Se você tem certeza que seu cachorro te ama, vai adorar essa notícia: um novo estudo revelou que os cachorros respondem de maneira positiva quando sentem o cheiro de seus tutores.
Os pesquisadores da Emory University in Georgia informaram que algumas regiões do cérebro dos cães só demonstraram atividade quando estavam em contato com o cheiro das pessoas que cuidam deles.
Para realizar o estudo, 12 cachorros foram treinados para ficarem quietos durante a ressonância magnética, mesmo sem estarem sedados.
Então, os pesquisadores observaram duas áreas do cérebro: o bulbo olfativo (que indica quando o olfato do animal foi ativado) e a caudal.
De acordo com estudos anteriores, a região caudal em outros mamíferos (incluindo os humanos) processa as emoções positivas assim como recompensas sociais.
Após ficarem uma hora quietos na ressonância magnética, os cachorros eram expostos a cinco cheiros diferentes: de seu tutor, de uma pessoa desconhecida, de um cachorro que mora na mesma casa, de um cachorro desconhecido e o seu próprio cheiro.
Os pesquisadores descobriram que o bulbo olfativo foi ativado de maneira similar com todos os cheiros.
Mas a região caudal era ativada de maneira notável quando os cachorros eram expostos ao cheiro de seus tutores. E essa resposta cerebral era de maneira positiva.
Porém o professor Gregory Berns afirma que não é possível ter certeza se essa resposta positiva acontece apenas do cachorro lembrar da pessoa ou das atitudes que a pessoa tem com o cão, como dar comida.
Essas descobertas provam que os cachorros nos amam? Ainda não. Mas muitas coisas que ativam a região caudal do cérebro humano, que são associadas com as emoções positivas, também ativam a região caudal dos cães. (Gregory Berns)
Fonte: Daily Mail
The post Estudo indica que os cães reconhecem o cheiro de seus tutores appeared first on Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.