O gato siamês é um dos mais populares gatos que existem e pode ser encontrado em diversas casas brasileiras. Ou será que não é ele?
É fato que o gato siamês é muito conhecido e muito popular entre diversos tutores de gatos.
Porém, existe um gato chamado gato sialata que possui muitas características semelhantes ao siamês, o que faz muitas pessoas confundirem os dois.
Esses gatos são extremamente semelhantes e é fácil confundi-los, mas hoje vamos te contar as diferenças deles para que você saiba qual é qual. Confira o artigo de hoje!
Veja mais: Regulamentação de plano de saúde pet: Confira aqui!
Conheça o gato Siamês
O gato siamês é um adorável gatinho, fofo e cheio de personalidade, muitos gateiros desejam ter um desse em casa. Originário da Tailândia, o gato siamês é um animal extremamente sociável, agradável e muito adorável.
Esse pet é desejado por inúmeros tutores ao redor do mundo, já que sua personalidade chama muita atenção.
Enérgico, carinhoso, amoroso e muito inteligente, o gato siamês pode ser uma companhia excelente para adultos, crianças e também idosos.
Esse pet é um animal bem curioso e adora brincar, mas algumas vezes eles podem desejar ficar mais quietos e na deles.
Além de uma personalidade marcante, o gato siamês é um animal muito bonito e suas características físicas são bem conhecidas.
Dono de uma pelagem curta, que é formada por fios finos e uma coloração variável entre preto, bege, creme e marrom, o siamês tem características muito bonitas e curiosas.
As extremidades do corpo desse pet possuem uma coloração mais escura do que o restante do corpo. Suas patas, focinho e cauda são geralmente mais escuras que o resto do corpo do gato.
Eles possuem um corpo bem esguio e um rosto fino, o que ajuda a diferenciá-lo de pets bem parecidos com ele.
Apesar disso tudo, é interessante ter em mente que o gato sialata é basicamente um gato siamês, pois eles possuem as mesmas características e também a mesma personalidade, acredita nisso? Mas é possível diferenciá-los, veja no próximo tópico.
Confira também: Gato siamês: Saiba tudo sobre essa incrível raça
Diferenças entre gato Siamês e Sialata
Já sabemos que o gato siamês e o sialata possuem características muito parecidas, porém, ainda assim é possível diferenciá-los.
Ambos os gatos possuem uma pelagem curta, clara e com extremidades do corpo mais escuros. E ainda, podem ser amorosos e ótimas companhias.
Mas quais serão as diferenças entre esses gatinhos fofos? Será que é realmente possível diferenciá-los?
A princípio, é interessante que você saiba que os gatos siameses são bem raros no Brasil, ou seja, a maioria dos pets com essas características aqui no nosso país são sialatas.
Apesar de ter uma pelagem bem característica, o siamês não nasce dessa forma, na verdade, ele nasce com a pelagem toda branca.
Com o passar do tempo, tanto o siamês quanto o sialata vão ganhando as características mais comuns entre esses gatos, ou seja, as suas extremidades mais escuras.
Porém, nos gatos silatas o padrão pode ser um pouco diferente, isso pode ajudar a diferenciá-los.
Outra diferença entre esses dois pets, que é mais facilmente notada, é o formato do seu corpo.
O gato siamês possui um corpo bem mais esguio e alongado, com o rosto mais e nariz mais finos, e orelhas mais pontudas.
O gato sialata não possui o corpo tão alongado quanto o siamês, ele tem o rosto mais largo e mais redondo.
É realmente bem difícil diferenciar esses dois pets, já que eles são muito parecidos tanto fisicamente quanto em personalidade.
Porém, a melhor forma de diferenciá-los é observar o corpinho desses animais, já que através deles é possível notar as diferenças.
Além disso, é possível identificar um gato siamês por meio de sua linhagem. Se você conhecer a linhagem do seu pet, fica mais fácil identificar se ele possui apenas parentes siamês ou se ele é um gato original.
Mas saiba que, aqui no Brasil, o gato siamês original não é nada comum de ser encontrado.
Porém, o gatinho sialata com toda certeza domina todas as casas e são muito queridos por serem parecidos com os gatinhos siameses.
Veja mais: Gato tem medo de pepino? Verdade ou mito?
Como encontrar um gato siamês no Brasil?
Como te falamos, não é nada fácil encontrar um gato siamês aqui no Brasil, já que eles são raros em nosso país.
Porém, ainda assim existem gatos siameses aqui e eles podem ser encontrados para compra.
É mais comum achar pela internet pessoas que desejam vender esse pet, ou também pessoas que já trabalham com a venda de animais de raça.
Porém, é importante se atentar às características desse animal que diferencia ele de um sialata, corpo longo e esguio, para não comprar um vira-lata por engano.
Entretanto, aqui gostamos sempre de ressaltar a importância da adoção, por isso, se você deseja um gato siamês e sabe como é difícil encontrá-los e seu preço é bem elevado, que tal adotar um sialata?
O gato silata é facilmente encontrado, diversas pessoas doam os filhotes, podemos também encontrá-los na rua procurando um lar.
Então, vale a pena trazer um gatinho desse para sua casa, ele é bem parecido com o siamês e ainda por cima possui uma personalidade bem semelhante. Afinal, de alguma forma, eles são parentes.
Aposte sempre na adoção, essa é uma atitude admirável e você ainda vai estar salvando uma vida (ou mais de uma).
Leia mais: Sinais de gato idoso: Dicas para quem não sabe a idade do pet
Esperamos que conhecer melhor o gato siamês te ajude a diferenciá-lo do gato sialata, ainda mais se você decidir comprar um gatinho siamês – assim você não será enganado.
Aposte também na adoção de um sialata, afinal, esse pet pode acrescentar muito na sua vida e na sua rotina!
O post Gato Siamês x Sialata: Saiba as diferenças! apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.