Você sabe o que precisa fazer para levar cachorro no ônibus? Se você precisa levar seu cãozinho para o veterinário ou mesmo quer sair com ele para passear e depende do transporte público para isso, certamente já se perguntou se é possível levar o cachorro no ônibus ou metrô. A verdade é que hoje em dia, isto já é possível. Ou seja, a grande maioria das empresas de transporte público e privado, já aceitam o transporte de pets.
No entanto, este transporte não pode acontecer de maneira aleatória e de qualquer jeito. É preciso considerar vários aspectos relacionados a segurança do pet e conforto dos demais passageiros para que a viagem possa ser possível. Isto vale tanto para empresas do setor público como empresas do setor privado. Portanto, no artigo de hoje você vai entender alguns dos principais cuidados que precisa ter ao levar seu pet para passear ou para algum compromisso.
Acompanhe!
Levar cachorro no ônibus é possível? Entenda aqui o que você precisa para que seu cão viaje com você
Sim, é possível levar cachorro no ônibus. As grandes metrópoles do Brasil (como SP e RJ), já permitem este transporte, desde que seja feito de maneira adequada e responsável. Mas, quais são estes cuidados? O que você precisa levar em consideração para garantir o conforto do seu cão durante um processo tão estressante como uma viagem com tantas pessoas ao redor?
É isto que vamos entender a partir de agora, de forma que você possa oferecer os melhores cuidados para o seu cãozinho se comportar bem e não sentir medo. No entanto, antes mesmo de fazer tudo que precisa ser feito e sair de casa para pegar o ônibus, recomendamos que você entre em contato com a empresa de transportes da sua cidade. Por mais que a grande maioria das cidades já permitam o transporte de pets, busque confirmar se na sua cidade também é assim.
Assim sendo, veja as dicas e os critérios que precisam ser considerados para o transporte:
- Levar cachorro no ônibus de transporte público – Cada cidade pode ter regras únicas;
- Os cães acima de 10kg geralmente não poderão embarcar;
- Você precisa transportar o dog sempre dentro da sua caixinha de transporte;
- Em alguns casos, você terá de pagar uma taxa extra para levar o cão no ônibus;
- Tenha sempre a carteirinha de vacinação em dia – Ela poderá ser exigida no embarque;
- Em algumas cidades, pode haver limitação de horário para transporte de cães em ônibus;
É claro que em alguns cidades podem haver regras específicas e diferentes. Ou seja, este é apenas um panorama geral que deve ser levado em consideração. Além disso, as empresas de transporte privado podem ter suas próprias regras para transporte de pets. Portanto, nunca hesite em entrar em contato com a empresa antes mesmo de agendar um horário ou comprar uma passagem, tá bem?
Vamos entender cada um dos critérios detalhadamente a partir de agora. Continue sua leitura.
Para ler depois: Como levar cachorro no carro – Guia completo
Levar cachorro no ônibus de transporte público – Cada cidade pode ter regras únicas
Se você pretende transportar seu cachorro em ônibus público, saiba que a empresa local pode ter regras bem específicas quanto a isso. Ou seja, quem determina como será transportado o cachorro no transporte público, é o município em si. Em outras palavras, pode ser que sequer a sua cidade permita este transporte. Então, busque informações.
A nível de entendimento, podemos levar em consideração algumas cidades grandes do Brasil, como São Paulo ou Rio de Janeiro, onde o transporte é liberado, desde que algumas regrinhas bem específicas sejam seguidas. Sendo assim, pode ser que não seja possível transportar o seu cão, caso ele esteja fora das normas básicas de embarque. Vamos entender algumas delas a partir de agora. Continue sua leitura.
Os cães acima de 10kg geralmente não poderão embarcar
Se você possui um cachorro de grande porte ou mesmo um cachorro obeso, infelizmente, ele não poderá embarcar no ônibus. Esta é uma regra bastante usada pelas empresas de transporte público e privado, para garantir que o ônibus não receba animais muito grandes e que podem, de alguma forma, tirar o conforto de outros passageiros.
Levar o cachorro no ônibus não é a coisa mais confortável do mundo, principalmente para o pet. E por isso, esta é uma regra que acaba limitando a quantidade de dogs que podem, de fato, pegar uma carona de ônibus pelas ruas da cidade. Portanto, se o seu cão tem um peso muito avantajado e maior de 10kg, a melhor opção é verificar a possibilidade de recolhimento do pet pela clínica veterinária ou, então, transportá-lo no seu próprio carro de maneira adequada.
Você precisa transportar o dog sempre dentro da sua caixinha de transporte
Esta é uma necessidade fundamental e que é recomendada por praticamente todas as empresas de transporte. Afinal, a caixa de transporte não é apenas um item para confinar e limitar o espaço do animal. É, também, uma maneira de oferecer mais conforto mental e proteção para o pet. Pois ele poderá reagir de maneiras muito inesperadas em determinados momentos da viagem. E a caixa de proteção acaba, de fato, protegendo-o.
No entanto, a caixa não serve apenas como forma de proteger o cão. Mas também, proteger as pessoas que estão compartilhando o ônibus ou vagão de metrô naquele momento. Por mais que um cachorro seja dócil e carinhoso, a gente nunca sabe como ele pode reagir a determinadas situações desconhecidas – principalmente se é a primeira vez que ele está viajando de ônibus.
Então, tenha sua caixinha sempre em dia e inteira, de forma que a viagem possa ser tranquila e sem desconfortos maiores para o pet. O isolamento criado pela caixa durante os minutos de transporte ajudam o animal a se sentir um pouco menos estressado.
Leia também: Saiba como minimizar o estresse de cães internados para tratamentos
Em alguns casos, você terá de pagar uma taxa extra para levar o cão no ônibus
Este é um critério bastante variado. Afinal, algumas empresas realmente poderão cobrar uma taxa extra para pessoas que vão levar pets no transporte. Só que não são todos os pets que entram nesta categoria de taxas. Apenas aqueles que vão ser transportados em um assento separado, ao lado do tutor. Neste caso, a empresa tem o direito de cobrar de você o preço de uma passagem convencional, pois entende que o cão está ocupando um espaço que poderia ser vendido para outra pessoa.
Esta é mais uma situação que faz com que você tenha que entrar em contato com a empresa de transportes com uma certa frequência. Caso contrário, você poderá ter que pagar a taxa na hora e de maneira bem inesperada. Pegar alguém de surpresa desta maneira nunca é legal, não é mesmo?
Geralmente estas cobranças extras acontecem, principalmente, nas empresas privadas, que decidem de maneira particular como vão ou não atender seus clientes. Algo semelhante acontece, por exemplo, em uma companhia aérea, que é quem vai determinar o preço das passagens e também das cargas que vão no porão. E por falar em empresa aérea, veja também como levar seu pet para viajar de avião.
Tenha sempre a carteirinha de vacinação em dia – Ela poderá ser exigida no embarque
Quando você vai levar seu cachorro no ônibus, seja ele de transporte público ou de viagens maiores, é muito importante considerar aspectos para além dos cuidados físicos. O conforto e a segurança do pet geralmente são colocados em primeiro plano. Só que isto pode gerar esquecimento de outras situações, como a necessidade de ter todas as vacinações em dia, de modo que possa apresentar a carteira de vacinação antes do embarque.
Um cachorro que não está vacinado adequadamente, pode facilmente contrair uma doença durante a viagem. Ou, ainda, pode até mesmo passar algum tipo de doença para as pessoas que estão compartilhando o transporte naquele momento. Então, certifique-se de que seu cão está vacinado de maneira adequada para fazer uma viagem. De preferência, entre em contato com a empresa de transportes para saber quais são as vacinas necessárias.
Detalhe: se você não estiver com a caderneta de vacinação do seu pet na hora do embarque, pode ser que você não consiga embarcar, ok? Então, organize-se.
Em algumas cidades, pode haver limitação de horário para transporte de cães em ônibus
E ainda, uma regra bastante comum e considerada “universal” em todas as empresas de transporte público e privado, é a questão dos horários. Ou seja, o transporte dos pets somente será liberado em determinados momentos do dia, quando o fluxo de pessoas já não é mais tão grande. O horário de pico geralmente não permite a presença de animais no transporte.
O horário de pico de cada cidade pode variar bastante. O mais comum é que os pets só possam ser transportados antes das 6h, entre as 10h e 16h e após as 19h. Muita atenção aos detalhes e boa viagem!
O post Levar cachorro no ônibus: É possível? Precisa de autorização? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.