Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Como dar banho no cachorro com segurança? Veja 15 dicas!

Saber como dar banho no cachorro com segurança é fundamental para não colocar o bem-estar do pet em risco durante os momentos de higienização. Além disso, lavá-lo corretamente também evita uma série de complicações, como doenças de pele causadas pelo acúmulo de sujidades.

A seguir, você poderá acompanhar um conteúdo completo do Portal do Dog para saber mais sobre como banhar o seu cachorro sem preocupação! Confira!

dar banho no cachorro com segurança

Cão esperando pelo momento do banho – Foto: Canva

Como dar banho no cachorro com segurança?

Alguns passos devem ser considerados na hora de dar banho no cachorro com segurança. São eles:

  1. Escolha um local seguro para o banho.
  2. Fique atento à temperatura da água e do ambiente.
  3. Escolha produtos adequados aos pets.
  4. Fique atento à validade dos produtos.
  5. Não deixe água entrar nos olhos ou ouvidos.
  6. Evite que o shampoo chegue ao rostinho do cachorro.
  7. Use uma coleira para evitar as escapadinhas do pet.
  8. Não use um secador muito barulhento e fique atento à tomada.
  9. Se possível, e dependendo do clima, deixe o pet secar naturalmente.
  10. Não encha demais a banheira.
  11. Certifique-se de remover todos os produtos do pet.
  12. Escove suavemente os pelos antes e depois de lavá-los.
  13. Cuidado com os acessórios aplicados no fim.
  14. Não use desinfetantes e produtos de limpeza inadequados na banheira.
  15. Recompense o seu pet no final!

Lembre-se também de que, caso você tenha dúvidas, conversar com um veterinário sobre a melhor forma de dar banho no cachorro com segurança é um bom caminho.

Além disso, confira as nossas recomendações detalhadas a seguir:

dar banho no cachorro com segurança

Cachorro dentro da banheira – Foto: Canva

Como dar banho no cachorro com segurança: 1. Escolha um local seguro para o banho

O banho do seu cão deve ser em um local seguro, tanto para você quanto para ele. Para isso, certifique-se de não ficar em um ambiente onde o chão seja muito escorregadio, pois caso molhe, você pode cair e se machucar.

Também se certifique de dar banho no cachorro em um local que não tenha contato com tomadas e fios energizados, pois caso o pet venha a molhar essas superfícies e objetos, poderá tomar um choque.

Portanto, verifique bem o espaço, analise as possíveis quinas (para caso o pet se mexer demais e acabar batendo o corpinho em algo), e deixe o ambiente bem preparado para um banho seguro e relaxante.

2. Fique atento à temperatura da água e do ambiente

A temperatura da água deve ser no máximo morna, pois muito quente pode causar desconfortos na pele do seu amigo de quatro patas.

Além disso, fique atento à temperatura do ambiente, pois não basta a água ser morninha se o espaço em volta do cão estiver extremamente frio.

Fique de olho nas correntes de ar e feche as janelas para proteger o cachorro das baixas temperaturas que poderiam levar ao adoecimento.

3. Escolha produtos adequados aos pets

Nada de cair na tentação de usar um sabonetinho ou produtinho de humanos no seu cachorro, hein? Ele precisa de produtos adequados à pele e ao pelo dele. Caso contrário, poderá desenvolver alergias, além de que os produtos humanos, quando usados no cão, podem deixá-lo com mau cheiro depois.

Sendo assim, certifique-se de abastecer o seu estoque com produtos que sejam de qualidade e boa procedência. Fique atento à marca que você comprar, para não focar apenas no “barato” e acabar adquirindo algo duvidoso para o cachorro.

Na dúvida, considere conversar com o seu veterinário para que ele indique produtos alinhados às necessidades do seu pet.

4. Fique atento à validade dos produtos

A validade dos produtos também deve ser avaliada com muito cuidado, e não apenas no sentido de se atentar para a data de vencimento, mas também para a integridade do produtinho que você deseja usar.

Por exemplo, verifique a consistência, o cheiro e a cor do produto, para se certificar de que ele não estragou ou está velho demais, mesmo quando estiver dentro da validade.

Observar esses detalhes pode fazer toda a diferença na hora de dar banho no cachorro com segurança.

dog no banho

Cachorro dentro da banheira – Foto: Canva

5. Não deixe água entrar nos olhos ou ouvidos

Proteger os ouvidos e os olhos do cachorro para que não entre água neles é fundamental. Se entrar água no ouvido, além de ser algo super incômodo para o pet, pode desencadear infecções graves, que necessitarão de intervenção do médico veterinário.

Sendo assim, a recomendação dada por especialistas é a de usar algum produto adequado para tampar os ouvidos, e quanto aos olhos o ideal é cobrir com a mão e nunca jogar água em excesso no rostinho e na cabeça do pet.

Sempre verifique se a água está escoando em uma direção que não “agrida” o ouvido ou os olhos do cachorro.

6. Evite que o shampoo chegue ao rostinho do cachorro

Assim como a água não deve entrar nos olhos do cachorro, o shampoo também não pode. Até porque, o produto pode causar mal-estar no pet, que ficará ainda mais agitado e talvez dificulte o banho.

Além disso, o uso de shampoo no rosto do cachorro pode fazer com que ele inspire, pelo nariz, esse tipo de produto, causando desconforto e até mesmo problemas de saúde.

Por isso, use shampoo no máximo no topo da cabeça, sempre avaliando qual a direção de escoamento do produto.

Também não exagere na quantidade, pois isso também ajuda a evitar que o produto acabe chegando onde não pode.

Veja também: Como dar banho em Dálmata? Entenda!

7. Use uma coleira para evitar as escapadinhas do pet

A coleira também pode ser usada para dar banho no cachorro com segurança. Ela evita que o seu pet, caso ele seja mais sapeca, saia correndo todo molhado pelo espaço.

Se ele correr, poderá escorregar no piso molhado e acabar se machucando, o que pode ser um verdadeiro problemão, especialmente para cachorros que são mais velhos.

Sendo assim, usar uma coleira confortável e bem adaptada ao cão pode ajudar a manter a segurança do pet e até mesmo do tutor, que não precisará “correr atrás” de um cachorro fujão durante o procedimento.

cachorro enrolado na toalha

Cachorro enrolado na toalha após o banho – Foto: Canva

8. Não use um secador muito barulhento e fique atento à tomada

Um secador muito barulhento pode ser bem assustador para o cachorro, que tem o ouvido mais sensível que o nosso. Portanto, nada de querer secá-lo com um aparelho muito velho, ok?

Além disso, não se esqueça de manter a tomada do equipamento bem longe do cachorro, para não correr o risco de ele levar choque ao se assustar com o aparelho.

O ideal é não usar secador que faça muito barulho, assim sendo, se esse for o seu caso, vale considerar a possibilidade de comprar um equipamento mais adequado para pets.

9. Se possível, e dependendo do clima, deixe o pet secar naturalmente

Se porventura você estiver dando banho no cachorro em um dia mais quente, pode secá-lo apenas com a toalha e deixar que o restante evapore naturalmente.

Isso evita que você acabe expondo o pet aos ruídos do secador, que poderiam ser perturbadores para a mente dele. Outro benefício é que você não terá que se preocupar com a possibilidade de levar um choque, não é mesmo?

Porém, caso opte por essa ideia, é muito importante que você deixe o cãozinho dentro de casa, para que ele não acabe se sujando novamente. Outro cuidado importante é com relação ao uso da toalha: tente tirar o excesso de água do cachorro para que ele não saia encharcado pela casa, a ponto de acabar ficando com mau cheiro depois.

Como dar banho no cachorro com segurança: 10. Não encha demais a banheira

Para dar banho no cachorro com segurança você não precisa encher a banheira de água, até o limite. Basta cerca de 3 ou 5 cm para ter água o suficiente para higienizá-lo. Essa diferenciação na quantidade está relacionada ao porte do cachorro: quanto maior, um pouquinho mais de água será necessária.

Mas você não precisa “mergulhar” o seu amigo de quatro patas na água. Uma quantidade pequena já irá ajudá-lo a dar aquele banho revigorante no cachorro.

Até porque, se você encher demais e ele ficar escorregando e caindo na banheira, poderá engolir água, bem como o líquido também poderá entrar no ouvido e no nariz. Cuidado, hein?

Veja mais: Como dar banho em Pinscher no frio? Entenda!

11. Certifique-se de remover todos os produtos do pet

Depois de usar aquele shampoozinho gostoso no seu cachorro, não caia na tentação de deixar um pouquinho para que o cheirinho dure mais tempo. Esse tipo de atitude pode colocar a saúde do pet em risco, além de poder causar o efeito rebote.

A remoção dos produtos de higiene do pet deve acontecer de forma plena, enxaguando abundantemente. Assim, não ficam resíduos no pelo que poderiam causar coceira e alergias no cachorro.

Outra prevenção relaciona-se com o cheiro: as pessoas pensam que “deixar um pouquinho” deixará o pet cheiroso, mas a verdade é que ao secar o produto na pele ele poderá ficar mais com mau cheiro do que com perfume.

tutora lavando o dog

Tutora dando banho no seu cachorro – Foto: Canva

12. Escove suavemente os pelos antes e depois de lavá-los

Antes de lavar o pelo do seu cachorro, considere a possibilidade de escová-lo suavemente. Desse modo você irá remover os possíveis nós que estão ali, fazendo com que a lavagem da pelagem seja mais tranquila e confortável.

A mesma coisa deve ser feita depois que os pelos secarem novamente. Afinal, durante a lavagem, você faz movimentos para que o shampoo limpe bem os pelos, o que pode ocasionar o aparecimento de nós.

Quando você penteia depois do banho, pode garantir que não haja esses pelos grudadinhos, uma vez que eles causam desconforto e dor no cachorro, além de serem a porta de entrada para que a sujeira comece a ficar impregnada.

Veja também como dar banho em cachorro com sarna.

Como dar banho no cachorro com segurança: 13. Cuidado com os acessórios

Sabe aqueles adesivinhos que muitos tutores amam aplicar em seus pets depois do banho? Então… fique atento a isso!

Se você quer dar banho no cachorro com segurança, não use produtos que possam grudar demais no pelo, causando desconforto no cachorro.

Também fique atento aos comportamentos do pet: se ele demonstrar irritação com os acessórios, remova-os. Até porque, você não vai querer que o cachorro fique irritado e estressado apenas para satisfazer o seu desejo de deixá-lo esteticamente diferente, não é mesmo?

14. Não use desinfetantes e produtos de limpeza inadequados na banheira

Depois de dar banho no cachorro com segurança, é hora de cuidar da banheira que será usada novamente em outro momento. Para isso, lave-a com sabão neutro e bastante água, sem usar nenhum tipo de desinfetante ou produtos de limpeza que não foram desenvolvidos para os cães.

Se quiser usar algo mais forte para limpar, use produtos que foram desenvolvidos para este fim. Para tanto, basta entrar em contato com algum pet shop a fim de investigar quais são os produtos e as marcas adequadas para isso.

Como dar banho no cachorro com segurança: 15. Recompense o seu pet no final!

Por fim, considere compensar o seu pet com muito carinho e muitos mimos no fim do banho. Dessa maneira, ele irá associar esse momento com algo muito agradável, gostoso e divertido, e ficará cada vez mais tranquilo na hora de tomar um bom banho.

Experimente dar um petisco de qualidade, elogiá-lo, enchê-lo de carinho… tudo para agradá-lo e tornar o banho uma verdadeira diversão.

Boa sorte na sua jornada e lembre-se de que em caso de dúvidas sobre como dar banho no cachorro com segurança, converse com o seu veterinário e siga as dicas e recomendações que ele apresentar!

O post Como dar banho no cachorro com segurança? Veja 15 dicas! apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
19 de Abril de 2023

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos