A lista de cachorros que soltam menos pelos é bem extensa. E por aqui, vamos te ajudar a entender um pouco mais sobre algumas das principais raças, visto que são populares e podem ser encontradas com facilidade.
Portanto, se o seu objetivo é ter um cachorro que solta poucos pelos, não pode deixar de entender um pouco mais sobre o tema para não cometer equívocos na hora da adoção. Afinal, os cães não são ursinhos de pelúcia e buscar pelo “cão perfeito” não é um caminho saudável. Nem pra você e nem para o cão.
Continue lendo para entender mais.
Lista de cachorros que soltam menos pelos
A lista de cachorros que soltam menos pelos pode ser bem extensa.
E curiosamente, os cães que soltam menos pelos são, também, cães que têm muitos pelos no corpo. Ou seja, cães peludões. Sim, os peludos são os que menos soltam pelos e isso é um reflexo do quanto os pelos deles são mais resistentes.
O que acaba sendo um contra-senso. Afinal, não seria mais lógico um cão com muitos pelos, perder mais pelos? Na verdade, não. E os pelos longos não necessariamente significam um acúmulo de pelos. Mas sim, apenas pelos longos.
A lista de cachorros que soltam menos pelos é essa aqui:
Bichon Frisé
O Bichon Frisé é um cão peludo e muito brincalhão. Não é raro ver ele saltitando por aí só porque ele quer. E justamente por essa alegria “incansável”, o Bichon Frisé é amado pelas pessoas em geral.
Se você quer um cão que adora crianças, o Bichon Frisé pode ser uma boa escolha. E além disso, ele também pode se dar muito bem com pessoas estranhas. No entanto, para que isso aconteça, uma socialização adequada também precisa acontecer. Caso contrário, o cãozinho pode agir de maneiras inesperadas.
O Bichon Frisé é um cachorro que pode latir bastante. Por isso, prepare os ouvidos. Quando ele sente que precisa avisar alguma coisa ou quando ele quer chamar atenção, os latidos vão ser estridentes (mesmo!).
Greyhound
O Greyhound é um cãozinho muito calmo, tranquilo e sereno. No entanto, para que isso aconteça, ele precisa de um adestramento básico logo no início da vida. Assim, os melhores comportamentos vão ser potencializados e você terá um cão extremamente educado dentro de casa.
Para que ele seja educado com outros cães, é preciso haver uma convivência desde a fase filhote. Ou seja, se você pretende ter dois cães, faça isso quando eles ainda são filhotes. Embora seja possível o fazer com cães adultos, a fase filhote é mais fácil.
Esses cães são extremamente rápidos. Inclusive, eles têm essa fama em seu país de origem. Adoram os tutores e são boas opções para quem quer ter cachorros que soltam menos pelos.
Poodle
O Poodle é um dos cães mais populares do mundo. No Brasil, ele é adorado. Não é raro você ver uma família que tem um Poodle como animal de estimação.
Peludos e fofinhos, eles se enquadram na nossa lista de cachorros que soltam menos pelos. O que pode parecer contra-senso, pois eles têm muitos pelos. No entanto, são pelos resistentes e que não ficam espalhados pela casa.
O Poodle é muito inteligente e obediente. Se você quer um cão que adora se divertir, ele é uma ótima escolha. Além disso, ele pode ser caçador (atendendo aos instintos) e também sabe gastar muita energia.
Esse cão não é muito aberto com pessoas estranhas. No entanto, se adestrado, ele pode ser muito obediente e entender que ele não é o centro das atenções.
Komondor
Você já ouviu falar da raça Komondor?
Essa é uma raça de cachorros que soltam menos pelos e que você fica se perguntando: “como pode?!” Afinal, a raça tem pelos muito longos no corpo e geralmente isso é associado a uma casa suja por causa da queda dos pelos. Mas não é bem por aí.
É um cão muito inteligente, independente e protetor da família.
Inclusive, não vai ser difícil diferenciar um Komondor de outra raça. Afinal, a pelagem dele é realmente muito diferente. Ele pode chegar até 60 quilos e é um cão que ajuda a guardar o ambiente – visto que, no passado, foi usado para controle de rebanhos.
Maltês
O Maltês não solta muito pelo. No entanto, ele pode compensar isso com os latidos. Afinal, alguns Maltês podem latir incansavelmente durante muito tempo. Principalmente em ambientes com estímulos negativos.
O Maltês pode ser, inclusive, muito rabugento – apesar da sua fofura por conta dos pelos lindos e longos.
Se você quer um cão que é receptivo e muito brincalhão com outras pessoas, o Maltês talvez não seja a melhor escolha. Afinal, ele é reservado e prefere ficar “na dele”, do que interagir amigavelmente com outras pessoas.
Mas se houver socialização, adestramento e ensinamento de comandos básicos, esse jogo pode virar. E assim, você poderá ter um cão muito dócil.
Cachorros que soltam menos pelos – Lhasa Apso
O Lhasa Apso é mais uma raça de cachorro que solta pouco pelo. Inclusive, ele é muito parecido com o Shih Tzu e nós fizemos um artigo para esclarecer a diferença dos dois: Shih Tzu e Lhasa Apso – Veja as principais diferenças.
Ele tem um temperamento muito forte. Se você pensa que o Lhasa Apso é um cão de colo e de dentro de casa, saiba que seu temperamento não é bem por aí. Se não adestrado da maneira certa, pode se tornar um cachorro muito teimoso.
É um cão de pequeno porte e que pode acompanhar o tutor em diversos tipos de ambientes – apesar dos pelos longos. E dentro de casa, não se preocupe: ele solta poucos pelos.
Como cuidar de um cachorro que solta muito pelo
Se você quer adotar um cachorro que solta pouco pelo, você pode fazer isso considerando alguma das raças que mencionamos anteriormente.
No entanto, é importante saber o que fazer caso você tenha um cão que solta muitos pelos. Apesar de ser normal em algumas situações, em outras, é preciso ficar atento.
Mas antes, lembre-se: um cão solta pelos. Naturalmente, ele vai perder a sua pelagem pela casa. Não há cachorro que não perca pelo algum.
Entender isso vai te ajudar a cuidar bem do seu dog e não criar situações de risco pra você e pra ele. Afinal, cães são cães. E naturalmente, a perda de pelos faz parte da vida.
Veja como agir com cães que perdem muitos pelos:
Cachorros que soltam menos pelos – Pentear com regularidade
Uma das ações mais importantes na hora de cuidar de um cachorro que está perdendo muitos pelos, é pentear o animal com regularidade. Ou seja, escovar os pelos.
Isso ajuda a eliminar o excesso de pelos que ficam por cima do corpo e, portanto, as quedas vão ser menores. A sua casa ficará mais limpa e não haverá tanto problema com a queda de pelos excessiva.
Para cães que perdem muitos pelos, fazer isso uma vez por dia pode ser importante. Ou a cada dois dias.
Faça um ajuste na alimentação
A queda de pelos em abundância acontece, pelo menos, uma vez por ano.
No entanto, se ela acontecer de maneira muito rotineira, é preciso ajustar a alimentação do cachorro. Afinal, o problema possivelmente está sendo de dentro para fora. E nesse caso, trocar a ração por uma mais saudável será importante.
Busque rações premium e que possam suprir todas as necessidades nutricionais do cachorro. Evite rações a granel ou outros tipos de rações “baratas”. Procure um profissional veterinário para indicar uma boa alimentação para seu dog.
Cachorros que soltam menos pelos – Evite pulgas e carrapatos
As pulgas e os carrapatos também são grandes motivadores da queda de pelos. Por isso, um cão que perde muitos pelos pode estar sofrendo com uma infestação e você não está percebendo.
Faça uma varredura nos pelos do cãozinho para encontrar quaisquer anomalias nesse sentido. E além disso, é muito importante que você use remédios adequados para evitar essas pragas. Assim o seu dog fica saudável e não perde pelos por causa de pulgas e carrapatos.
Enriquecimento ambiental e gasto de energia
E por fim, não esqueça do enriquecimento ambiental e o gasto de energia. Pode não parecer, mas isso tem relação direta com a queda de pelos do seu cão. Afinal de contas, um cão que não gasta energia é um cão estressado. E o estresse, consequentemente, pode causar a queda de pelos.
O enriquecimento ambiental ajuda nisso também. Afinal, o cão poderá ficar entretido dentro de casa, mesmo que vocês não estejam brincando juntos. Ele se sente mais confortável e menos ansioso e estressado. Consequência: menos quedas de pelos.
Quais são os cães que soltam mais pelos?
Os cães que soltam mais pelos, ironicamente, são aqueles que têm menos pelos no corpo. Ou pelos mais curtinhos. A lista dos principais é essa aqui:
- Pug.
- Chihuahua.
- Bulldog Francês.
- Bulldog Inglês.
- Beagle.
- Yorkshire.
- Pastor de Shetland.
Agora que você já sabe quais cachorros que soltam menos pelos, escolha a raça que mais se adapta ao seu estilo de vida e cuide do seu dog.
O post Cachorros que soltam menos pelos – Quais são eles? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.