Por mais que o reconhecimento desse tipo de cão tenha acontecido há pouco tempo, não é difícil entender o porquê isso aconteceu.
Com certeza você já se deparou com diversos exemplares ao longo da sua vida e, inclusive o animal já foi retratado em muitos memes na internet, além de uma criptomoeda nacional.
Dessa forma, o Vira Lata Caramelo faz parte de canecas, capa de cadernos e calendários, por exemplo. Isso sem falar nos inúmeros perfis em redes sociais.
Então, esse ícone se tornou uma verdadeira celebridade nacional e, de acordo com muita gente, deveria ser considerado uma raça de cachorro reconhecida.
Mas quanto você sabe sobre o Vira Lata Caramelo? Continue lendo esse post para saber mais sobre a história, origem, características e até algumas curiosidades sobre o animal.
Quem é o famoso Vira Lata Caramelo?
Primeiramente, é preciso falar sobre o surgimento do termo vira lata, que começou a ser usado de forma pejorativa para se referir aos animais de rua.
Com o tempo o uso dessa denominação se popularizou de tal forma, que as pessoas começaram a utilizá-la para falar de qualquer cachorro que não fosse de raça pura.
Sendo assim, qualquer cão que não tivesse as características exigidas pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), a Federação Cinológica Iternacional (FCI) ou o American Kennel Club, eram considerados vira latas.
Apesar disso, é preciso deixar claro que a denominação adequada nesse caso é cachorro sem raça definida (SRD).
Sendo assim, o Vira Lata Caramelo é qualquer cão sem raça definida, que tenha pelagem predominantemente de coloração amarelada.
Cães mais populares do país
No Brasil, os cães sem raça definida são maioria absoluta. Isso se deve aos inúmeros cruzamentos entre animais de diferentes raças, gerando uma grande miscigenação.
São dezenas de gerações de cruzamentos aleatórios, que levaram à existência de uma série de animais com características bem variadas.
No Brasil, os cães sem raça definida equivalem a pelo menos 32% do total de animais. Entre as outras raças, o Shih Tzu atualmente é a mais popular, com aproximadamente 12% do total de cachorros do país.
Com essas informações fica fácil entender o porquê o Vira Lata Caramelo é tão comum, não é mesmo?
Mesmo com as tentativas de controlar o número de animais de rua, ainda hoje é muito comum encontrar esses cães por aí.
Qual é a Origem do Vira Lata Caramelo?
Assim como acontece com todos os cães, o Vira Lata Caramelo tem ancestralidade comprovada com os lobos selvagens.
Mas como essa não é exatamente uma raça, não existe uma descrição dos cruzamentos que originaram os animais sem raça definida que possuem pelagem amarelada.
O que se pode dizer é que no país a reprodução de animais de rua foi desenfreada durante muito tempo.
E por mais que atualmente existem estratégias para controlar isso, ainda ocorrem muitos cruzamentos domésticos aleatórios.
Com isso, a quantidade de cães sem raça definida no Brasil é enorme e, a diversidade deles é muito grande.
Contudo, existe uma predominância de animais chamados de Vira Lata Caramelo, ou seja, os cães sem raça definida com a pelagem amarelo escuro.
Com a grande quantidade de animais com essas características que existem atualmente, o Vira Lata Caramelo se tornou um verdadeiro símbolo no país.
Principais Características
A domesticação dos canídeos selvagens ao longo de muitos séculos levou ao surgimento de diversas raças de cachorros.
Essa miscigenação aleatória levou ao surgimento de animais de diferentes raças, que possuem padrões de cores, tamanho, tipo de pelagem e outras características bastante variadas.
Apesar disso, o Vira Lata Caramelo tem algumas características que são bem típicas. A mais óbvia é a cor da pelagem.
Apesar de se falar em “caramelo”, o tom da pelagem pode variar bastante, desde amarelo claro até um tom de caramelo mais puxado para o marrom.
Isso acontece porque em ambiente natural, sem influência humana, os animais se relacionam livremente.
Isso gera uma série de características que são bem variadas. Mas existe uma predominância de animais de porte médio, que possuem a cabeça levemente arredondada.
A maioria dos animais possui pelagem curta, com patas alongadas que podem ter coloração caramelo ou preta.
Em geral, o corpo é magro, a cauda é alongada e as orelhas são grandes e levemente caídas. Mas isso pode variar bastante.
Saúde do cão
Se você já ouviu falar que os Vira Latas Caramelo são resistentes a doenças, saiba que isso realmente pode ser verdade.
Por mais que não se possa generalizar, a grande miscigenação que leva à existência desse cão pode ser muito positiva.
Isso acontece porque a variabilidade genética é muito grande e, isso diminui consideravelmente a possibilidade de desenvolvimento de diversos problemas de saúde.
Os cruzamentos artificiais feitos para manter as raças de cachorros puras levam a gerações inteiras com problemas genéticos específicos.
Sendo assim, a influencia humana nos cruzamentos leva a uma maior probabilidade de haver problemas de saúde graves e, também acaba diminuindo a expectativa de vida dos animais.
Por outro lado, nos cruzamentos naturais ocorre uma seleção dos genes mais fortes que acabam se tornando predominantes.
E é justamente isso que acontece com o Vira Lata Caramelo, que se mostra muito resistente a problemas de saúde e, geralmente vive muitos anos.
Entenda o porquê o vira-lata caramelo tornou-se um símbolo nacional
Há muito tempo que o Vira Lata Caramelo é tido como um excelente companheiro dos brasileiros.
Ele está presente em muitos lares de famílias brasileiras e, se dissemina em todas as regiões do país.
No entanto, a popularidade desse cão aumentou ainda mais nos últimos anos, sobretudo por causa da internet.
Isso se deve sobretudo aos memes que surgiram com cães dessa coloração. Inclusive houve um que viralizou.
É provável que você se lembre da imagem do cachorro amarelo nas notas de R$10,00. Isso aconteceu depois de uma petição para que ele substituísse outros animais nas notas brasileiras.
Conclusão
O Vira Lata Caramelo é um verdadeiro ícone do Brasil e, é tido como um dos maiores companheiros do homem.