue Heeler

  • O cão é muito inquieto e requer muita atenção e esforço físico.
  • Não é adequado para iniciantes, idosos e pessoas passivas.
  • Alguns podem latir por muito tempo e sem motivo.
  • Até a idade de 2-3 anos, pode ser muito intrusivo.
  • Excessivamente independente e muito curioso, às vezes a curiosidade supera o bom senso.

História da origem da raça

Blue Heeler

Blue Heeler – Foto: Freepik

O Blue Heeler é uma raça de cão formada artificialmente que se originou no século 19 em New South Wales (Austrália) na fazenda de Thomas Hall.

Assim, inicialmente, o criador de gado obtinha descendentes de cães dingos domesticados e collies de pelo curto e os usava para trabalhar com o gado e sua proteção. Assim, os cães resultantes – Blue Heeler – o ajudavam a conduzir rebanhos de ovelhas e gado por uma longa distância, eram resistentes e espertos.

Em 1870, a fazenda de Hall foi leiloada junto com cães únicos. Eles começaram a desenvolver ainda mais a raça, cruzaram-na com Kelpies e Dálmatas, até misturaram o sangue de um Bull Terrier.

Descrição da raça Blue Heeler

O Blue Heeler é um cão com um olhar inteligente, alerta e muito dócil. Suas principais cores são:

  • Azul ou com manchas: manchas pretas, azuis ou fulvo uniformemente espalhadas; marcas bronzeadas nas patas dianteiras, tórax, garganta, mandíbulas, parte interna das coxas, do metatarso aos dedos dos pés;
  • Vermelho salpicado: manchas vermelhas distribuídas uniformemente pelo corpo, não estão na cabeça ou são de tonalidade mais escura; manchas vermelhas escuras no corpo não são desejáveis, embora permitidas.
Blue Heeler

raça Blue Heeler – Foto: Freepik

Os cães desta raça crescem até 43-48 cm (fêmeas) e 46-51 cm (machos) cm, e são considerados de tamanho médio, pesam de 16 a 23 kg, vivem 12-15 anos.

Cabeça:

  • tamanho médio, largo, formato cônico,
  • orelhas são médias, eretas, ligeiramente pontiagudas, triangulares, densas, viradas para os lados, separadas,
  • olhos ovais, médios, mas também não protuberantes, íris ondulada,
  • mandíbula forte, mordedura em tesoura,
  • o nariz é grande.

Tronco:

  • forte,
  • o peito é profundo, forte, largo, mas não restringe o movimento,
  • a linha superior é uniforme
  • a cauda é moderadamente baixa, caída, ligeiramente curvada.

Pelo:

  • liso, à prova d’água (elimina o fator climático), com um subpelo espesso, os pelos de proteção são retos, duros, bem ajustados,
  • o pelo no pescoço é mais longo e mais grosso do que no corpo.

Personalidade do Blue Heeler

O Blue Heeler é um cão muito doce com o seu dono e também com as crianças, visto que, sendo um bom cão pastor, possui um instinto de proteção muito forte.

O Heeler, também é um cão muito teimoso, que deve ser tratado com a firmeza certa.

Além disso, alerta e inteligente, o Blue Heeler tem uma grande propensão para o ar livre e adora visitar e explorar novos lugares. Corajoso e destemido, ele se mostra um cão de trabalho perfeito.

personalidade do Blue Heeler

Cão olhando para o horizonte- Foto: Freepik

O Blue Heeler não é um cão brigão, mas sempre tenderá a proteger o território. Por esta razão, este cachorro geralmente não se mostra agressivo com outros cães (lembramos também que ele não tem a tendência de morder muito), mas com exceção no caso de invasão de intrusos no território da família.

Naturalmente, os instintos de caça também são extremamente fortes, e todos os pequenos animais, incluindo cães pequenos, gatos, ratos e quaisquer roedores, são presas em potencial.

No entanto, eles podem ser treinados para viver com um gato se você fizer isso desde filhote, mas tenha em mente que todos os outros gatos, exceto os domésticos e amigáveis, continuarão sendo presas.

Educação e treinamento do Blue Heeler

O Blue Heeler, apesar de seu temperamento e instintos, é fácil de treinar. O cão quer ser constantemente querido por seu dono.

Não se esqueça da firmeza de caráter e perseverança, a princípio não é fácil criar um cachorro com uma mistura de sangue de dingos australianos selvagens.

Cachorro idoso

Mulher com o cão – Foto; freepik

Mas não é aconselhável tomar um cão de trabalho como o primeiro, e especialmente um pastor australiano, se você não puder canalizar sua energia e instintos na direção certa, pode haver grandes problemas.

Porém, por pior que seja o comportamento do cachorro Blue Heeler, o princípio básico da criação desses cães é a impossibilidade de usar violência.

A raça foi originalmente criada para trabalhos independentes, o seu animal de estimação é capaz de tomar decisões independentes, por isso nunca fará o que considera errado ou desnecessário. A educação e o treinamento desses “pastores livres” australianos devem ser baseados no encorajamento.

Doenças do Blue Heeler

O Blue Heeler têm uma predisposição genética para:

  • Cegueira progressiva (atrofia da retina): primeiramente determinada por teste genético, manifesta-se repentinamente aos 1-6 anos, é incurável, o cão só consegue se adaptar com a ajuda do dono.
  • Surdez congênita: correlaciona-se com a cor da pelagem branca, assim, detecta-se em cães de 6 semanas (14% dos filhotes são surdos em uma orelha, 2% em duas, as cores azul e vermelha são sempre 100% auditivas).
  • Displasia da articulação do quadril: raramente afeta os curandeiros, ocorre a cada 14 gerações, principalmente se houver muitos filhotes.

Gravidez

Cachorro com pelo cinza

Doenças do Blue Heeler – Foto: freepik

A gravidez do Blue Heeler dura 60-68 dias, convencionalmente dividida em dois períodos.

Assim, a alimentação e manutenção na primeira metade não difere muito do regime usual, na segunda metade (a partir do dia 32) aumentar o número de porções por dia para 5-6.

Ao mesmo tempo, certifique-se de que o cão não engorda: isso vai complicar o parto. Portanto, prolongue o seu tempo de caminhada, torne-os menos ativos. Não deixe a cadela sozinha por muito tempo.

Cuidado

Heeler é um cão fácil de cuidar. Pois o pelo curto e grosso requer apenas uma escovação semanal com uma escova de cerdas densas.

Além disso, examine e limpe os olhos e os dentes do seu animal regularmente, verifique a condição de suas garras e apare-as se necessário.

O post Blue Heeler: uma das raças de cães mais inteligentes apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
22 de Novembro de 2020

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos