Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Infecção urinária em cães

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não são só os seres humanos que são acometidos pela infecção urinária, os cães também são. A infecção do trato urinário, ou conhecida também popularmente por infecção urinária, é uma moléstia que acomete o sistema urinário do animal, como a uretra, bexiga, ureteres e rins. Estudos afirmam que a região que é mais atacada pela infecção é a porção inferior do sistema urinário, que compreende a bexiga e a uretra. Normalmente esse quadro tende a  se agravar, já que muitos tutores não levam seus cães para uma avaliação periódica e exames de rotina, fazendo com que, muitas vezes, isso se torne um processo sistêmico.

Foto: Reprodução.

Foto: Reprodução.

As causas da infecção do trato urinário normalmente ocorrem devido à entrada de uma bactéria pelas vias urinárias, através da uretra do animal. Geralmente, essa doença ocorre mais em cadelas, devido à sua uretra ser bem mais curta do que nos cães machos. Existem fatores que facilitam que o cão fique mais susceptível à essa doença, tais como:

– Animais que cruzam, principalmente com cadelas sem procedência ou vice versa;

– Apresentar doenças crônicas, como: Aumento da próstata e pedras nos rins;

– Animais que vivem em ambientes sujos, principalmente cadelas, pois a vagina entra em contato direto com o piso;

– Imunidade baixa de certos animais (fator bastante comum).

Os sinais clínicos que um animal apresenta ao portar uma infecção do trato urinário são diversos. Não necessariamente ele apresentará todos os sintomas, fazendo com que o diagnóstico só seja fechado com exame laboratorial. Em contrapartida, existem pets que apresentam sinais clássicos de infecção, sendo percebidos pelo tutor. Os principais sinais clínicos, são:

– O animal começa a urinar em locais que ele não costumava anteriormente;

– Urina apresenta coloração bem escura ou com sangue visível;

– O odor da urina fica bastante forte e desagradável;

– Pode apresentar dor ao urinar;

– A urina pode ser em grande volume ou diminuir.

É importante salientar que o animal deve ser levado imediatamente a um clínico, pois com o tempo a infecção pode subir afetando os ureteres e rins. Nesse caso o quadro do animal fica crítico, podendo apresentar: Anorexia; Vômito; Desidratação e Prostração.

O diagnóstico deve ser feito apenas por um médico veterinário. De forma alguma isso deve ser feito por alguém que não seja da área. Normalmente, o animal passa por um exame clínico, onde são requeridos exames de urina, sangue e função dos rins. O médico veterinário pode suspeitar do caso, cujo diagnóstico só será confirmado com exames.

O tratamento deve ser feito unicamente por um médico veterinário. É a partir da condição do quadro clínico do animal que vai ser eleita uma terapia medicamentosa. Em casos mais graves, o profissional pode optar pela internação para que o animal seja melhor assistido.

A prevenção da infecção urinária recomenda, principalmente, ofertar bastante água – de boa procedência –  para o animal.. Outro ponto importante, e que ajuda muito na prevenção, é a higienização do local em que o animal fica, evitando o acúmulo de bactérias. Deve-se desenvolver o hábito de fazer uma visita rotineira ao médico veterinário da sua confiança, pois em muitos casos, a infecção pode ser diagnosticada bem antes de se manifestar.

 

Por: George Augusto von Schmalz Portella de Macedo

Ocupação: Acadêmico de Medicina Veterinária

Contato: george_medvet@hotmail.com

Data: 
30 de Novembro de 2014

Autor

Autor: 
George Augusto
Classifique: 
Ainda sem votos