Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

9 Raças caninas com nomes vítimas de erro de grafia

Observamos que algumas raças caninas são constantemente escritas de maneira errada. Por isso, além de mostrar a grafia correta, vamos falar um pouco sobre suas origens.

 

1) Poodle – Poodo e Pudo

Esse cão, muito difundido, é certamente descendente do Barbet do norte da África, introduzido pelos árabes na península Ibérica, onde ele teria sido cruzado com o Cão de Água. (Saiba mais sobre o Poodle)

 

poodle

 

2) Pinscher – Pinchi

Raça oriunda da Alemanha, tem como primeiro registro o ano de 1836, quando foi citado como o resultado do cruzamento entre as raças Schnauzer e Greyhound Italianos.

 

pinscher

 

3) Schnauzer – Shnaus

O origem do nome da raça vem do nome alemão Schnauze, que em alemão significa “focinho”. O Schnauzer é assim chamado por causa de seu crânio longo e forte. (Saiba mais sobre o Schnauzer Mini, Médio e Gigante)

 

schnauzer

 

4) Yorkshire Terrier – Inhoquecharle

O surgimento do Yorkshire Terrier está associado à conjuntura econômica. Operários da indústria de lanifício que viviam às margens do rio Clyde, na Escócia, utilizavam na caça um pequeno Terrier que levaria o nome do distrito de Clydesdale. No início do século XIX, quando eles partiram da Escócia para se instalar em Yorkshire, levaram consigo seus cachorros. (Saiba mais sobre o Yorkshire Terrier)

 

yorkshire-terrier

 

5) Rottweiler – Hot vale

Para o cinólogo Strebel, esse cão é tipicamente alemão e descende do Boiadeiro da Baviera. Para outros, ele é oriundo dos Mastins introduzidos na Alemanha por invasores romanos. Na Idade Média ele era muito difundido nos cantões suíços de Argóvia e de Schaffhouse, assim como na região de Rottweil, no sul do Wurtemberg. A cidade de Rottweil era então um centro muito frequentado por mercadores de gado, que confiaram ao Rottweiler, cão poderoso e corajoso, a tarefa de vigiar ao mesmo tempo os rebanhos e a vida deles, já que muitas vezes transportavam grandes quantias de dinheiro, transformando-se em alvo de predileção dos bandidos. A cidade abrigava também uma importante corporação de açougueiro. Estes adotaram o Rottweiler, então apelidado de “cão de açougueiro”. (Saiba mais sobre o Rottweiler)

 

rottweiler

 

6) Pit Bull – Pitbú

O termo Pit Bull se refere ao conjunto de raças que inclui o American Pit Bull Terrier, o American Staffordshire Terrier e o Staffordshire Bull Terrier.

 

pit-bull

 

7) Lhasa Apso – Ilhasa

Nascido no Tibete, o Lhasa Apso é considerado um dos mais antigos cães do mundo. Animal sagrado, ele era principalmente criado nos conventos de monges tibetanos. A formidável pelagem dourada, que se parece com a da cabra do Tibete, lhe valeu o qualificativo de “Apso”, do nome desse animal. (Saiba mais sobre o Lhasa Apso)

 

lhasa-apso

 

8) Labrador Retriever – Lavrador

Descendente do “Cão de Saint-Jones”, que vivia no século XVIII na ilha de Terra Nova, a oeste da foz do rio Saint-Laurent, no Canadá, o Labrador Retriever era utilizado pelos pescadores de bacalhau para recuperar os peixes escapados da rede. (Saiba mais sobre o Labrador Retriever)

 

labrador-retriever

 

9) Beagle – Bigu

Essa raça inglesa de sabujos é bastante antiga. A partir do século XV, ela passou a ser muito apreciada na Grã-Bretanha, e particularmente honrada no reino de Elizabeth I. No século XVII, os grands veneurs (altos oficiais reais encarregados da caça, os menteiros-mores) ingleses cruzaram Beagles e Harriers, para atender às necessidades da caça a cavalo, mas acabaram por preferir estes últimos. No século XVIII, eles apareceram em poesias publicadas por um poeta de nome escocês, Ossian. (Saiba mais sobre o Beagle)

 

beagle

 

The post 9 Raças caninas com nomes vítimas de erro de grafia appeared first on Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
16 de Março de 2014

Autor

Autor: 
Samantha Kelly
Classifique: 
Ainda sem votos