Cachorro com cheiro ruim, quem nunca passou por isso, não é mesmo? Apesar de bons companheiros, os cãezinhos podem sim ter cheiros bem desagradáveis. Os odores dos doguinhos podem significar muitas coisas, que vão além de uma falta de banho ou cheiro de cachorro molhado.
Um banho, por sua vez, resolve o problema inicial. Mas existem casos em que o mau cheiro do cachorro pode estar relacionado a sua saúde. Portanto, se você quer saber quais os motivos de um cachorro ter um cheiro ruim, não deixe de acompanhar as respostas para essas dúvidas no texto de hoje. Vamos lá?
Veja também: Como tirar o cheiro de cachorro da casa
Cachorro com cheiro ruim – É normal?
Podemos afirmar que, em alguns casos, o cachorro pode apresentar, sim, um mau odor. Algumas raças podem ter tendências para esse resultado. O sebo em excesso é uma das causas de mau cheiro em cachorros da raça Basset e Cocker, por exemplo. Mas isso pode ser resolvido com produtos específicos.
Mas em outros casos, o mau odor do cachorro pode indicar algum problema de saúde, que deve ser analisado com cautela, a fim de buscar o tratamento correto.
Por que cachorros podem ter cheiro ruim?
Existem raças de cachorros que podem ter cheiros ruins. Mas isso não quer dizer que todos os cães de raça vão ter um mau odor. Alguns fatores influenciam nos odores dos animais, que pode variar entre a falta de higiene adequada, problemas de pele e sintomas de doenças.
Porém, o cheiro ruim no cachorro também pode indicar as duas coisas, onde a falta de banho pode favorecer o agravamento ou infecção por fungos. O excesso de banho também pode causar proliferação de micro-organismos, assim como a secagem inadequada e a falta dela.
No entanto, o uso inadequado de produtos como os sabonetes e shampoos para humanos, podem trazer danos a pele e problemas patológicos. Em alguns casos, o mau cheiro do cachorro pode estar relacionado a falta de limpeza da caminha onde ele dorme e no ambiente onde vive.
Algumas doenças também podem ser observadas pelo cheiro forte do cachorro, como as otites, miíases, piodermites e problemas hormonais nos cães.
Cheiro ruim na orelha do cachorro – Veja o que pode significar isso
O cheiro ruim nas orelhas do cachorro pode significar problemas de saúde. Entre os mais frequentes está a otite, que é uma inflação no ouvido. Essa inflamação pode ser causada por diversos fatores, como a proliferação de fungos e bactérias que estão instaladas no local.
É bem comum entre os cachorros com orelhas compridas, os sintomas envolverem muita coceira, dores ao tocar o local, excesso de cera e cheiro bem forte e característico. Por isso, é bem importante que após o banho do cachorro seja feita a secagem no local, com um tolha.
Cachorro tem chulé?
É bem comum que as almofadinhas das patas do cachorro venham ter um cheiro diferente. Isso acontece porque ela faz a regulação da temperatura corporal canina. Os coxins, como também são chamados, agem de diversas formas no organismo do cachorro, protegendo o corpo do frio em excesso, prevenindo contra queimaduras e liberando suor.
Por conta da regulação corporal do cãozinho, as almofadinhas das patas podem ficar úmidas em dias mais quentes, o que acumula um excesso de sujeira e proliferação de micro-organismos no local. Assim sendo, é bem comum que essas regiões apresentem mau cheiro como o chulé de cachorro, por conta desse equilíbrio de temperatura corporal proporcionados pelos coxins.
Cachorro com mau hálito – É normal? Por que acontece?
O mau hálito dos cachorros pode não ser tão normal assim. Dependendo da intensidade, ele pode indicar problemas nos dentes. Um odor forte e persistente no hálito do cachorro, pode ser causado por formações de placas bacterianas, tártaro e doenças relacionadas a pulmão e coração.
Na maioria dos casos, o cheiro é tão forte que é semelhante ao odor de peixe. E o mau hálito do cão pode prejudicar a saúde bucal do animal. Um dos resultados pode ser uma gengivite canina. Ou em casos mais graves, o cachorro pode perder os dentes e as bactérias podem se espalhar na corrente sanguínea, causando as doenças que comentados a cima.
Veja mais sobre a saúde bucal dos cães.
Dicas para ajudar a acabar com o mau odor do cachorro
Como já trouxemos durante o texto, os banhos e higienizações frequentes são essenciais para manter a saúde do cão, inclusive na eliminação de odores. Assim sendo, vamos apresentar outras dicas que podem ajudar a acabar com o mau cheiro dos cachorros.
- Em relação a banhos frequentes, o ideal seria que o cão tomasse banho 1 vez por semana. Nas estações mais geladas, a cada 15 dias;
- Nunca deixe de secar o seu cachorro, incluindo a região da orelha que como você já viu, pode acumular muitas bactérias;
- A escovação do pelo do cachorro é essencial. Ela elimina as peles mortas e ajuda a tirar as sujeiras;
- Não use produtos como shampoos e condicionadores de cabelo, pois o pH humano é diferente dos produtos de petshop.
Se você for levar o cachorro para tomar banho no petshop, sempre priorize os locais mais apropriados, com produtos e equipamentos de qualidade para receber os animais. Uma outra dica importante, é: Sempre consulte um veterinário, tirando dúvidas sobre a saúde em geral do seu cãozinho.
Como tirar o cheiro de cachorro da casa
Agora que você já sabe como tirar o cheiro ruim do cachorro, saiba aqui como tirar também o cheiro ruim da sua casa, com receitas caseiras e fáceis. Acompanhe.
Tirar cheiro de xixi de cachorro
Faça uma mistura de suco natural de 2 limões e 2 colheres de bicarbonato junto de um balde de água. Aplique a receita no local depois de limpo com produtos adequados.
Cheiro de cachorro em tapetes e sofás – Como tirar?
Nessa receita você vai precisar de 1 litro de água, 1/2 copo de vinagre, 1/2 copo de álcool, 1 colher de bicarbonato e 1 colher de amaciante. Coloque em um borrifador e espirre sobre os tapetes e sofás da sua casa.
Cheiro de cachorro nas roupas de cama
Durante a lavagem das roupas, utilize vinagre de maçã no reservatório de amaciante da sua máquina de lavar. Pronto, é só esperar a lavagem como de costume e estender para secar.
Um cachorro com cheiro ruim pode ser o resultado de uma série de problemas relacionados a saúde e bem-estar dele. Portanto, esteja sempre atento e não hesite em consultas veterinárias. Somente um especialista poderá dizer o que de fato está acontecendo com seu cãozinho.
O post Cachorro com cheiro ruim – É normal? Por que isso acontece? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.