Você já ouviu falar do colar elizabetano para cães? Este é um acessório bastante popular e que ficou conhecido mundialmente por ter um formato bastante peculiar e original. Só que o que pouca gente sabe, é da onde ele realmente veio e porque ele é tão importante no dia a dia de clínicas veterinárias ou de tutores que precisam dedicar atenção a um cão que está enfermo.
Então, para entender tudo sobre o colar elizabetano para cães, continue sua leitura.
Colar elizabetano para cães – Qual é a real importância para cães?
O colar elizabetano para cães nada mais é do que um tipo de coleira que serve para prevenir que o animal se machuque ou deteriore algum tipo de curativo que o veterinário fez. Ele é uma invenção tecnológica que facilita (e muito) a vida de tutores que não podem dispor de 100% da atenção ou manter os olhos 100% no dia a dia do cachorro.
Só que quando ele acabou de voltar de uma intervenção cirúrgica ou de algum tratamento mais invasivo, por exemplo, a atenção redobrada é muito importante. Então, como fazer isso sem que o cachorro se machuque ou interfira no andamento de um curativo ou de possíveis pontos em uma cirurgia?
Isso mesmo, com o uso do colar elizabetano! Ele é responsável por diversos fatores que trazem qualidade de vida e saúde para o pet. Separamos os principais pontos, veja:
- Evitar que os animais passem saliva em um machucado;
- Ajuda a prevenir que cães abram pontos de uma cirurgia;
- Cria uma limitação física para cachorros com sarna ou coceiras;
- É ideal para proteger o cão de comportamentos ansiosos;
Falaremos especificamente sobre cada um destes pontos a partir de agora. Continue sua leitura.
Colar elizabetano para cães: Evitar que os animais passem saliva em um machucado
O primeiro excelente recurso que o colar elizabetano para cães oferece para nossos doguinhos, é o fator segurança. Afinal, um machucado ou uma cicatrização precisam receber uma atenção bem grande do tutor, de forma que não haja, ali, a criação de bactérias e bicheiras que possam levar o cachorro a problemas ainda mais graves.
E é através da saliva do cachorro que estes problemas podem iniciar, uma vez que a saliva do animal possui muitas bactérias que, em contato com algum machucado, pode resultar em um agravamento do quadro. Assim sendo, o colar elizabetano acaba sendo uma excelente alternativa para evitar que o cão passe a língua e, consequentemente, saliva nos machucados.
Colar elizabetano para cães: Ajuda a prevenir que cães abram pontos de uma cirurgia
Se o seu cachorro acabou de passar por uma cirurgia, certamente você sabe o quão importante é mantê-lo sempre seguro, higienizado e livre de diversos tipos de bactérias que podem querer “invadir” os pontos da cirurgia. Só que isto não será possível, caso o próprio cão não consiga deixar o local “em paz”, visto que ele vai querer ficar lambendo o tempo inteiro.
Para o caso de cirurgias que recebem pontos, o colar elizabetano é também muito importante, pois ele evita que o cachorro, ao lamber, tire os pontos e faça uma abertura na cicatrização do corte. Então, mais uma vez temos uma excelente ferramenta de segurança para nosso cãozinho que pode ser bem curioso em casos de cicatrizações.
Cria uma limitação física para cachorros com sarna ou coceiras
Se o seu cachorro tem algum tipo de sarna ou está com algum tipo de alergia canina na pele ou nos pelos, deixar o animal lamber ou morder o local é algo nada recomendado. Afinal, quando o cachorro faz isso, ele está se aliviando momentaneamente de um desconforto. Só que no médio e longo prazo, os problemas só vão piorar, porque as lambidas ou mordidas podem infeccionar a região.
Então, colocar um colar elizabetano para cães pode ser uma alternativa bem eficiente para evitar que os cachorros eventualmente desgastem a pele ainda mais a troco de pararem uma coceira momentânea. Por mais que isto possa ser prazeroso para o dog no curto prazo, lá na frente podem haver graves consequências.
É ideal para proteger o cão de comportamentos ansiosos
E por fim, o colar elizabetano para cães ainda protege os animais de diversos tipos de comportamentos desequilibrados e relacionados a algum tipo de ansiedade. Por exemplo, um cachorro que se sente muito ansioso, pode facilmente querer se lamber ou se cocar o tempo inteiro, como forma de se manter em dia. Só que o excesso destes movimentos podem criar lesões e fazer o cachorro sofrer bastante com o passar do tempo.
Além disso, o colar evita que os doguinhos queiram roer ou morder objetos e móveis dentro de casa, em atitudes relacionadas ao estresse canino ou síndromes de ansiedade. Esta é uma tecnologia bem útil e que sempre vai deixar nossos cães mais saudáveis. Cuide do seu dog!
O post Conheça a importância do colar elizabetano para cães apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.