Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

6 sinais de que seu cão está assustado

Às vezes não percebemos que nosso cachorro está assustado. (Foto: Reprodução / I Heart Dogs)

Às vezes não percebemos que nosso cão está assustado. (Foto: Reprodução / I Heart Dogs)

Enquanto alguns cachorros correm na direção oposta daquilo que estão com medo, outros não demonstram de forma nítida quando estão assustados.

Muitas vezes o cão está vivendo com medo, mas seu tutor não percebe.

É comum pensarmos que o cachorro é teimoso ou que está nos ignorando quando não obedece, mas o motivo pode ser outro.

É importante descobrir o problema para poder ajudar o cachorro a lidar com seus medos.

Veja 6 sinais de que seu cão vive assustado:

 

  1. Não está comendo – Muitas pessoas acham que seu cachorro está sendo teimoso quando não aceita um petisco durante o adestramento. Ou quando não quer comer em um ambiente diferente. Alguns cães ficam ansiosos em locais que não conhecem ou quando tem distrações como pessoas estranhas, carros ou outros cachorros.
  2. Mudança de comportamento – Seu cão fica latindo, chorando ou arranhando o chão quando você sai de casa? Isso é um sinal claro de estresse, medo e ansiedade. Observe o ambiente e tente identificar o que pode estar deixando seu cachorro tão assustado.
  3. Não responde – Esse sinal costuma ser confundido com teimosia. Mas quando um cachorro está com medo, provavelmente não irá responder ou obedecer nenhum comando.
  4. Lambendo os próprios lábios – Quando um cão fica lambendo os próprios lábios, logo imaginamos que é porque gostou do que comeu ou está com vontade de comer algo. Porém isso pode significar que seu cachorro está tentando se acalmar diante de alguma situação que o deixe nervoso ou desconfortável.
  5. Ofegante – Tem gente que pensa que é comum o cachorro ficar ofegante o tempo todo, mas isso não é verdade. Isso acontece quando o corpo do cão está quente. Então, se ele está ofegante em um ambiente frio e parado (sem se exercitar), provavelmente está estressado ou assustado.
  6. Super alerta – Algumas pessoas dizem que seus cães estão sempre distraídos e nunca prestam atenção nelas. Mas a verdade é que se o cachorro está se sentindo inseguro, fica alerta para todo o resto que está ao seu redor.

 

Identificar o medo é o primeiro passo para ajudar seu cachorro.(Foto: Reprodução / I Heart Dogs)

Identificar o medo é o primeiro passo para ajudar seu cachorro.(Foto: Reprodução / I Heart Dogs)

 

Fonte: I Heart Dogs

Data: 
14 de Julho de 2015

Autor

Autor: 
Karina Sakita