Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Jogos de inteligência para animais de estimação! Confira 4.

Jogos de inteligência para animais de estimação são excelentes para estimular a mente e, também promover bons momentos de diversão e entretenimento.

Estímulos desse tipo ajudam a manter a mente e o corpo do animal ativos e, assim contribuem positivamente para a sua saúde em qualquer etapa da vida.

Então, se você quer ver o seu amiguinho feliz e saudável, dê uma olhada nas dicas de jogos de inteligência que vão fazer toda a diferença na vida dele.

Benefícios dos jogos de inteligência para o seu animal de estimação

brinquedo diy para cachorro

Cachorro brincando no parque – Foto: Freepik

Os jogos de inteligência para animal de estimação ajudam a estimular mental e fisicamente o animal.

Isso porque eles fornecem vários tipos de estímulos, ocasionando a diminuição dos níveis de estresse, reduzindo o tédio e, eliminando os comportamentos destrutivos indesejados nesses animais.

Além de diminuir os comportamentos provocados pelo tédio, esses jogos também ajudam a fortalecer os vínculos entre o animal e o seu tutor.

Ademais, esses jogos são ótimas maneiras de entreter o animal e passar o tempo em dias de chuva, calor intenso ou outras situações em que não é possível sair para passear na rua.

Em tempos de pandemia, essas são alternativas muito válidas que você pode incluir na rotina dos dois.

Tipos de jogos que estimulam o animal

tutoras brincando com o cachorro

Tutoras brincando com seu cão – Foto: Freepik

Como você deve saber, os pets possuem grande capacidade mental de aprendizado e, conseguem associar muitos gestos e até palavras.

Por isso, existem tipos diferentes de brincadeiras que promovem estímulos diferentes aos animais.

Dessa forma é possível estimular todas as características e qualidades do pet. E existem várias maneiras de se fazer isso. Veja algumas variações de estímulos:

Jogos de estimulação mental

cachorros brincando juntos

Cães brincando – Foto: Freepik

Os jogos de inteligência para pets mais utilizados são aqueles em que é possível esconder alimentos ou objetos e o animal deve se esforçar para conseguir encontrar.

Alguns jogos mais complexos possuem tampas com sistemas de abertura. Assim, o animal deve utilizar as suas patas ou a boca para conseguir abrir o compartimento.

A ideia nesse caso é que o pet vai receber um prêmio sempre que conseguir executar a tarefa. Isso vai estimular ele a concluir em cada vez menos tempo. Assim, trabalha-se a habilidade, inteligência e capacidade de memorização.

Estimulação do olfato

Meu cachorro está muito gordo

Cachorrinho obeso brincando na água. Foto: Freepik

Você deve saber que os pets possuem o sentido do olfato bastante desenvolvido. Por isso esse é um potencial que você precisa explorar no seu amiguinho.

Para isso, basta utilizar jogos de inteligência que envolvam objetos e alimentos com cheiro forte e atrativo para que o animal tente encontrar;

Uma ideia é sempre aumentar o nível de complexidade do jogo e, assim desafiar cada vez mais o animal a buscar por aquilo que deseja.

Incentive o pet com brincadeiras de busca

cachorro calmo

Tutora brincando com seu cão – Foto: Freepik

Esconder alimentos e objetos e dar o comando para o animal buscar também é uma maneira de estimular a sua mente e corpo.

Esse é um tipo de jogo que ajuda a estimular tanto o olfato quanto o sentido de localização do animal.

Em ambiente aberto a brincadeira se torna ainda mais interessante porque é possível aproveitar todo o potencial da natureza e dar mais liberdade para o animal se divertir.

Adestramento

Por mais que esse não pareça ser um tipo de jogo, o adestramento ajuda a estimular a inteligência do animal.

Essa é uma maneira eficiente de melhorar o processo de comunicação entre o pet e o tutor, além de estimular a obediência.

Melhores jogos de inteligência para animais de estimação

Como você percebeu, existem vários tipos de jogos de inteligência e, você pode utilizar eles de maneiras diferentes para promover estímulo físico e mental do animal.

Agora veja a seguir quais são os melhores jogos de inteligência para você praticar com o seu pet.

1. Jogar bola estimula a inteligência

Jogos de inteligência para animais de estimação

Cadela brincando com os seus filhotes. Foto: Freepik

Sem dúvidas, as bolas são os objetos mais comuns entre os brinquedos para animais de estimação.

Se o seu pet ama correr atrás de uma bola, você pode deixar essa atividade ainda mais divertida e motivadora.

Você pode fazer de conta que vai jogar a bolinha e então esconder ela em algum lugar onde o animal tenha que procurar.

Isso vai estimular o olfato, a curiosidade e a capacidade de raciocínio do cão.

2. Procurar objetos: um dos jogos de inteligência para animais de estimação

Jogos de inteligência para animais de estimação

Pinscher brincando na grama – Foto: Freepik

Nessa brincadeira você precisa deixar que o animal reconheça o brinquedo que você vai esconder, para que ele tenha uma ideia clara sobre o que procurar.

Por meio do odor e características memorizadas, o animal vai poder encontrar o objeto. E você pode tornar o jogo cada vez mais complexo.

Você pode até se esconder e deixar que o seu animal de procure. Esse tipo de brincadeira é divertido e ajuda a estimular a mente e a capacidade de memorização do animal.

3. Jogo de cálices e bolas

Esse é um dos melhores jogos de inteligência para o seu animal de estimação e, para você se divertir junto com ele.

Antes de mais nada, você vai precisar separara alguns cálices ou objetos que não sejam tão pequenos que o animal possa engolir.

Jogos de inteligência para animais de estimação

Pinscher brincando – Foto: Freepik

O jogo inicia quando você esconde um alimento sob um dos cálices. Então o cão fica responsável por descobrir a localização do item.

Conforme o animal vá desenvolvendo as habilidades necessárias para essa brincadeira, você pode incluir mais recipientes.

Esse é um jogo simples e divertido e, você pode usar o que tiver em casa, desde caixinhas, até copos de plástico ou formas de muffin, por exemplo.

4. Circuito de obstáculos

O circuito de obstáculos é mais um entre os melhores jogos de inteligência, que ajuda também a treinar a velocidade e a resistência do animal.

A ideia aqui é que o cão escolha o caminho mais adequado para conseguir chegar onde deseja e, assim atingir os seus objetivos dentro da brincadeira.

Cadeiras, bambolês, cones, pneus e outros objetos semelhantes são ótimos para criar um circuito bem divertido e complexo para o seu animal.

Conclusão sobre jogos de inteligência para animais de estimação

Os jogos de inteligência para o seu animal de estimação são brincadeiras que estimulam a capacidade física e mental do animal, promovendo muita diversão e melhorando a saúde de maneira geral.

O post Jogos de inteligência para animais de estimação! Confira 4. apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
26 de Dezembro de 2021

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos