Você já deve ter tido a curiosidade de saber com quantos meses pode dar banho no cachorro, não é mesmo?
Essa é uma dúvida muito comum para os tutores de primeira viagem, e no nosso artigo de hoje vamos juntos aprender sobre isso.
Quando temos um cachorrinho filhote, queremos cuidar dele, dar banho, colocar roupinhas fofas, levar para passear, dentre outras coisas.
Mas é preciso realizar esses desejos aos poucos, principalmente o banho, ainda mais se o cachorro for um filhote. Veja as dicas que nós, do Portal do Dog, separamos para que você possa cuidar bem do seu pet! Vamos juntos.
Cachorro pode tomar banho?
Quando adotamos um cachorro, normalmente surgem muitas dúvidas sobre qual a forma correta de cuidar dele, não é mesmo?
Os cachorros necessitam de cuidado e atenção dos seus tutores. É claro que entre esses cuidados temos a higiene.
Mas afinal, cachorro pode tomar banho? A resposta é sim! Os cachorros podem tomar banho, contanto que ele seja realizado de forma correta.
Diferente dos gatos, os cachorros não tomam banho sozinhos, alguns deles nem gostam de banho.
Entretanto, apesar de alguns cachorros não serem fãs de banho, essa parte da higiene canina é muito importante.
Portanto, os cachorros podem tomar banho e os tutores devem banhá-los, mas se preferirem, podem levá-los para tomar banho em um pet shop.
Afinal, em alguns casos, o banho dos cachorros é quase que uma missão, levando em conta o quanto muitos pets podem ficar reativos ou até mesmo irritadinhos com a hora do banho.
Então, se os cachorros tomam banho, com quantos meses pode dar banho no cachorro? Vamos explorar esse questionamento no próximo tópico. Vamos lá!
Veja mais: Com quantos meses castra gato?
Com quantos meses pode dar banho no cachorro?
Nos primeiros dias de vida, é bem comum que a mãe dos cachorrinhos realize a higiene deles, ou seja, banhe os filhotinhos.
Mas, com o passar do tempo, a mamãe cadela já não realiza mais essa função, pois chega a hora do seu filhote se cuidar sozinho.
Assim, quando adotamos um cachorro e ele ainda é novinho, é importante tomar algumas precauções antes de dar um banho no cachorro.
Primeiro de tudo, é importante consultar um médico veterinário para saber como anda a saúde do cachorrinho.
Assim sendo, podemos partir para o passo seguinte, as vacinas. É recomendado que o cachorro só tome banho depois de tomar suas vacinas.
Normalmente, as primeiras vacinas a serem dadas no cachorro são a antirrábica e a vacina V10. Uma previne contra a raiva e a outra contra diversas outras doenças que podem atingir o cachorro.
Assim, depois de mais ou menos 45 dias após o nascimento do seu cachorro, está na hora de levá-lo para tomar a primeira rodada de vacina V10, são três doses no total. A antirrábica é aplicada junto com a vacina V10.
Portanto, com um intervalo de 28 dias entre cada dose da vacina V10, temos o tempo que você deverá esperar para dar banho no seu cachorro.
Ou seja, em um simples cálculo, teremos mais ou menos três meses, ou um pouco mais que três meses, de espera até que possamos dar o primeiro banho no nosso amiguinho.
Então, com quantos meses pode dar banho no cachorro? Mais ou menos com três meses de vida do cachorrinho.
É bem simples de compreender, não é? Qualquer dúvida é interessante entrar em contato com o veterinário e agendar uma consulta.
Mas, após um pouco mais de três meses, você já poderá levar seu cachorro para um dia de beleza, com direito a banho, massagem e cuidados para que ele fique cheirosinho.
Veja mais: O que fazer quando um gato não aceita outro?
Dicas para dar banho no cachorro
Ter um cachorrinho em casa exige cuidados especiais. Eles vão exigir de você amor, atenção e carinho.
É bem normal que, dentro do combo de cuidado, os tutores incluam um banho, seja em casa ou no pet shop.
Os banhos são muito importantes para os cachorros, mesmo que eles não gostem muito, você deverá banhá-los.
São fundamentais para manter a higiene do seu cão e também deixá-los limpinhos e cheirosinhos.
Assim sendo, agora que você já sabe que pode sim banhar seu cão, agora que já sabe com quantos meses pode dar banho no cão e conhece a importância do banho, vamos te apresentar dicas para facilitar esse momento.
É de conhecimento geral que a hora do banho pode ser um tanto quanto assustadora para todos os pets.
Eles se assustam com tudo, querem fugir, alguns acabam tendo reações agressivas contra o tutor na hora do banho. Isso é bem normal de acontecer, afinal, pode ser algo novo para muitos deles.
Por isso, para dar banho em um cachorro, principalmente no primeiro banho do filhote, é importante que o processo seja realizado com calma.
Separamos algumas dicas que vão te ajudar a transformar o banho em um momento leve e sem traumas. Veja!
1. Crie um ambiente confortável
Você se perguntou com quantos meses pode dar banho no cachorro, então deve se questionar também como dar um bom banho no seu cãozinho, não é mesmo?
Para um banho confortável, principalmente quando for o primeiro banho do seu cachorro, é importante criar um ambiente no qual ele sinta-se confortável.
Os cachorros podem se assustar muito facilmente com o banho, qualquer atitude errada e ele pode ficar bem desconfortável – em casos extremos, até traumatizado, sabia?
Por isso, é fundamental que o ambiente que você escolher para dar banho no seu cachorro seja o mais confortável possível.
Assim sendo, quando escolher o local perfeito para dar banho no cachorro, vá deixando-o o mais confortável possível.
Você poderá adicionar músicas se o seu cachorro gostar, pode adaptar o clima do local e até mesmo disponibilizar os brinquedos favoritos dele.
Assim, o seu cachorro vai poder tomar um banho bem mais tranquilo, é só deixar o ambiente confortável.
Também não grite com o animal nessa hora. Você precisa adaptá-lo a essa nova realidade. Ele não entende, assim como nós, que o banho é importante. Para ele, aquela situação só gera medo e estranheza. E é seu papel conseguir acalmá-lo para que fique tranquilo nesse momento, sem grandes estresses.
Pense que, a cada banho, ele vai se adaptando mais e mais. Portanto, sempre reforce os comportamentos positivos – pode ser com petisco, desde que na quantidade indicada pelos profissionais.
Também não xingue, não grite e não puna. Tenha paciência e, aos poucos, essa fase vai passar.
Confira também: 13 cuidados ao deixar o cachorro sozinho: Confira!
2. Utilize os produtos adequados
O próximo passo para dar um bom banho no seu cachorro é utilizar os produtos adequados para ele.
Jamais utilize produtos inadequados na hora do banho do cachorro e nunca utilize produtos de humanos nele.
Esse tipo de produto pode parecer inofensivo, principalmente quando feito para bebês, mas a verdade é que eles podem esconder ingredientes que são nocivos para a saúde animal. Portanto, nada de correr esse risco só para tentar economizar com os produtos de higiene animal, hein?
Até porque, essa economia não levará a nada, pois poderá causar danos à saúde do animal, o que não é nada legal e ainda gerará custos com remédios e idas extras ao veterinário.
Portanto, você deverá utilizar os produtos certos para o seu tipo de cachorro. Como por exemplo: se seu cachorro for peludo, utilize um shampoo que vá ajudar a dar brilho e maciez ao pelo dele.
Outros produtos indispensáveis no banho do cachorro são:
- Shampoo e condicionador específicos para o seu cachorro;
- Escova para pentear os pelos do seu cachorro, caso ele seja peludo, assim você já remove o excesso de pelo dele;
- Toalhas para ajudar a secá-lo;
- Algodão para proteger o ouvido do seu cachorro da água que pode entrar e acabar machucando ele.
Esses são materiais básicos mas que são muito úteis na hora de dar um banho no seu cachorro.
Também é interessante que você leve petiscos para agradar seu cachorro quando ele se comportar bem. Ele vai amar!
3. Cuide da temperatura da água
É de extrema importância que você tenha muito cuidado com a temperatura da água com que você dará banho no seu cachorro.
Os cachorros têm a pele muito sensível, nem todos eles têm a proteção que os pelos longos oferecem.
Por isso, é importante deixar a temperatura agradável para não machucar e nem assustar o seu cachorro.
Vale ressaltar que em dias frios é legal deixar a água morninha, mas nunca quente, pois pode machucar o cachorro.
Também, em dias quentes a água deve ser fria, numa temperatura que refresque o cão. Gelada demais pode acabar desagradando o bichinho.
Use um ponto de equilíbrio nesse sentido. E caso você tenha dificuldade para estipular qual a temperatura mais adequada para o seu amigo de quatro patas, converse com o médico veterinário. Ele poderá te ajudar a entender o que pode ser ideal para o seu cachorro, considerando raça, tipo de pelo, temperamento, entre outras características específicas.
Leia mais: Como cuidar de um cachorro cego? Veja algumas dicas
4. Comece aos poucos para não assustar o cachorro
O banho deve ser iniciado aos poucos, você nunca deve jogar água no cachorro sem prepará-lo antes, isso pode assustá-lo.
Leve seu cachorro para se adaptar ao ambiente do banho e mostre a ele os acessórios que serão utilizados.
Assim, outro ponto muito importante é que você deve molhá-lo aos poucos, para que o cachorro não se assuste.
Também passe o shampoo, condicionador ou sabonete devagarzinho, faça uma boa massagem para acalmá-lo.
Assim, seu cachorro poderá ficar bem mais relaxado e o banho será bem tranquilo.
Lembre-se sempre de que, para ele, tudo pode ser muito novo, inclusive as sensações no corpinho, com a água, os cheirinhos que ele sente, enfim… Por isso, é muito importante ter paciência e respeitar o espaço do cachorro, para que ele explore tudo aos poucos.
Uma dica, que pode ajudar, é expor o seu amigo de quatro patas às sensações do banho aos poucos. Por exemplo, antes mesmo de começar a sessão do banho, você pode deixar que ele cheire o shampoo e o condicionador, para se familiarizar.
Também pode deixar, em outro momento, que ele entre na banheira vazia e a cheire também. Permita, ainda, que ele conheça o banheiro, tudo isso com antecedência.
Assim, no dia do banho, haverá menos coisas “novas” para ele entender e internalizar, o que pode ser útil na adaptação do animal.
5. Seque seu cachorro após o banho
Não esqueça de secar bem o seu cachorro após o banho, é para isso que servem as toalhas.
Evite o uso de secador, a não ser que seu cachorro esteja acostumado com o barulho e seja um secador seguro para os pets.
Muitos cachorros podem se assustar com o barulho que o secador faz e acabar ficando com medo e correr assustados.
Além disso, a temperatura do secador também precisa ser selecionada com bastante cuidado, para não correr o risco de acabar machucando a pele dele. Sempre teste com atenção e fique de olho nas reações do seu amigo.
Porém, lembre-se de que as toalhas podem ser mais amigáveis, especialmente para os cães filhotinhos e que naturalmente podem estar mais assustados.
Portanto, prefira toalhas macias e fofinhas para secar melhor o seu cachorro.
De todo modo, não deixe ele muito encharcado, muito menos se ele for passear ao ar livre, afinal de contas, isso pode fazer com que ele se suje ou acabe ficando com muito frio, caso seja exposto ao vento.
Cuidar do cachorro pode ser bem simples, né? Esperamos que você tenha gostado de aprender sobre com quantos meses pode dar banho no cachorro, dicas para dar um bom banho e outras curiosidades. Um abraço e até logo!
Veja mais:
- Como levar o cachorro para passear de bicicleta?
- 7 cuidados com o cão sênior: Veja os essenciais!
- Quanto tempo vive um cachorro? Veja estimativa para cada raça
O post Com quantos meses pode dar banho no cachorro? Veja dicas apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.