O cãozinho Rowdy, um Labrador preto de 14 anos, tem muita história para contar. Atualmente considerado uma celebridade onde vive, Oregon, nos Estados Unidos, o cão já viu a morte de perto duas vezes.
A primeira vez foi quando ele foi envenenado acidentalmente pela água de um rio e precisou fazer uma lavagem em seu estômago. A outra vez foi quando ele levou um tiro após policiais acharem que estava tendo um roubo no local em que Rowdy estava.
Porém, o que tornou o cão uma celebridade não foram essas vitórias contra a morte, mas sim um fato mais atual.
Acontece que, há pouco mais de um ano, o cão foi diagnosticado com vitiligo, uma doença que também afeta humanos e causa a despigmentação da pele, e começou a desenvolver manchinhas brancas ao redor dos olhos e na região da barriga.
A doença não é grave e nem traz riscos, mas por não ser tão comum em cães, as imagens do cachorro com as manchas em volta dos olhos chamou muita atenção de todos.
Agora, os tutores do cão, Niki e Tim Umbenhower, estão aproveitando da fama de Rowdy para fazer o bem. O cão está ajudando crianças que também possuem o vitiligo a lidar com o bullying e o preconceito.
O cão Rowdy foi convidado pela American Vitiligo Research Foundation (AVRF), instituição que realiza pesquisas sobre a doença e lidera programas de conscientização, para ser um representante para crianças com vitiligo e participar de campanhas promovidas pela instituição.
A intenção é que o cão ajude as crianças a entenderem que tem não problema nenhum em ser diferente.
“As crianças amam o Rowdy. Ele as ajuda a se sentirem bem e felizes com a doença”, disse Stella Pavlides, uma das fundadoras da AVRF. Além disso, A fundação apoia encontrar uma cura através de uma alternativa onde não exista testes em animais.
Apesar de vitiligo não ser uma doença grave, Rowdy faz um acompanhamento com seu veterinário regularmente.