O ditado “Não se ensina truque novo a cachorro velho“, que tem origem em um tratado sobre sobre criação de animais domésticos, escrito em 1523 pelo inglês de nome Fitzherbert, não procede na prática.
Cães idosos aprendem truques novos e são excelentes quando adotados, por possuírem a personalidade bem definida nesse estágio da vida.
Mesmo assim, após tantos séculos, ainda escutamos essa expressão errada persistindo em ser passada de geração em geração.
Para acabar de vez com dúvida, a expressão foi testada na prática pela dupla de cientistas Jamie Hyneman e Adam Savage, apresentadores do programa MythBusters (Os Caçadores de Mitos no Brasil), com o intuito de descobrir se é possível ou não ensinar truques novos para cães idosos.
Eles contaram com a ajuda de dois cães da raça Malamute do Alasca, Bobo e Cece, ambos com 7 anos, o que os torna, em anos humanos, dois senhores de meia idade.
Para que o experimento fosse ainda mais real, os dois cães nunca haviam sido treinados, ou seja, não respondiam nem eram familiarizados com comandos inicialmente.
Com apenas 1 semana de treinamento, Bobo e Cece provaram com resultados estupendos que você pode sim ensinar truques novos a cães idosos, e ao fim, já respondiam a 5 comandos: caminhar sem puxar a guia, dar a pata, sentar, deitar e ficar parado.
E como Malamutes do Alasca são conhecidos por serem teimosos, o mito foi definitivamente liquidado.
Episódio “Mito canino” (áudio em inglês)
Referência: Discovery
The post Programa MythBusters prova ser mito expressão “Não se ensina truque novo a cachorro velho” appeared first on Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.