Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Por que cachorros viram a cabeça de um lado para o outro quando escutam certos sons

Ficar virando a cabeça de um lado para o outro quando escutam certos sons, palavras e até vozes é uma coisa que os cachorros costumam fazer e que muitas pessoas acham até bonitinho. Mas você sabe por qual motivo os cães fazem isso?

Não se sabe exatamente o motivo para os cães ficarem inclinando a cabeça, mas especialistas em comportamento animal acreditam que o movimento seja uma tentativa do cachorro de realmente entender melhor o que ele está ouvido ou o que aquele som significa.

(Foto: Reprodução / Pinterest)

Alguns especialistas também acreditam que os cães inclinam a cabeça quando pensam que existe a possibilidade de que aquilo que está sendo dito para eles poderia levar a algo importante para o animal, como uma atividade que eles gostam, por exemplo.

Como os cães conseguem diferenciar tons de voz e até entender algumas palavras, eles podem inclinar a cabeça ao escutarem algo que consigam identificar e isso pode acontecer quando o tutor o chama para passear, para tomar banho e até para brincar ou comer, coisas que ele gosta ou detesta fazer.

Além disso, médicos veterinários e especialistas em comportamento canino observam que os cachorros têm controles auditivos móveis, o que ajuda esses animais a localizar com precisão a direção da origem do som. Então eles inclinam a cabeça para receber e escutar melhor o som para conseguir descobrir mais rápido de onde ele está vindo.

(Foto: Reprodução / The Spruce)

Especialistas afirmam que não existe nenhuma ligação entre as inclinações da cabeça com idade, inteligência ou raça específica. Porém, é bom prestar atenção quando essa inclinação na cabeça acontece de forma exagerada e sem nenhum motivo aparente. Nesses casos, o ideal é procurar um médico veterinário, pois os especialistas também afirmam que esse tipo de comportamento pode ter uma causa médica, incluindo danos cerebrais.

Fonte: Vetstreet

Data: 
17 de Novembro de 2017

Autor

Autor: 
Andrezza Oestreicher
Classifique: 
Ainda sem votos