Existem alguns erros ao escolher o nome do cachorro que podem dificultar na hora de fazer o pet compreender que, de fato, aquele é o nome dele.
Porém, nem sempre é fácil identificar esse tipo de erro, o que pode tornar difícil essa compreensão. Pensando nisso, a equipe do Portal do Dog preparou este guia com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.
Não deixe de conferir e aproveite para comentar, no fim do artigo, se você já cometeu algum desses errinhos, combinado? Assim poderemos conhecer melhor você e também os seus pets! Vamos lá!
Erros ao escolher o nome do cachorro
Os erros ao escolher o nome do cachorro pode atrapalhar na hora de garantir que o pet atenda ao ser chamado, especialmente em locais públicos onde ele pode acabar se perdendo.
Por conta disso, avalie, com atenção, se a escolha do nome está sendo feita com base nestes cuidados que citamos ao longo deste artigo. Dessa maneira, será mais fácil garantir que o pet atenda melhor quando chamado e, consequentemente, isso proporcione uma melhor adaptação ao nome do bichinho.
Vamos lá:
1. Nome muito longo e complicado
Se nós, seres humanos, podemos ter dificuldades para compreender nomes que são muito longos e difíceis de pronunciar, imagine um cachorro que está aprendendo que determinada palavra “maluca” é o nome dele!
Por conta disso, um dos erros ao escolher o nome do cachorro que pode prejudicar, especialmente na hora de fazer o cachorro entender que, quando você fala o nome dele, é para ele atender, é o ato de escolher algo que seja muito longo.
Com relação ao “difícil”, observe quantas vogais e consoantes há no nome do cachorro. Se houver muita consoante, é bem provável que seja difícil pronunciar esse nome, o que consequentemente pode fazer com que seja difícil para o pet entender o que você está falando.
Sendo assim, procure sempre selecionar nomes mais curtinhos e que tenham mais vogais, o que facilita a pronúncia. E, ah! Quer uma dica quanto a isso? Peça para uma criança pequena, que está aprendendo a falar, tentar pronunciar o nome do cachorro. Se ela conseguir, significa que a pronúncia é relativamente simples.
Veja mais: Nomes mais bonitos masculinos para cachorro: inspire-se!
2. Nome parecido com comandos é um dos erros ao escolher o nome do cachorro
Outro erro que pode ser bastante negativo é o de escolher um nome que seja muito parecido com algum comando específico.
Por exemplo, chamar o cachorro de Jão pode complicar na hora de falar não para ele. Afinal, ele pode entender tanto o nome quanto o comando, o que tornará difícil conseguir fazê-lo obedecer quando necessário.
Portanto, sempre pense bem na escolha para selecionar algo que não tenha relação com algum comando que você precisa pronunciar para o cachorro.
3. Nome muito comum pode ser um dos erros ao escolher o nome do cachorro
Nós sabemos que existem alguns nomes que são bastante comuns e que muitos tutores escolhem para os seus pets. Um exemplo é o famoso “Totó” e o “Max”. Ambos costumam ser usados por muitas pessoas, para nomear diferentes pets.
Até certo ponto, não há problema nenhum escolher esse tipo de nome para o cãozinho. O problema só surge quando você precisa levá-lo em ambientes públicos onde há outros cães, que podem acabar tendo o mesmo nome que o dele.
Se isso acontecer, quando você chamar o seu cachorro, poderá acontecer uma confusão danada. E o inverso também é verdade: Se alguém chamar um cachorro com o mesmo nome que o seu, pode ser que o seu cão acabe atendendo ao chamado e indo atrás da pessoa desconhecida.
Não que isso seja um grande problema, mas essas confusões podem, em alguns espaços, fazer com que o cachorro se perca. Por isso, evite algo que seja muito clichê, se quiser evitar esse tipo de impasse.
Veja mais: Nome para cachorro da raça Shih-Tzu – Veja 59 opções!
4. Nome de alguém que convive com o pet
Homenagear alguém dando o nome da pessoa para o cachorro pode ser uma boa ideia em alguns casos e contextos, mas nem sempre é bom.
Primeiro, porque a pessoa que é “homenageada” pode não gostar muito da ideia. Não são todos que lidam bem com esse tipo de coisa.
Segundo, porque se a pessoa convive muito com você e vai na sua casa constantemente, ficar chamando-a pelo nome, na frente do pet, pode deixá-lo confuso.
Afinal, ele não vai entender por que você o fica chamando se não faz nenhuma solicitação e nenhum comando para que ele haja de acordo com o que você espera dele.
Por isso, por mais que exista uma boa intenção por trás dessa ideia, nós não recomendamos que esse tipo de escolha de nome aconteça.
E, ah! Se ainda assim você quiser realmente fazer isso, lembre-se de conversar primeiro com a pessoa do nome escolhido, para não correr o risco de magoá-la, ok?
Afinal, como mencionamos, algumas pessoas podem gostar da homenagem, mas outras podem se sentir ofendidas ao terem o seu nome atribuído a um animal de estimação. Por isso, conversar é o melhor caminho para manter um relacionamento saudável e não ofender ninguém.
5. Nome parecido com de outro animal é um dos erros ao escolher o nome do cachorro
Se você já tem outros cães e gatos em casa, é bem provável que cada um deles tenha um nome, correto? Ótimo!
Mas, sabe qual é um dos principais erros ao escolher o nome do cachorro? Decidir por colocar algo que seja muito parecido com o de outro irmãozinho pet.
Isso pode causar muita confusão e grandes problemas na hora de interagir com um ou com outro. Com o passar do tempo, e dependendo da semelhança do nome, pode ser que se torne inviável dar comandos para um pet sem que o outro acabe ouvindo e tentando agir também.
Por isso, escolher nomes que sejam bem distintos pode ser o melhor caminho. Assim, todos têm um nome bem único e diferente, ao mesmo tempo em que se reduz as chances de um confundir quando o outro for chamado.
Veja mais: Erros na socialização do cachorro: Conheça e saiba evitar!
6. Nome que não pode ser usado em público
Para você, pode ser que esta dica nem faça tanto sentido, e seja até um pouco esquisita. Mas, acredite: há quem precise ouvir esse tipo de conselho para, mais tarde, não ter que lidar com momentos constrangedores.
Estamos falando de um dos erros ao escolher o nome do cachorro que podem comprometer na hora de chamar o pet em público.
É o caso de escolher um nome muito exótico que cause constrangimento na hora de falá-lo na frente de pessoas estranhas. Se esse tipo de nome for escolhido, como o tutor poderá chamar o pet em um parque público ou mesmo na clínica veterinária? Pois é!
Um exemplo seria usar palavras de baixo calão para poder nomear o cachorro. Além de ser algo um tanto constrangedor, convenhamos que não parece muito respeitoso para com o cão, concorda?
Porém, se ainda assim você pensa nessa possibilidade, coloque a mão na consciência e analise a situação em diferentes contextos, para que a sua decisão seja mais assertiva. Afinal, estamos falando de você se sentir confortável ou não de chamar determinado nome em público.
7. Ficar mudando o nome entre os familiares
Por fim, outro erro que não podemos deixar de mencionar é com relação à falta de consistência na escolha do nome.
Evidentemente, algumas situações podem exigir a troca do nome do cachorro, como quando há uma adoção de um pet que tinha um nome constrangedor e ofensivo, por exemplo.
No entanto, essas trocas devem ser feitas da forma correta, sempre respeitando a adaptação do pet. Isso é diferente de cada membro da família chamar o animal de estimação por um nome diferenciado.
Se todo mundo der um nome para o cachorro, como ele poderá entender qual é, de fato, o nome que ele deve atender? Torna-se algo um tanto quanto difícil, concorda?
Por isso, converse com a sua família para que a escolha seja feita na base do consenso. Inclusive, vocês podem listar os nomes preferidos e cada um vota em um – que não pode ser o nome que escolheu, claro.
Assim, torna-se possível fazer uma seleção mais justa, e que não confunda tanto a cabecinha do pet.
E, ah! Se quiserem insistir em ficar mudando o nome do cachorro, lembre-se de conversar com eles e explicar que isso pode ser um pouco difícil para o animal de estimação, que pode acabar ficando muito confuso na hora de atender aos chamados de todos.
Escolha com paciência e carinho
Agora que você já sabe quais são os principais erros ao escolher o nome do cachorro, já pode começar a pensar nas ideias que vem à mente, selecionando aquelas que realmente sejam interessantes e bacanas para o seu pet.
Nessa etapa, escolher com paciência e baseando-se no carinho que você tem pelo seu amigo peludo é o melhor caminho.
Para te ajudar nesta jornada, separamos algumas listas de nomes que podem te inspirar. Veja agora:
- Nomes fortes para cachorro – 30 ideias e dicas para escolher
- Nome para cachorro machinho – 100 ideias e dicas de como escolher um bom nome!
- 102 nomes para cachorro pequeno – Dicas e ideias
- Será que os cães conseguem reconhecer seus nomes?
O post Erros ao escolher o nome do cachorro: Saiba evitá-los! apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.