As pupilas dilatadas em gatos podem aparecer por uma série de razões. Esses animais tem uma retina muito sensível à luz. À noite, as pupilas dilatam muito, e isso permite que os gatos vejam tanto à noite como durante o dia.
Uma luz muito forte pode danificar os olhos dos animais, fazendo com que as pupilas se estreitem, protegendo a retina da exposição agressiva.
Mas por que os gatos tem pupilas dilatadas?
1. Período de estro
Muitos proprietários se perguntam por que um gato saudável tem pupilas dilatadas. Esse efeito geralmente ocorre durante o estro.
As pupilas grandes marcam o início da busca por um outro gato para acasalamento. Os hormônios são os culpados dessa metamorfose.
Se as pupilas dilatadas aparecem durante o estro, então outros sinais são também observados como o comportamento habitual que muda dramaticamente.
2. Pupilas dilatadas em gatos: estados nervosos
O motivo das pupilas dilatadas pode ser nervosismo, depressão, estresse, medo. Na maioria das vezes, essa condição em um animal ocorre quando o ambiente normal muda.
Por exemplo, quando se move ou quando um animal de estimação se vê repentinamente na rua.
As pupilas dilatadas significam que o gato está preparado para evitar possíveis perigos e estará em guarda 24 horas por dia.
O aparecimento de estranhos e animais em casa leva à mesma reação. Ao mesmo tempo, o animal desenvolve sintomas adicionais :
- Rigidez de movimento;
- Passo cuidadoso.
Um gato pode ter pupilas grandes durante períodos de estresse extremo. A causa mais comum é o desmame de gatinhos.
Olhos dilatados podem aparecer após super excitação.
Além disso, também uma causa comum é o cheiro de um cachorro ou o encontro com ele. Eles não se dão bem com gatos por muito tempo e são potencialmente perigosos. Como resultado, se trata de “prontidão para o combate”.
As pupilas dilatam-se muito e assim permanecem até que o perigo passe.
Se um cachorro for levado para uma casa com um gato, seus olhos podem permanecer enormes até que ele perceba que não há ameaça.
- Veja também: Rabo do gato: 7 fatos interessantes. Confira!
3. Manifestação de insatisfação
A dilatação da pupila em gatos ocorre em um contexto de insatisfação. Assim, os animais podem mostrar sua indignação. Isso é mais comum em gatos adultos quando os donos tentam lavá-los.
Os gatos não gostam muito de água e, por isso, mostram ao dono que sabem perfeitamente quem lhes causou desconforto mental.
- Veja também: Donos de gato: Estudo revela que existem 5 tipos descubra qual você é?
4. Pupilas dilatadas em gatos: doenças dos olhos
Se um gato tem pupilas dilatadas de forma consistente, isso pode indicar uma condição ocular. Ele também pode aparecer no contexto de mudanças relacionadas à idade. Com o passar dos anos, a sensibilidade à luz diminui gradualmente.
Se a causa for uma doença ocular, os olhos serão diferentes. Este sintoma é típico de:
- Glaucoma;
- Deslocamento da retina.
Essas doenças podem levar à cegueira total do animal. Se possível, o gato deve ser mostrado a um veterinário oftalmologista.
Além disso, o tamanho das pupilas do gato dependerá da gravidade de outras doenças – trauma craniocerebral, patologias gástricas e renais, derrames, concussões.
Qualquer doença é acompanhada por sinais adicionais – posturas não naturais, letargia e marcha instável.
5. Pupilas dilatadas em gatos após anestesia
O tamanho da pupila em gatos aumenta após a anestesia. Essa condição dos olhos persiste por um dia. Depois que o gato se recupera da anestesia, as pupilas voltam ao normal.
6. Quando o gato é idoso é comum
A dilatação da pupila pode frequentemente ser observada em animais idosos. Ao mesmo tempo, quase não assumem a forma de fendas estreitas.
Conforme os gatos envelhecem, a percepção da luz pelos olhos é prejudicada, mas a reação geral permanece. Por exemplo, quando a luz é muito forte, as pupilas do animal se contraem.
O post Pupilas dilatadas em gatos: possíveis causas apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.