Flynn é um cão de serviço que ajuda bastante sua humana, uma garota de 17 anos chamada Hailey Ashmore. Ele pode abrir e fechar portas, chamar seus pais e, o mais importante, alertá-la para convulsões que se aproximam.
Hailey tem Flynn desde novembro de 2014, quando o cachorro da raça Pastor Australiano começou seu treinamento com ela como um cão de alerta médico.
Quando Flynn estava com apenas 7 meses de idade, mas já treinado, uma pessoa que não conhecia os dois acidentalmente colocou Hailey em perigo ao parar para brincar com Flynn. O incidente mostrou que esse é o principal motivo pelo qual não devemos parar um cão de serviço a qualquer momento para brincar com eles.
Hailey foi visitar seu pai no trabalho quando alguém começou a chamar a atenção de Flynn pensando que ele fosse apenas um cão de estimação. Apesar de muitas pessoas acharem que uma brincadeira rápida não vai atrapalhar, no caso de Flynn e Hailey, isso foi o suficiente para que o cão perdesse sua atenção por um momento e não avisou a garota que uma crise estava se aproximando. Quando o cão voltou sua atenção, já era tarde demais e a Hailey não conseguiu tomar sua medicação a tempo.
Na época do acidente, Flynn ainda estava aprendendo a ignorar pessoas que o chamassem para brincar ou lhe acariciar. Porém, é importante que as pessoas entendam que, apesar de extremamente fofinhos e muito lindos, os cães de serviço são muito importantes para a saúde de seus tutores.
Os cães de serviço são como uma extensão de seus tutores, eles ajudam a salvar vidas, são treinados para isso. Um simples carinho já pode distrair o animal, e isso pode custar uma vida.
Não é que esses animais não devem receber carinho nunca. Eles são sempre muito bem tratados por seus tutores. Porém, é necessário ter cuidado e saber a hora certa de brincar com eles, quando existe a certeza de que não há nenhum risco naquele momento.
Os cães de serviço são treinados para reconhecer pequenos sinais, mesmo enquanto estiverem brincando. Eles são capazes de largar um brinquedo no meio de um momento de brincadeira para socorrer seu humano em um piscar de olhos. Porém, eles não são máquinas e podem se distrair.
Então, se você encontrar um cão de serviço, que geralmente usam algum tipo de colete informando sua função, não vá correndo brincar com o animal e tirar sua atenção. Pergunte primeiro ao tutor do animal se você pode acariciar o cão.