Quando o soldado aposentado Jason Bos reencontrou a cachorra Cila, uma antiga companheira de guerra, foi difícil saber quem estava mais animado!
Durante 5 anos, Jason e a cachorra Cila trabalharam juntos. Jason era sargento e Cila, que é da raça labrador retriever, era farejadora de bombas.
Juntos, eles procuravam bombas na beira da estrada e depósitos de armas escondidas no Iraque. Além disso, avaliavam lugares para as visitas presidenciais nos Estados Unidos.
Dois anos atrás, Jason se machucou durante um treinamento e teve que voltar para casa. Cila tinha apenas 5 anos de idade e teve que continuar seu trabalho como cachorra militar.
O veterano disse que a orientação que os soldados recebem é para não se envolverem emocionalmente com os cães de trabalho:
Eles dizem para você não se apegar, que eles não são animais de estimação, eles estão aqui para manter as pessoas em segurança. Mas é difícil
O cachorro militar oferece seu serviço até que não consiga mais trabalho, normalmente, isso gira em torno de 7 anos.
Jason, que tem 33 anos de idade, não sabia se veria novamente a cachorra Cila.
Um mês atrás, ele descobriu pelo Facebook que Cila estava para se aposentar. E ficou extremamente feliz quando recebeu um telefonema do chefe do canil perguntando se ele queria adota-la. O veterano aceitou imediatamente.
Após preencher toda a documentação necessária, Jason pediu ajuda financeira para o American Humane Association e a Mission K9 Rescue, para trazer a cachorra da Alemanha.
E após 9 horas de voo, o veterano Jason e a cachorra Cila se reencontraram.
Assista o vídeo do emocionante reencontro (em inglês):
Fonte: Chicago Tribune