Esperar os filhotes é um período emocionante de cerca de dois meses. O parto de um cão é muito estressante para o corpo. Na maioria dos casos, a ajuda e o suporte do dono são necessários. Veja quais os sintomas do parto em cadelas.
Sua cadela está com cerca de 63 dias de gravidez e você pode até saber a data potencial do parto, mas a capacidade de reconhecer quando ela está prestes a dar à luz pode ajudá-lo a estar presente quando ela mais precisar de você. Muita coisa acontece durante a gravidez, antes do parto.
Como posso saber se meu cachorro está prestes a dar à luz?
Quando chega o momento, a cadela mostra os principais sinais que anunciam o início das diferentes etapas do processo de parto.
Poderíamos pensar nesses sintomas como uma escada, uma vez que geralmente aparecem em uma ordem estabelecida; a presença de um novo sinal marca a subida para outro degrau.
Lembre-se de que nem todos os cães são iguais, nem exibem exatamente os mesmos sinais na mesma ordem.
Normalmente, estes são os 9 sintomas comuns que aparecem quando uma cadela vai ter seus filhotes:
1. Queda na temperatura corporal
De acordo com especialistas, este é um dos sintomas de parto mais confiáveis. A temperatura normal para um cão é geralmente 38 graus Celsius. Mas logo antes do parto, a temperatura corporal cai para cerca de 36 ° C e permanece assim por um tempo.
A obtenção de 2 leituras consecutivas baixas, feitas com 12 horas de intervalo, indica que a cadela vai entrar em trabalho de parto, geralmente em 24 horas.
Por isso, é aconselhável manter um gráfico diário da temperatura retal do animal na última semana de gravidez. Isso certamente pode ajudar a determinar quando o trabalho de parto está chegando.
Se uma cadela não mostrar sinais de trabalho de parto após 1 dia de queda de temperatura, é melhor consultar o veterinário.
- Veja também: Como saber quando o cachorro está com febre?
2. Comportamento de ninhada
Este é um comportamento natural na grande maioria das cadelas. A futura mãe tentará encontrar uma toca ou esconderijo onde se sinta segura e confortável para dar à luz seus filhotes; por exemplo, debaixo da cama, no banheiro, etc. Em geral, é uma indicação de que o trabalho de parto começará em breve.
Algumas cadelas começam a procurar seu ninho cerca de 1 semana antes da data do parto, mas este é geralmente o comportamento mais perceptível no dia anterior.
Para ajudá-la, certifique-se de preparar uma caixa de papelão limpa e segura que ela possa acessar facilmente. Uma boa caixa de parto deve oferecer alguma privacidade, ser grande e confortável o suficiente, não ter lados muito baixos e ser forrada com jornais, toalhas e cobertores.
3. Ansiedade, nervosismo, inquietação
A ansiedade com o nascimento iminente pode dar ao cão uma aparência preocupada, chorosa e até carrancuda. É normal que ele queira ficar perto de seu dono.
Além disso, você pode parecer nervoso e agitado o tempo todo. Normalmente, uma cadela prestes a dar à luz não vai querer estar perto de outros animais de estimação ou estranhos.
- Veja também: Cachorro tem ansiedade? Entenda tudo sobre o assunto!
4. Sintomas do parto em cadelas: cansaço e letargia
Sabe-se que algumas cadelas grávidas passam muito tempo descansando antes do parto, especialmente nos últimos dias. Se a data de parto está muito próxima e o animal parece cada vez mais letárgico, então os filhotes podem estar perto de nascer.
5. Maior apego ao seu dono
Espere que o animal de estimação o siga aonde quer que você vá. Ele pode até ficar ao lado ou embaixo da sua cama enquanto você dorme. A chegada do parto faz com que ela deseje estar perto de quem mais confia.
- Confira também: Gestação de cadela: Por quanto tempo a cadela fica grávida?
6. Perda de apetite e vômitos
Por outro lado, é comum que a cadela pare de comer 1 ou 2 dias antes de entrar em trabalho de parto.
Tanto o vômito quanto a evacuação são sinais do que seu corpo está prestes a entrar em trabalho de parto. Certifique-se de fornecer água fresca o tempo todo.
7. Sintomas do parto em cadelas: cadela fica lambendo a área genital
Lambidas frequentes e insistentes da área genital pela cadela é um forte indicador de que ela está se preparando para ter seus filhotes. Além de limpar a área e arredores, acredita-se que isso ajude a aliviar as dores do parto.
8. Expulsão do tampão mucoso
Várias horas antes do parto, o tampão mucoso pode ocorrer na forma de corrimento vaginal amarelado.
Este muco oferece proteção ao útero e aos filhotes em desenvolvimento durante todo o processo de gestação.
9. Sintomas do parto em cadelas: tremores e contrações
Como você pode esperar, as primeiras contrações são um sinal claro de que o parto é iminente. Nesse ponto, a cadela pode sentir calafrios acompanhados por ondulações periódicas no abdômen.
Assim que esses sintomas aparecerem, coloque as mãos suavemente em cada lado da barriga dela. O abdômen ficará duro e tenso durante uma contração, mas relaxado quando a contração terminar.
- Veja também: Cadela: Qual a idade máxima para ter filhotes?
Quanto tempo leva o trabalho de parto?
Tudo depende de como o nascimento dos cães ocorre em etapas. Acontece que cada etapa é rápida, e todo o processo leva até 6 horas. Às vezes, o parto é atrasado quase um dia, o que também é considerado normal.
As anomalias geralmente são reconhecidas não pela duração total do trabalho de parto, mas por um intervalo de tempo muito longo entre os estágios.
É difícil dizer quanto tempo dura o parto de um cão – este indicador é puramente individual.
Depende da quantidade de filhotes, do estado da cadela e da idade. Todo o processo leva de três a vinte horas, mas na maioria dos casos tudo termina em 7 a 9 horas.
Se houver muitos filhotes na barriga, isso não significa de forma alguma que o processo será prolongado.
Em vez disso, o oposto é verdadeiro: quanto menos filhotes, mais demorado é o processo. Além disso, a duração da gravidez depende do número de filhotes. O mais difícil será o nascimento do seu primeiro cachorro. O resto dos bebês nascerá mais rápido.
O intervalo entre os filhotes pode ser de até meia hora, mas quanto menor o número de filhotes, menor é o intervalo.
Exemplos de complicações no parto em cadelas
As complicações durante o parto podem ocorrer em qualquer fase do processo. Às vezes, o filhote fica preso no meio do caminho para fora do canal de parto e precisa ser agarrado com uma toalha e puxado delicadamente para ajudá-lo.
Se for um parto intermitente, quando a cabeça for a última a aparecer, você deve ter um cuidado especial porque pode ser muito grande para passar pela pelve. Nesse caso, é necessária uma intervenção veterinária imediata.
Em alguns casos, a cadela para de dar à luz completamente e você não pode ou não deve fazer nada por conta própria para tentar induzir o parto. Esse é outro momento em que você deve chamar o veterinário e levar a cadela à clínica.
O post Quais são os sintomas do parto em cadelas? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.