A Alemanha pode se orgulhar de um número realmente impressionante de raças de cães. A maioria deles é muito conhecida e apreciada no Brasil, incluindo Pastor Alemão, Dachshund e Rottweiler. Conheça as raças de cachorros alemães!
Grande parte das raças alemãs são cães de caça com uma longa tradição, até hoje são avidamente usados durante a caça, mas ao mesmo tempo são igualmente cães de família.
Aqui está uma visão geral das raças de cachorros alemães mais populares (e algumas menos conhecidas)!
Depois da França e da Grã-Bretanha, a Alemanha é o terceiro país que pode se orgulhar do maior número de raças de cães.
Entre as raças da Alemanha encontram-se principalmente cães de caça (German Hound, Bavarian Mountain ou dachshund), bem como cães de guarda (Rottweiler, pastor alemão, Doberman).
Vamos examiná-las mais de perto!
1 – Raças de cachorros alemães: Pastor Alemão
Vamos começar com a raça de cachorro alemão mais popular, ou seja, o pastor alemão. Este magnífico cão foi originalmente usado principalmente como cão pastor, mas também serviu com sucesso como cão de guarda e policial.
Hoje, o pastor alemão é reconhecido – com razão – como um cão de trabalho versátil. E além do fato de continuar a ser utilizado para os fins acima mencionados, é visto, entre outros, como cão de salvamento e assistente.
Os pastores alemães são cães altamente inteligentes que aprendem quase por conta própria e, portanto, “são muito fáceis de obedecer”. Sim, esta raça é caracterizada por uma grande inteligência, vontade de aprender e cooperar com os humanos, mas ao contrário das aparências, não é tão fácil treinar um cão pastor.
Portanto, não é recomendado como primeira escolha para pessoas inexperientes. O Pastor Alemão precisa de um cuidador consciente que conheça suas necessidades, seja muito ativo e criativo!
2 – Raças de cachorros alemães: Dogue Alemão
O Dogue Alemão é uma das raças de cachorros alemães de tamanho impressionante. Atinge 80 cm de altura e pesa até 95 kg (as cadelas são um pouco menores e mais leves que os cães). Pode-se dizer com segurança que o Dogue Alemão é um gigante gentil.
Apesar de ter sido originalmente utilizado como cão de luta e caça, é uma raça de cachorro calmo e equilibrado, que se apega fortemente às pessoas das suas imediações. Ele é muito sensível a eles e ao mesmo tempo exige carinho e contato constante com as pessoas.
De acordo com o padrão, o Dogue Alemão não deve ser tímido ou agressivo, mas desconfia de estranhos.
O cuidado deste animal de estimação é simples e pouco exigente. O único problema para as pessoas mais sensíveis pode ser o fato de o cachorro salivar muito…
Além disso, infelizmente, o Dogue Alemão não é uma raça de vida longa. Assim, a expectativa de vida média deste cão é de 6 a 8 anos.
3 – Dachshund
A raça de cachorro alemão Dachshund existe em três variedades: de pelo comprido, pelo curto e pelo duro. A história da raça provavelmente remonta ao século XVI.
O Dachshund é um cão “perfeito para morar em apartamento”. No entanto, apesar de seu pequeno tamanho, o Dachshund é um cão extremamente persistente e ativo.
Ele é um caçador nato, não um viciado em televisão. Portanto, definitivamente não é recomendado para pessoas que valorizam a paz e um estilo de vida bastante sedentário.
Os cães desta raça tendem a ganhar peso, por isso requerem atividades regulares de vários tipos.
4 – Sabujo-montanhês-da-baviera
Sabujo-montanhês-da-baviera é uma raça descendente de outro cão alemão – o Cão-farejador-de-hanôver.
É relativamente jovem, pois foi fundado no século XIX. Sabujo-montanhês-da-baviera é definitivamente mais leve e ágil do que o cão-farejador-de-hanôver, o que o torna perfeito para, entre outros, para trabalhos em terrenos montanhosos.
Além disso, tem um olfato melhor do que seu ancestral.
Não é um cão para pessoas inexperientes. Requer um dono paciente e consistente. Ele próprio também é um cão equilibrado e calmo se todas as suas necessidades forem satisfeitas.
Ele gosta de trabalhar com pessoas e se apega facilmente a elas. Mas é muito desconfiado com estranhos.
5 – Eurasier
O Eurasier, ao contrário da maioria das raças de cachorros alemães, não é um cão de caça e não tem uma longa história.
Este é um típico cão de companhia. A raça foi criada recentemente, na década de 60 do século passado, a partir do cruzamento de um spitz de lobo e um chow chow.
Inicialmente, o nome da raça era wolf-chow, mas depois de mais cruzamentos, desta vez com um samoieda, acabou sendo chamada de Eurasier.
Não é um cão particularmente popular. Este cão é muito equilibrado e calmo, fortemente apegado aos seus entes queridos e requer muita atenção deles. Ele não é um tipo de solitário, portanto não é recomendado para pessoas ocupadas que passam muito tempo fora de casa.
6 – Rottweiler
Ao listar raças de cachorros alemães, é difícil não mencionar o Rottweiler. Ele é um cão de guarda maravilhoso, que remonta aos tempos antigos. Além dele ser o guardião do rebanho, servia também, entre outros, para pastoreio e como cão de trenó.
Devido ao fato de que em algum momento a raça deixou de ser usada em larga escala como antes, quase se extinguiu. Felizmente isso não aconteceu e o século 20 trouxe um interesse renovado pela raça.
Infelizmente, o rottweiler não goza de boa reputação.
É um cão grande e forte, excepcionalmente valente, persistente, calmo e confiante. Ele é extremamente vigilante e distante de estranhos. Mas ele é gentil e amigável com seus parentes.
Além disso, essa raça tem um forte apego à família e a protegerá a todo custo.
Rottweilers são cães inteligentes que gostam de aprender e cooperar com os humanos. No entanto, o dono deve ser uma pessoa experiente, calma, consistente e gentil.
Devido à sua aparência característica, relativamente “ameaçadora”, esses cães, infelizmente, muitas vezes acabam nas mãos de pessoas inadequadas.
7 – Spitz Alemão: uma das raças de cachorros alemães
O Spitz Alemão, também conhecido como Lulu da Pomerânia, é um pequeno cão da família que antigamente também era usado como cão de guarda. Seu ancestral é um cão que data da Idade da Pedra. A aparência atual da raça foi formada no século XIX.
Uma das teorias sobre a origem da raça afirma que ela provém da Pomerânia (daí o nome Lulu da Pomerânia).
O Spitz é bastante barulhento e ativo. Odeia o tédio e a solidão, requer proximidade humana. Apesar de pequeno e de aparência “aristocrática”, ele é muito persistente e aprende rápido. Ele pode praticar com sucesso vários esportes cinológicos.
O Spitz é um cão de expectativa de vida longa e relativamente saudável, embora tenha problemas com os dentes e os olhos. Para manter a bela pelagem do Spitz, ele deve ser escovado e aparado regularmente.
8 – Leonberger
O Leonberger é um grande cão de montanha. Sua história, embora não longa, é muito interessante. Uma das teorias é que os Leonbergers são descendentes de mastins tibetanos encontrados na Idade Média nos Alpes.
A segunda teoria, bem mais aceita, afirma que a origem da raça está diretamente relacionada à cidade de Leonberg, cujo brasão é um leão. Este nome pode ser traduzido como “Montanha do Leão”.
Um dos habitantes da cidade, querendo torná-la famosa, criou uma nova raça na década de 1830.
Mas de acordo com essa teoria, os Leonbergers foram criados como resultado do cruzamento de um Terra Nova com um São Bernardo. Assim, nos anos seguintes, o criador também experimentou combinar os já mencionados com um cão da montanha dos Pirenéus.
Além disso, o Leonberger é um cão de guarda excepcional e um excelente cão de regate. Na maioria das vezes, porém, ele é um companheiro da família.
Ele é inteligente, equilibrado, aprende avidamente e coopera com as pessoas. Ele é extremamente paciente e gentil com as crianças.
9 – Boxer: uma das raças de cachorros alemães
O Boxer é outra raça de cão alemã. Atualmente, o interesse por ele diminuiu. Criou-se a raça no século XIX e desde o início foi utilizada principalmente para guarda, e também para defesa.
O boxer é um ótimo cão de trabalho, que é perfeito não só para tarefas como guarda, mas também por exemplo, trabalhar na polícia ou no serviço de resgate.
É muito apegado aos parentes e não gosta da solidão. Ele é um cão paciente, gentil e, ao mesmo tempo, excepcionalmente alegre e enérgico. É um companheiro dos sonhos para pessoas ativas, que conseguem dedicar muito tempo e atenção ao seu cão.
10 – Poodle
Poodles não são apenas um dos mais populares, mas também os mais inteligentes – apenas Border Collies estão à frente deles nesse aspecto.
Além disso, uma vantagem adicional é o fato de que quase não perdem pelo. Assim, não é de admirar que até agora haja uma disputa entre a Alemanha e a França sobre sua origem.
Poodles são cães talentosos versáteis – eles funcionam bem em várias atividades e esportes, por exemplo, agilidade, treinamento de obediência, rastreamento, como cães de pastoreio e de assistência e até mesmo como estrelas de show de talentos.
Outras raças de cachorro alemães
- Affenpinscher
- Weimaraner
- Schnauzer
O post Raças de cachorros alemães – de Doberman a Dachshund apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.