Como ensinar um cão idoso a fazer as necessidades no lugar certo? Esta é uma dúvida bastante comum, visto que hoje em dia é bastante normal as pessoas adotarem cachorros já idosos, que estejam em lares de cuidados seja pelo motivo que for. Por isso, é bem importante que você leve em consideração as técnicas para cuidados de um cão idoso, visto que há algumas diferenças para um cão mais jovem ou filhote.
Então, para entender como acostumar e treinar o seu doguinho velinho, acompanhe o artigo de hoje!
Ensinar um cão idoso a fazer as necessidades no lugar certo – Passo a passo
Para ensinar um cão idoso a fazer as necessidades no lugar certo, você precisa ter, acima de tudo, paciência. Saiba que um cão idoso é um serzinho que já tem suas limitações e já possui uma série de manias caninas que podem atrapalhar bastante o processo. Só que ele não é o culpado por isso, ok?
Uma das piores coisas que você pode fazer ao adotar um cão idoso não treinado, é julgá-lo ou considerar que ele já deveria saber várias coisas. Isto é um erro bem grave e que traz muitas consequências negativas ao dog. Sabendo disso, veja nossas dicas abaixo para ensiná-lo a fazer xixi e cocô no lugar certo:
- Tenha calma no início – Mas não hesite em ensiná-lo desde o primeiro dia;
- O local precisa ser bem definido – E longe da comida e caminha;
- Aproveite os horários que os cães mais precisam fazer necessidades;
- Use bastante reforço positivo para treinar o cão;
Vamos explicar o passo a passo a partir de agora. Acompanhe.
Ensinar um cão idoso – Tenha calma no início: Mas não hesite em ensiná-lo desde o primeiro dia
O primeiro passo que você precisa dar para ensinar um cão idoso a fazer as necessidades no lugar certo, é ensiná-lo desde o primeiro dia. Por mais que o cão seja idoso e possa ter algumas limitações físicas e até mentais, como demência canina, saiba que ele precisa se acostumar o quanto antes com as novas regras.
Isto pode parecer duro, mas acredite, é muito menos dolorido para ele aprender de uma vez, do que viver alguns dias ou semanas na casa nova e somente depois disso aprender novas regras. Para ele, já vai ser bastante sofrido se mudar. E sofrer duas vezes pode ser bem ruim para a saúde mental do dog. Então, faça tudo certinho desde o início, mas sempre com paciência e muita calma.
Ensinar um cão idoso – O local precisa ser bem definido – E longe da comida e caminha
Depois do “passo zero”, que é ter paciência, você precisa saber exatamente onde será o banheiro do cachorro. Esta atitude é muito importante, pois ela não poderá ser mudada constantemente depois. Ou seja, você precisa considerar que a dificuldade de um cão idoso para aprender o lugar do xixi e cocô pode ser grande. E por isso, escolher um lugar e não mudar é fundamental.
O banheiro do cachorro precisa ser bem longe dos potes de comida e água. Além disso, precisa ser longe também da caminha. O cão precisa se sentir confortável nestes lugares e o banheiro pode ser um lugar que traz um certo desconforto, e ele poderá não comer ou não usar o banheiro corretamente.
Aproveite os horários que os cães mais precisam fazer necessidades
Você sabia que os cachorros têm alguns horários bem específicos para fazer suas necessidades? Sim, eles geralmente vão querer fazer suas necessidades em situações de agitação ou após realizar uma refeição. Os principais momentos, são: após acordar, depois de beber água, depois de uma longa caminhada ou exercícios, depois de brincar bastante.
Por isso, uma dica bem importante para que você consiga ensinar um cão idoso a fazer as necessidades no lugar certo, é: considere os horários naturais do animal. Sempre que ele estiver procurando um lugar para fazer xixi ou cocô, leve-o até o banheiro dele. Assim, ele começará a condicionar o lugar e conseguirá aprender. E por falar em condicionamento, a nossa última dica é justamente sobre isso. Acompanhe.
Use bastante reforço positivo para treinar o cão
Você certamente já ouviu falar de reforço positivo para cachorros, certo? Se não sabe do que se trata, recomendamos a leitura do nosso artigo sobre reforço positivo. De maneira geral, esta é uma técnica bem importante e super funcional, que condiciona um cachorro para algumas atitudes específicas.
O reforço positivo é uma forma de você dizer para o cão que o que ele está fazendo, está correto. Então, toda vez que ele acertar o banheiro, não deixe de oferecer uma recompensa, como biscoitos, carinho ou elogios. Isto é reforço positivo e é bem importante para que os cães saibam o que fazer.
Dica: nunca brigue com o cachorro quando ele faz algo errado. Mas, sim, elogie e recompense ele com coisas positivas quando ele faz algo certo.
O post Ensinar um cachorro idoso a fazer as necessidades no lugar certo – Passo a passo apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.