A visão do cachorro é, sem dúvida, um dos sentidos mais importantes para o animal. Só que ele não é o principal sentido. Antes dele, os cães sempre vão preferir usar o olfato e até a audição. No entanto, isto não faz da visão algo menos importante na cadeia de identificação de situações e comportamentos. Pelo contrário: é importantíssimo!
A visão do cachorro ajuda ele a identificar ambientes, enxergar situações, ir por um caminho ou outro e ela é uma excelente condutora para os outros sentidos. Por exemplo: uma corrida ultra rápida atrás de uma presa, somente será possível se houver o entendimento visual do caminho. O resto, quem faz, são os instintos e os outros sentidos.
E para entender tudo sobre este tema, continue a leitura deste artigo!
Visão do cachorro: 4 curiosidades que você não sabia
A visão do cachorro é uma verdadeira cadeia de curiosidades. Para nós, humanos, saber mais sobre a visão dos cachorros é algo fantástico, pois isto nos ajuda a cuidar melhor deles e, consequentemente, eles terão uma melhor qualidade de vida.
Alguns tutores que tentam humanizar demais o cachorro, acabam passando um pouco dos limites em alguns situações. Por exemplo, interpretar que a visão do cachorro é como a visão humana, é um erro. E nós temos a tendência de achar isso, pois gostamos de comparar tudo ao nosso corpo e condições.
E para que possamos conhecer melhor a visão de nossos melhores amigos, separamos uma lista com algumas curiosidades bem legais sobre o assunto. Veja:
- Eles preferem movimentos do que cores;
- A visão periférica do cachorro é muito maior do que a nossa;
- Eles não enxergam o mundo em preto e branco;
- Possuem uma excelente condição de visão noturna;
Falaremos especificamente sobre cada item da lista a partir de agora. Então, continue lendo!
Eles preferem movimentos do que cores
Muitas pessoas acreditam que os cachorros conseguem decifrar códigos de diversas maneiras. E uma delas, claro, é através da visão. Só que diferente de nós, humanos, os cães não ligam muito para as cores. Afinal, eles não as enxergam tão bem. Estima-se que os cães consigam enxergar apenas 40 cores, enquanto que nós, enxergamos 150.
Isto é uma diferença bem grande, principalmente em situações que precisam de um contraste muito grande para identificações. E justamente neste aspecto, se encaixa a caça e a captura de presas. Se os cães dependessem somente da identificação por cores, não seriam bons caçadores. Afinal, não conseguiriam notar uma raposa em meio a floresta, por exemplo.
Portanto, eles sempre vão ter uma preferência muito maior pelos movimentos para gerar identificação e aguçar outros sentidos, como o olfato. É através do olfato canino que um cachorro consegue imprimir um relatório completo do ambiente. A visão é apenas um complemento!
A visão periférica do cachorro é muito maior do que a nossa
Se o cachorro não usa tão bem a sua visão para atividades do dia-a-dia quanto nós, humanos, saiba que eles possuem uma habilidade muito superior a nossa de enxergar o ambiente. Enquanto que a nossa visão consiste em ter uma amplitude de no máximo 180 graus, a visão dos cães podem chegar até 240 graus!
Esta condição se dá principalmente pela formação da anatomia do cachorro, devido ao seu processo de evolução. Afinal, conforme mencionamos anteriormente, os cães adoram movimentos para aguçar seus outros sentidos. E por isso, eles precisam de uma condição de visão muito grande. Do ponto de vista evolutivo, eles conseguiram isso.
Podem enxergar até mesmo em algumas regiões atrás da sua cabeça, o que faz com que possam perceber diversas situações do ambiente em si. Então, se uma simples mosca passar perto da parte de trás da sua orelha, eles poderão enxergar e começar a farejar para entender se o ambiente ainda é seguro.
É ou não é muito incrível tudo isso?
Eles não enxergam o mundo em preto e branco
Pelo fato de que os cães não podem enxergar tantas cores quanto nós, humanos, muitas pessoas pensam que eles enxergam tudo em preto e branco. Mas isto não é verdade. Os cães podem enxergar até 40 cores diferentes, conforme mencionamos anteriormente aqui neste artigo.
É claro que é uma diferença muito grande para a quantidade de cores que nós podemos enxergar. No entanto, isto não quer dizer que os doguinhos enxergam o mundo em preto e branco. As tonalidades que eles enxergam não conseguem apresentar grandes contrastes e cores muito quentes. Geralmente, eles enxergam os ambientes de maneira mais fria e calma.
Tons de cinza, azul, preto e branco predominam. E este é um dos motivos pelos quais eles preferem muito mais outros sentidos para caçar e conviver nos ambientes. Afinal, não podem confiar 100% em sua visão. Mas podem confiar 101% em seu olfato, audição e instinto canino. Tudo se complementa!
Possuem uma excelente condição de visão noturna
Outro ponto chave da visão do cachorro, é a sua excelente visão noturna. Se eles não apresentam uma grande capacidade de diferenciação de cores e objetos, eles conseguem compensar tudo isso com uma visão fantástica que desenvolverem para sobreviverem no escuro.
Isto se dá pelo fato de que os cachorros viveram por muitos e muitos anos sem serem domesticados. Eram selvagens e, por isso, precisavam sobreviver na mata e em ambientes hostis – independentemente do horário do dia. Desenvolver a visão noturna não é algo que aconteceu, literalmente, do dia para a noite. É um processo de milhares de anos.
Inclusive, a sua condição de visão noturna, hoje, possibilita que muitos animais sejam excelentes cães de guarda, de modo a manter uma residência segura em qualquer horário do dia – mas principalmente de noite.
A capacidade de adaptação de um cão em ambientes escuros é muito maior do que a nossa – muito embora a nossa também seja boa, só que demora alguns minutos até ela se adaptar.
Muito legal descobrir tantas curiosidades interessantes sobre os nossos melhores amigos, não é mesmo? Se você gostou deste artigo, compartilhe com mais um amigo!
O post Visão do cachorro: 4 curiosidades que você não sabia apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.