Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Como saber se o cachorro está estressado?

Translator

 

Conseguir detectar e saber se o cachorro está estressado pode parecer algo difícil, mas existem alguns sinais que podem nos ajudar nessa missão importante.

Dizemos importante porque é imprescindível que nós, tutores, possamos oferecer o que há de melhor para os nossos amigos peludos. Nós somos responsáveis pela qualidade de vida que oferecemos a eles.

Logo, se ele estiver muito estressado, é importante detectarmos isso para poder reverter a situação e oferecer melhores condições para os nossos amigos peludos.

Neste texto do Portal do Dog, vamos te ajudar nessa missão importante. Não deixe de conferir!

cachorro está estressado
Cachorro puxando uma corda. Foto: Canva.

Como saber se o cachorro está estressado?

Alguns sinais podem nos ajudar a saber se o cachorro está estressado, mas, para isso, precisamos observar o comportamento dos nossos amigos peludos, todos os dias.

Além disso, estar atento aos potenciais gatilhos também é uma forma de compreendê-los – e de combater o estresse no dia a dia.

A seguir, apresentamos alguns sinais que podem nos ajudar nessa identificação:

  1. Lamber os lábios;
  2. Bocejar;
  3. Ofegar;
  4. Orelhas para trás;
  5. Cauda entre as pernas;
  6. Tremores;
  7. Vocalização excessiva;
  8. Evitar contato visual;
  9. Postura curvada;
  10. Perda de apetite;
  11. Comportamentos destrutivos;
  12. Queda excessiva de pelos;
  13. Coçar-se excessivamente;
  14. Movimentos repetitivos;
  15. Agressividade.

Vamos agora nos aprofundar em cada um desses pontos. Acompanhe.

1. Sinal de cachorro está estressado: Lamber os lábios

O comportamento de lamber os lábios excessivamente pode indicar que o cachorro está tentando lidar com algum desconforto interno.

É claro que esse sinal só merece atenção quando essa lambedura não acontece quando o cachorro está comendo ou bebendo. Se ele se lambe apenas nesses casos, trata-se apenas de um reflexo natural.

Fique de olho, portanto, em quando isso aparece e com qual frequência.

Veja mais: Como levar o cachorro para passear de bicicleta?

2. Bocejar

Outro sinal de que o cachorro está estressado é o comportamento de bocejar excessivamente, especialmente em situações nas quais a hora do sono não é muito propícia para o animal.

O bocejo, nesses casos, pode estar sendo usado como uma forma de se sentir mais confortável, como se bocejar o ajudasse a se acalmar, digamos.

Além disso, o bocejo pode ser usado para aliviar a tensão acumulada. Por isso, se o cachorro começa a boceja excessivamente, pode ser que ele esteja enfrentando alguma situação de estresse.

3. Sinal de cachorro está estressado: Ofegar

Não é incomum vermos cachorros ofegantes em situações nas quais eles estão muito ativos, como após uma prática de exercícios físicos.

Porém, quando esse comportamento começa aparecer em outras situações, como quando o pet está aparentemente tranquilo em um ambiente, pode ser que ele esteja estressado.

O comportamento de ofegar pode indicar uma tentativa de extravasar as sensações vivenciadas, como se tentasse “descarregar”. Sendo assim, fique sempre atento a esse sinal.

Veja mais: Cachorro é bom para criança? Quais os benefícios?

cachorro está estressado
Cachorro com cara de irritado. Foto: Canva.

4. Orelhas para trás

As orelhas dos cachorros podem falar muito sobre eles e suas emoções. A maneira como eles movem as orelhas pode indicar diferentes sentimentos.

No caso das orelhas para trás ou pressionadas na cabeça, esses podem ser sinais de que o cachorro está vivenciando uma situação de estresse.

Ele pode estar tentando se proteger de algo que parece uma ameaça e que está causando esse desconforto. Se isso acontecer, é importante manter o pet em um lugar mais tranquilo.

5. Como saber se o cachorro está estressado:Cauda entre as pernas

A cauda entre as pernas é muito conhecida como um indicativo de que o cachorro está com medo, não é mesmo?

Mas, além do medo, esse comportamento também pode estar associado com um ambiente estressante para o cachorro.

Não podemos ignorar que a cauda nos ajuda na comunicação com os pets, e quando ela está abaixada e escondida entre as pernas, pode ser que o cachorro está estressado e se sentindo ameaçado.

Veja mais: Como transportar o cachorro no carro com segurança?

6. Tremores

Em muitos casos, um cachorro tremendo pode estar, na verdade, com frio. Porém, quando ele está aquecido e continua tremendo, pode ser um sinal de estresse ou de muito medo.

Não é normal que o cachorro fique tremendo por qualquer coisa. É um reflexo de que algo não está dentro do equilíbrio necessário para o bem-estar do pet.

7. Como saber se o cachorro está estressado: Vocalização excessiva

A vocalização excessiva também pode indicar que alguma coisa está incomodando, e muito, o nosso amigo peludo.

Essa vocalização pode aparecer de diferentes maneiras: o pet pode choramingar, latir, uivar, enfim! São muitos os ruídos que os cães podem emitir, concorda?

Então, se o seu amigo começa a emitir muitos sons, além do normal, pode ser que ele esteja lidando com grandes cargas de estresse ou de ansiedade.

Confira também: Tudo sobre o Cão Esquimó Americano: guia completo de cuidados

8. Evitar contato visual

Um cachorro que começa a evitar o contato visual, especialmente com seu tutor ou com as pessoas que ele confia, pode estar indicando um sinal de estresse.

Esse desvio do olhar pode ser uma demonstração de desconforto e até mesmo de ameaça. Ou seja, o cachorro pode estar se sentindo ameaçado.

Em algumas situações, esse comportamento pode indicar que devemos nos afastar do pet – caso contrário, ele pode acabar atacando.

Por isso, fique sempre atento à linguagem corporal dos nossos amigos peludos.

cachorro está estressado
Cachorro fazendo cara de bravo. Foto: Canva.

9. Como saber se o cachorro está estressado: Postura curvada

A postura curvada também pode nos dar pistas de que o cachorro está, por algum motivo, se sentindo estressado.

Essa postura de manter o corpo próximo ao chão pode ser uma tentativa de parecer menor e menos ameaçador, para evitar que ocorra algum confronto.

Essas tentativas podem aparecer quando o cachorro está com medo, estressado e ansioso. Verifique o que pode estar causando esses sentimentos nele para poder acolhê-lo da melhor forma.

Veja mais: Cachorro roubando as coisas: O que fazer?

10. Perda de apetite

As alterações no apetite podem estar relacionadas a muitos fatores, é verdade. No entanto, também pode ser um indicativo de que o cachorro está estressado, especialmente se ele não apresenta nenhum sinal de problema de saúde.

Se o seu pet parou de comer ou está comendo mais do que deveria, sem que tenha uma outra razão clara para isso, pode ser que ele esteja lidando com doses altas de estresse. Avalie esse aspecto.

11. Como saber se o cachorro está estressado: Comportamentos destrutivos

Um cachorro estressado também pode tentar descarregar os seus descontentamentos em objetos e móveis, roendo, mordendo, arranhando com as patinhas, enfim.

Lembrando que um cachorro muito entediado pode acabar ficando estressado e, consequentemente, estragar objetos dessa forma.

Portanto, antes de crer que se trata de falta de limites, verifique se esse comportamento não está relacionado com alguma situação estressante para o animal.

Veja mais: Cachorro roubando as coisas: O que fazer?

12. Queda excessiva de pelos

Assim como acontece com nós, humanos, os cães também podem perder pelos por conta das questões relacionadas à saúde mental.

O estresse e a ansiedade podem levar a desequilíbrios no organismo do bichinho, fazendo com que os pelos comecem a cair com mais frequência.

É claro que outras condições podem estar associadas à queda de pelo, como problemas de saúde da pele, alimentação, etc. Por isso, para saber se o cachorro está estressado, investigue todo o contexto e sempre lembre de conversar com o veterinário.

cachorro está estressado
Cachorro com cara de irritado. Foto: Canva.

13. Como saber se o cachorro está estressado: Coçar-se excessivamente

Ficar se coçando o tempo todo, sem que haja pulgas ou alergias que justifiquem tal comportamento, pode ser um sinal de que o cachorro está muito ansioso ou estressado.

Ele pode estar tentando aliviar a tensão que vive por meio dessa estimulação, como se isso fosse distraí-lo de seus desconfortos psicológicos.

É muito importante agir o quanto antes, pois alguns cachorros podem acabar se machucando severamente quando começam a se coçar por causa do estresse.

Veja mais: Como tratar sarna em gatos?

14. Movimentos repetitivos

Ficar andando em círculos ou realizar qualquer coisa de uma maneira obsessiva pode ser um forte indicativo de que o cachorro está lidando com uma grande carga de estresse.

Por meio dessas atitudes, o cachorro começa a tentar lidar com uma situação estressante que pode estar impactando profundamente o seu bem-estar.

Fique atento a isso e tente cessar os gatilhos para que a obsessão reduza e o cachorro possa se sentir mais tranquilo e acolhido.

15. Como saber se o cachorro está estressado: Agressividade

Por fim, o comportamento de agressividade pode ser um forte sinal de que o cachorro está mais estressado do que o normal.

Ele pode estar, simplesmente, respondendo ao medo ou ao estresse que vem sentindo, direcionando isso a outros animais, pessoas ou até mesmo objetos.

Esse comportamento deve ser levado em conta com bastante atenção, para cessar a fonte de estresse e evitar que alguém acabe se machucando por conta disso.

Não espere o tempo passar nessas situações!

Veja mais: Como posso saber se o cachorro está entediado?

O que fazer quando o cachorro está estressado?

Se você percebeu que o seu cachorro está estressado, é interessante tentar entender quais são os gatilhos por trás desse estresse. Será que é algo que pode ser excluído da rotina do cachorro? Se sim, pode ser um bom caminho fazer isso!

Por exemplo, se o cachorro está estressado por ter muito contato com o cachorro do vizinho, que tal limitar isso? Assim, o pet é menos exposto ao gatilho.

Porém, quando o gatilho não pode ser excluído da vida do pet, como no caso de morar perto de uma rua movimentada e isso assustar o cachorro por conta do barulho dos carros, é importante treiná-lo, com a ajuda de profissionais, para se acostumar com a situação, aos poucos.

Além disso, lembre-se de que o veterinário também pode ajudar, e muito, nesses casos. Se o seu cachorro está muito estressado, procure um profissional para poder conversar sobre o assunto e encontrar estratégias alinhadas para o seu amigo peludo.

Quem sabe, assim, todo esse estresse pode ser sanado.

Pense nesses aspectos e boa sorte!

Veja mais:

O post Como saber se o cachorro está estressado? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
23 de Maio de 2024

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos