Cortar as unhas dos animais é muito importante para a saúde deles, pois com as unhas grandes eles podem se arranhar e se machucar feio. O tamanho das unhas também pode afetar bastante no caminhar dos animais, já que quando elas estão muito grandes eles não conseguem andar direito ou, em alguns casos, nem encostar a pata no chão.
Manter as unhas dos animais aparadas também é bom para os móveis da casa, pois, por instinto, eles podem acabar querendo desgastar as unhas em algum objeto da casa.
Apesar de unhas grandes trazerem muitos problemas para eles, é perceptível que os cães também não gostam de cortá-las. E você sabe o motivo desse medo?
O principal motivo pelo qual os cachorros não gostam de cortar as unhas é a dor que eles sentem quando elas são cortadas erradas, ou mais do que o necessário. E isso acontece muitas vezes porque algumas pessoas pensam que as unhas dos cães são completamente iguais as nossas, e por isso acabam cortando demais.
As unhas dos cães até podem se parecer com as nossas, porém, enquanto toda a parte externa das nossas unhas (que fica maior do que a pele/dedo) pode ser cortada, o mesmo não acontece com os animais, pois, como eles não têm dedos, as unhas deles também contêm alguns nervos e veia.
Se as unhas dos cães forem cortadas demais, vai atingir os nervos que ficam ali e isso vai causar muita dor no animal. Além de doer também pode sangrar bastante e o cachorro vai se lembrar disso. Ele vai ficar traumatizado, com muito medo e sem querer cortar as unhas.
Por isso é tão importante levar o seu animal para cortar as unhas com um profissional qualificado, que saiba até onde a unha pode ser cortada e onde já tem nervos.
Se você quer muito cortar as unhas do seu cachorro em casa, é essencial pedir dicas e informações para profissionais e médicos veterinários, tanto de como cortar, como de quais são os melhores aparelhos para usar no seu animal.
Fonte: I Heart Dogs