Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Cachorro pode comer coco seco?

Saiba aqui se o cachorro pode comer coco seco. Afinal, essa é uma dúvida de muitos tutores, já que algumas frutas podem ser oferecidas para os cães.

Muito rico em vitaminas e minerais, o coco é uma fruta que apresenta grandes benefícios para a saúde dos humanos. Por isso, muitas pessoas se perguntam se é seguro oferecer para o pet.

Mas antes de responder essa questão, saiba que qualquer alimento diferente de ração deve ser administrado com cautela para não causar um efeito adverso no organismo do cãozinho.

Por exemplo: a água não deve ser substituída por vitaminas, sucos com polpa de frutas e até mesmo água de coco.

Assim sendo, acompanhe o artigo de hoje do Portal do Dog e veja se cachorro pode comer coco seco!

cachorro pode comer coco seco

Cão feliz – Foto: Freepik

Entenda se cachorro pode comer coco seco

O cachorro pode comer coco seco, sim!

E saiba que essa fruta também traz grandes benefícios para o organismo do animal.

No entanto, ao dar coco para o cachorro, o tutor precisa tomar alguns cuidados em questão de quantidade e frequência. Afinal, o coco é uma fruta calórica que pode resultar em problemas de sobrepeso no animal.

Assim sendo, quando for oferecer coco para o cãozinho, faça isso com segurança. Isto é, dê em quantidades menores e jamais substitua a ração!

Vantagens do coco seco para cachorro

O coco é uma fruta atóxica para os cães. Por isso, quando oferecido com segurança, apresenta grandes vantagens. Um deles é a ingestão de gordura boa encontrada na fruta.

Assim sendo, conheça as demais vantagens do coco seco para cachorro nos tópicos abaixo.

Auxilia na alimentação saudável do cão

Uma das vantagens do cachorro poder comer coco seco é que a fruta auxilia na alimentação saudável do animal.

O coco é rico em nutrientes como vitaminas A, C e E. Mas também é uma ótima fonte de antioxidante, prevenindo doenças, proliferação de fungos e bactérias no organismo.

Mas atenção! Somente o coco seco natural pode ser dado ao cachorro. Por isso, nada de incluir coco ralado e industrializados na dieta do cãozinho, ok?

coco seco para cachorro

Coco seco para cachorro – Foto: Freepik

Serve como regulador da pressão arterial do pet

Como o coco é rico em minerais como magnésio e potássio, o coco seco serve como regulador da pressão arterial do pet.

Assim sendo,, é um alimento rico em sódio, fósforo e cálcio que também são aliados no controle da pressão arterial através da regulação dos batimentos cardíacos.

Mas é importante destacar que é na água de coco que esses nutrientes são encontrados. Por isso, vale a pena administrar pequenas doses do conteúdo.

Mantém pelos e pele do cachorro hidratados

O óleo de coco mantém pelos e pele do cachorro hidratados. Por isso, é bastante usado na higienização do pet.

Assim sendo, esse efeito hidratante nos pelos e pele do cachorro é resultado da presença de vitamina E no coco. Ela te, alto poder rejuvenescedor para os pelos e pele do cãozinho.

Mas é preferencial que você use o óleo de coco. Porém, não tem problema administrar coco seco natural em pequenos pedaços e limitadas quantidades.

Ajuda no sistema digestivo do cachorro

As fibras presentes no coco ajudam no sistema digestivo do cachorro. Afinal, elas proporcionam uma melhora na digestão dos alimentos.

Assim sendo, ajuda também na consistência das fezes, combate à diarreia, prisão de ventre nos cachorros e uma defecação mais saudável.

Opção saudável de petisco para seu dog

Se você procura uma opção saudável de petisco para seu dog, o coco seco pode ser uma ótima opção.

Afinal, o coco seco é um alimento com muitos nutrientes e vitaminas. Mas também é saboroso e faz um barulho de crocância na boca, que os cães adoram.

cachorro pode comer coco seco

Coco seco para cachorro – Foto: Freepik

Dicas e cuidados ao oferecer coco seco para o cachorro

O cachorro pode comer coco seco em decorrência de suas fibras, minerais e nutrientes. Por isso, antes de oferecer o alimento, é preciso investir em precauções.

Assim sendo, confira as dicas de cuidados ao oferecer coco seco para cachorro.

Atenção à quantidade de coco seco oferecida

A primeira prevenção ao dar coco seco para o cachorro é se atentar à quantidade de fruta que será ingerida pelo pet.

Afinal, essa fruta também possui gordura e pode deixar o cachorro com sobrepeso quando consumida em grandes quantidades.

Outra dica é sempre apostar em coco seco natural. Afinal, ele é livre de conservantes, açúcares e demais substâncias industrializadas.

Observe o comportamento do cão após comer a fruta

Um ponto importante é observar o comportamento do cão após comer a fruta. Assim sendo, perceba se ele se coça, vomita e demais atitudes diferentes depois de consumir o coco seco.

Mas alguns alimentos podem causar alergias aos cães. Como as frutas, que alguns cães podem ser intolerantes.

Apesar de saboroso, o coco seco pode ter um gosto diferente para cada animal. Afinal, alguns deles podem não gostar de experimentar a fruta.

cão feliz no parque

Cão desfilando no parque – Foto: Freepik

Nunca ofereça coco seco com casca

Essa dica é meio óbvia. Porém, é preciso alertar: nunca dê o coco com casca ao cachorro!

Afinal, além de ser rígida para mastigar, a casca do coco seco pode fazê-lo engasgar. Além de irritar o estômago e dificultar a digestão do animal.

Quebre o coco seco e retire toda a casca. Depois, ofereça pequenos pedaços sem adição de caldas ou qualquer outro alimento açucarado.

Fruta não substitui ração

Saiba que a fruta não substitui a ração para o cão. Inclusive, o coco seco deve ser apenas oferecido para o cachorro como petisco.

Assim sendo, você pode alternar as frutas para o cachorro conforme o gosto do animal. Mas jamais substitua a ração que é um alimento próprio para os cachorros.

Mas se você tem dúvidas ou para se sentir mais seguro, consulte um veterinário. Afinal, essa é sempre a melhor solução!

Como o cachorro pode comer coco seco?

Existem diversas formas de fazer o cachorro comer coco seco. Uma delas é retirando a casca e cortando a fruta em cubinhos.

Assim sendo, pegue uma colher e retire toda a polpa do coco seco, podendo congelar para em dias mais quentes oferecer como picolé para cães.

Outras formas de oferecer a fruta é através do óleo de coco orgânico. Prensado a frio e virgem, é uma fórmula natural para prevenir doenças e aplicar no pelo ou pele do animal.

Em todo caso, o cachorro pode comer coco seco. Mas o encontrado em seu formato natural e em pequenas quantidades. Nunca industrializado!

Ofereça sempre de maneira cautelosa e cuidadosa para que seu cão não enfrente problemas na mastigação e digestão.

O post Cachorro pode comer coco seco? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
21 de Junho de 2022

Autor

Autor: 
Camila Bonatti