Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Criação responsável: a chave para evitar ataques e agressões de cães pitbull

Esta raça costuma ser uma das mais temidas devido ao número de ataques que se conhecia, até mesmo aos próprios donos. Entenda a importância da criação responsável na raça Pitbull.

No entanto, o caráter desta raça é formado no processo de criação, de modo que o dono pode criar desde filhote um cão de luta agressivo ou um animal de estimação afetuoso.

A segunda opção é a mais popular entre os criadores de cães, por ser a mais humana com o animal de estimação e as pessoas ao seu redor.

O treinamento de pitbull é um trabalho árduo e meticuloso mas é recompensado com um animal de estimação leal e amigável.

Conheça seu pitbull: um pitbull nunca deve ser imprevisível

pitbull de laço

Pitbull com um laço – Foto: Freepik

Os pitbulls tem muito mais probabilidade de serem agressivos com os cães do que com os humanos, portanto, esse tipo de agressão deve ser suprimido.

Você pode determinar a causa da agressão observando a linguagem corporal do seu cão quando vários estímulos estão agindo sobre ele.

Um pitbull deve ser curioso, alerta e confiante, mas nunca severo ou imprevisível. Se ele tem medo de algo, o medo pode logo se transformar em agressão. Da mesma forma, ele pode se tornar agressivo quando novos cães ou pessoas entram em sua casa.

Faça seu pitbull gastar energia

cãozinho parado

Pitbull de pé – Foto: Freepik

Pit Bull Terriers são cães atléticos e poderosos. E mesmo quando filhotes, eles podem ser muito mais fortes e musculosos do que cães de tamanhos comparáveis.

Uma caminhada rápida pelo bairro não será suficiente para um pitbull. Natação, caminhada e até ciclismo são mais apropriados para o cão queimar sua energia.

Ajude-o a se livrar do medo

Se, por exemplo, seu cão é agressivo com estranhos, a campainha pode ser o gatilho para a agressão. Se você tocar a campainha a cada hora, ignorando a reação do seu cão, ele aos poucos perceberá que a porta é apenas mais um som em sua vida.

A chave para se livrar das reações negativas é iniciar o processo em baixa intensidade e, gradativamente, aumentá-la, assim, o cão vai se tornar mais tolerante ao estímulo.

Criação responsável e associações positivas

pitbull é bravo

Pitbull deitado – Foto: Freepik

Depois de livrar seu cão de certos estímulos, o próximo passo é reforçar o comportamento correto com associações positivas com ele.

Os pitbulls amam o afeto físico, então a melhor maneira de recompensar a paciência do seu amigo peludo é dando afeto ao cão.

Se o seu filhote Pit Bull for agressivo com outros cães, você também pode neutralizar isso fazendo carinho toda vez que um novo cão se aproximar dele.

Com o tempo, seu pitbull aprende que coisas boas acontecem quando novos cães se aproximam dele. No entanto, certifique-se de que seu pitbull está na coleira, pois até mesmo os filhotes podem transformar rapidamente sua calma em agressividade.

Sem punição

criação responsável

Pitbull correndo – Foto: Freepik

Sobretudo, ao contrário de raças com temperamento menos teimoso, como os huskies, métodos de treinamento agressivos não são adequados para pitbulls.

Assim, todos os Pitbull Terriers são muito sensíveis e podem ficar frustrados e ansiosos se forem punidos ou maltratados.

Com o tempo, a ansiedade também pode se transformar em agressão. Por esta razão, apenas métodos de reforço positivo devem ser usados ​​para corrigir o mau comportamento.

Criação responsável: socialização

criação responsável

Homem com bola na mão e segurando a pata do Pitbull – Foto Freepik

De acordo com a prática, os cachorros pitbull requerem uma socialização mais complexa do que a maioria das outras raças.

Faça uma regra para você mostrar regularmente seu filhote outros cães. Assim, a interação com cães mais velhos ajudará o filhote a mudar suas atitudes e atitudes em relação a outros animais.

Sendo assim. raças diferentes amadurecem em ritmos diferentes, por isso é importante acompanhar o amadurecimento do seu filhote.

Nos pitbulls, a formação de uma visão básica da vida ocorre entre a sétima e a décima sexta semanas, portanto, você deve “socializar” regularmente o filhote durante esse período.

  • Veja também: Fatos interessantes sobre o Pitbull Red Nose e Pitbull Blue Nose

Criação responsável: regras básicas ao criar Pitbull

criação responsável

Pitbull Red Nose – Foto: Freepik

Treinadores experientes destacam essas regras básicas que os criadores de pitbull devem seguir estritamente:

  • Hierarquia clara (o dono é o líder);
  • Ssocialização do cão desde filhote;
  • Adesão estrita à rotina diária;
  • Regras uniformes (proibições) e a exigência de sua aplicação estrita;
  • Longas caminhadas 2 vezes ao dia, proporcionando ao animal o nível necessário de atividade física;
  • Treinamento regular, a partir de 4 semanas.

O post Criação responsável: a chave para evitar ataques e agressões de cães pitbull apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
06 de Outubro de 2021

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos