A fisioterapia em cães apresenta grandes benefícios e é muito usada para tratamentos de reabilitação, correção de movimentos e prevenção de doenças. Assim como os humanos, ela usa de experimentos e pesquisas da ciência no uso do próprio corpo como forma de tratamento.
Mas será que a fisioterapia em cães ajuda mesmo? Quais os seus benefícios para a saúde canina e como ela é realizada? É o que vamos entender a partir de agora. Então, continue a sua leitura!
Fisioterapia em cães – Quais são os benefícios?
Se por algum motivo você optar por fisioterapia em cães, saiba quais os principais benefícios desse procedimento da medicina veterinária. Veja uma lista abaixo:
- Melhora no rendimento para cães esportistas;
- Tratamento de lesões musculoesqueléticos;
- Problemas na coluna, como hérnia de disco em cães;
- Ajuda no tratamento de paralisias, paraplegia e tetraplegia em membros do cachorro;
- Combate de dores crônicas nos ossos e musculatura;
- Auxilia na melhora dos sintomas de osteoartrite;
- Indicado para tratamentos pós-operatório como luxações, problemas na coluna e de fraturas;
- Alívio de sintomas como dores crônicas de cães idosos;
- Trata espasmos musculares.
Além disso, o tratamento da fisioterapia veterinária também pode ser usado em programas de emagrecimento de cães obesos em companhia de atividades programadas e dietas.
Como é feita a fisioterapia em cães?
A fisioterapia veterinária pode ser realizada a partir de várias técnicas, incluindo algumas que você pode fazer em casa, para alivio de sintomas locais do seu amiguinho. Contudo, se você quer conhecer como funciona as principais técnicas realizadas na fisioterapia de cachorro, entenda alguns procedimentos populares. Continue lendo.
Acupuntura em cães
Na acupuntura são catalogados 112 pontos que são estimulados, semelhante ao processo em humanos, com a utilização de agulhas. Os locais onde são aplicadas as agulhas recebem um estímulo, que consequentemente causa um efeito nos membros ou órgãos que estão adoecidos e prejudicados.
Cinesioterapia usada para reabilitação dos músculos
A cinesioterapia é tipo um alongamento, um exercício orientado que promove uma intervenção terapêutica através de atividades que exigem movimentos. É usada em reabilitação canina, envolvendo membros do corpo e técnicas que ajudam o sistema neurológico do cachorro, principalmente de cães com paralisia.
Massoterapia como fisioterapia em cães
A massoterapia nada mais é do que uma aplicação de massagem no cão, muito usada para aliviar dores na coluna, tensão muscular e dores agudas em outros membros. Este processo pode ser visto como uma ação preventiva de futuros problemas musculares, pois é através das massagens que os nódulos são desfeitos, proporcionando liberação de endorfina que relaxa a musculatura.
Eletroterapia (TENS e NMES)
A eletroterapia em cães é uma técnica que usa correntes elétricas, capazes de trazer benefícios como relaxamentos, fortalecimentos e ações analgésicas. Existem diversos tipos de eletroterapias. Porém, as mais conhecidas são a NMES (Neuromuscular Electrical Stimulation) e TENS (Transcutaneal Electrical Stimulation).
Hidroterapia como tratamento de cães obesos
Na hidroterapia canina a água é utilizada como forma de tratamento, geralmente aplicada em atividades que envolvem natação e esteira aquática. Uma das grandes vantagens dessa técnica é a redução do peso corpo, trazendo menos impactos ao exercício que é proposto ao animal.
Além disso, pode ajudar no tratamento de cães obesos, diminuindo as dores musculares, nas articulações e fortalecendo o tônus muscular.
Laserterapia para cães
Na laserterapia canina são usados feixes de luz, sendo capazes de penetrar nos tecidos da pele, aumentando o metabolismo celular que pode estimular a produção de colágeno. O que isso significa? Com a liberação de endorfina e encefalinas, a dor e inflamações podem ser aliviadas, assim como promove uma melhor cicatrização da região.
Termoterapia quente ou fria
Você pode usar a termoterapia em cães em duas formas: com auxílio da crioterapia (terapia com frio) ou uso de elementos que contém calor. Na primeira técnica, são usadas compressas de gelo para controle de inflamações agudas e pós-operatório onde o próprio tutor pode fazer em casa sob orientação veterinária.
Na terapia com calor, também são aplicadas bolsas de água quente, lâmpadas com infravermelho, compressas quentes e forno de Bier. Então, se o seu cãozinho sofre de algum problema relacionado a musculatura, articulações e problemas neurológicos, uma dessas técnicas pode ajudar.
Por isso, em casos associados a dores crônicas, agudas e processos de emagrecimento canino, veja com o veterinário a possibilidade usar uma das opções em fisioterapia em cães.
O post Fisioterapia em cães – Ajuda mesmo? Quais são os benefícios e como é feito? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.