Enquanto alguns cachorros correm na direção oposta daquilo que estão com medo, outros não demonstram de forma nítida quando estão assustados.
Muitas vezes o cão está vivendo com medo, mas seu tutor não percebe.
É comum pensarmos que o cachorro é teimoso ou que está nos ignorando quando não obedece, mas o motivo pode ser outro.
É importante descobrir o problema para poder ajudar o cachorro a lidar com seus medos.
Veja 6 sinais de que seu cão vive assustado:
- Não está comendo – Muitas pessoas acham que seu cachorro está sendo teimoso quando não aceita um petisco durante o adestramento. Ou quando não quer comer em um ambiente diferente. Alguns cães ficam ansiosos em locais que não conhecem ou quando tem distrações como pessoas estranhas, carros ou outros cachorros.
- Mudança de comportamento – Seu cão fica latindo, chorando ou arranhando o chão quando você sai de casa? Isso é um sinal claro de estresse, medo e ansiedade. Observe o ambiente e tente identificar o que pode estar deixando seu cachorro tão assustado.
- Não responde – Esse sinal costuma ser confundido com teimosia. Mas quando um cachorro está com medo, provavelmente não irá responder ou obedecer nenhum comando.
- Lambendo os próprios lábios – Quando um cão fica lambendo os próprios lábios, logo imaginamos que é porque gostou do que comeu ou está com vontade de comer algo. Porém isso pode significar que seu cachorro está tentando se acalmar diante de alguma situação que o deixe nervoso ou desconfortável.
- Ofegante – Tem gente que pensa que é comum o cachorro ficar ofegante o tempo todo, mas isso não é verdade. Isso acontece quando o corpo do cão está quente. Então, se ele está ofegante em um ambiente frio e parado (sem se exercitar), provavelmente está estressado ou assustado.
- Super alerta – Algumas pessoas dizem que seus cães estão sempre distraídos e nunca prestam atenção nelas. Mas a verdade é que se o cachorro está se sentindo inseguro, fica alerta para todo o resto que está ao seu redor.
Fonte: I Heart Dogs
Data:
14 de Julho de 2015
Autor
Autor:
Karina Sakita
Ler mais
Ler mais:
Fonte: