Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Por que os cães lambem o focinho de outros cachorros

Para nós, o beijo é uma demonstração de afeto e é também um gesto, cumprimento social que faz parte da cultura de alguns países.

Os cães também costumam lamber o focinho de outros cachorros e nós achamos esse comportamento muito fofo, mas você sabe o que ele significa no mundo canino?

(Foto: Reprodução / DIY Cozy Home)

Sim, em muitos casos os “lambeijos” em outros cães significam afeto mesmo. Cachorros que já se conhecem, são amigos e têm uma forte ligação vão lamber o focinho e cuidar um do outro. Neste caso, as lambidas no focinho são demonstrações de afeição, amizade e confiança.

Porém, quando os cachorros são amigos e as lambidas são exageradas, pode significar que o animal que recebe as lambidas está precisando de uma atenção especial por conta de algum problema de saúde, como uma ferida ou até mesmo um tumor.

As lambidas no focinho também podem acontecer no momento em que dois animais estão se conhecendo e para confirmar a dominância de um dos cães.

(Foto: Reprodução / Vetstreet)

Neste caso, o cachorro mais tímido e de posição inferior abaixa a cabeça, evita contato visual direto e lambe delicadamente o focinho do cão mais dominante, confiante e de alta patente. De acordo com estudiosos do comportamento canino, um cão faz isso apenas para confirmar para o dominante que ele veio em paz.

Os filhotes também podem dar muitos lambeijos em suas mamães caninas, porém, nem sempre isso é um sinal apenas de afeto. Esse comportamento pode ser muito comum durante o período de transição em que o filhote está parando de mamar e está passando a comer comida semissólida.

Os pequenos cãezinhos lambem os focinhos de suas mães tentando fazer com que elas regurgitem um pouco de comida já um pouco digerida para eles comerem. Caso você perceba esse comportamento em seus filhotes, o ideal é conversar com um veterinário para que ele possa informar o momento certo de parar a amamentação e verificar se os pequenos estão se alimentando bem e recebendo a nutrição adequada.

(Foto: Reprodução / American Kennel Club)

Uma dica para ajudar o seu cachorro tímido é escolher alguns cães mais amigáveis para que ele possa socializar e fazer amizade e conviver com outros animais. Colocá-lo em uma escolinha de treinamento para socialização com um instrutor certificado também é uma boa opção.

Por fim, não interfira ao ver dois cachorros socializando e um lambendo o focinho do outro.

Fonte: Vetstreet

Data: 
30 de Março de 2018

Autor

Autor: 
Andrezza Oestreicher