Observamos que algumas raças caninas são constantemente escritas de maneira errada. Por isso, além de mostrar a grafia correta, vamos falar um pouco sobre suas origens.
1) Poodle – Poodo e Pudo
Esse cão, muito difundido, é certamente descendente do Barbet do norte da África, introduzido pelos árabes na península Ibérica, onde ele teria sido cruzado com o Cão de Água. (Saiba mais sobre o Poodle)
2) Pinscher – Pinchi
Raça oriunda da Alemanha, tem como primeiro registro o ano de 1836, quando foi citado como o resultado do cruzamento entre as raças Schnauzer e Greyhound Italianos.
3) Schnauzer – Shnaus
O origem do nome da raça vem do nome alemão Schnauze, que em alemão significa “focinho”. O Schnauzer é assim chamado por causa de seu crânio longo e forte. (Saiba mais sobre o Schnauzer Mini, Médio e Gigante)
4) Yorkshire Terrier – Inhoquecharle
O surgimento do Yorkshire Terrier está associado à conjuntura econômica. Operários da indústria de lanifício que viviam às margens do rio Clyde, na Escócia, utilizavam na caça um pequeno Terrier que levaria o nome do distrito de Clydesdale. No início do século XIX, quando eles partiram da Escócia para se instalar em Yorkshire, levaram consigo seus cachorros. (Saiba mais sobre o Yorkshire Terrier)
5) Rottweiler – Hot vale
Para o cinólogo Strebel, esse cão é tipicamente alemão e descende do Boiadeiro da Baviera. Para outros, ele é oriundo dos Mastins introduzidos na Alemanha por invasores romanos. Na Idade Média ele era muito difundido nos cantões suíços de Argóvia e de Schaffhouse, assim como na região de Rottweil, no sul do Wurtemberg. A cidade de Rottweil era então um centro muito frequentado por mercadores de gado, que confiaram ao Rottweiler, cão poderoso e corajoso, a tarefa de vigiar ao mesmo tempo os rebanhos e a vida deles, já que muitas vezes transportavam grandes quantias de dinheiro, transformando-se em alvo de predileção dos bandidos. A cidade abrigava também uma importante corporação de açougueiro. Estes adotaram o Rottweiler, então apelidado de “cão de açougueiro”. (Saiba mais sobre o Rottweiler)
6) Pit Bull – Pitbú
O termo Pit Bull se refere ao conjunto de raças que inclui o American Pit Bull Terrier, o American Staffordshire Terrier e o Staffordshire Bull Terrier.
7) Lhasa Apso – Ilhasa
Nascido no Tibete, o Lhasa Apso é considerado um dos mais antigos cães do mundo. Animal sagrado, ele era principalmente criado nos conventos de monges tibetanos. A formidável pelagem dourada, que se parece com a da cabra do Tibete, lhe valeu o qualificativo de “Apso”, do nome desse animal. (Saiba mais sobre o Lhasa Apso)
8) Labrador Retriever – Lavrador
Descendente do “Cão de Saint-Jones”, que vivia no século XVIII na ilha de Terra Nova, a oeste da foz do rio Saint-Laurent, no Canadá, o Labrador Retriever era utilizado pelos pescadores de bacalhau para recuperar os peixes escapados da rede. (Saiba mais sobre o Labrador Retriever)
9) Beagle – Bigu
Essa raça inglesa de sabujos é bastante antiga. A partir do século XV, ela passou a ser muito apreciada na Grã-Bretanha, e particularmente honrada no reino de Elizabeth I. No século XVII, os grands veneurs (altos oficiais reais encarregados da caça, os menteiros-mores) ingleses cruzaram Beagles e Harriers, para atender às necessidades da caça a cavalo, mas acabaram por preferir estes últimos. No século XVIII, eles apareceram em poesias publicadas por um poeta de nome escocês, Ossian. (Saiba mais sobre o Beagle)
10) Shih Tzu - Cheetos
Oriundo do Tibete, o Shih Tzu (pronuncia-se “Xid Zu”), cão-leão, é renomado por se um cão muito antigo, que descende no Lhasa Apso e do Pequinês. No século XVI ele era oferecido a todo o visitante chinês importante. (Saiba mais sobre o Shih Tzu)
The post 10 Raças caninas com nomes vítimas de erro de grafia appeared first on Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.