Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Pomchi – uma mistura de Chihuahua e Pomerânia

Você sabe o que é um Pomchi? É um cachorro que é um cruzamento entre um Pomerania e um Chihuahua.

Este pequeno e forte cão combina, com uma aparência encantadora, os melhores traços da raça dos seus antepassados.

Quem são, de onde vem?

Pomchi

Pmchi. Fonte: Public Domain

Hoje ninguém sabe ao certo se o fruto do amor do Chihuahua e do Pomerânia é acidental ou se são experimentos deliberados de criadores. No entanto, o fato permanece – em 1998, o Pomchi foi oficialmente reconhecido como uma raça independente.

A popularidade dos cães pomchi se deve ao fato do animal ser de tamanho compacto, o que permite que ele seja mantido mesmo em apartamentos pequenos, ao mesmo tempo que possui todas as vantagens de seus parentes maiores:

  • Simpatia e dedicação;
  • Funções de proteção;
  • Aparência atraente;
  • Boa saúde.

Os fundadores da raça Pomchi

Os principais fundadores do híbrido são o Pomerânia e o Chihuahua. No entanto, como mencionado acima, o sangue de cães Spitz do norte foi adicionado à raça, em particular o Lapland Spitz, que tem uma lealdade incrível para com os humanos.

Há uma opinião de especialistas que os criadores adicionaram o sangue de pugs ao sangue da linha europeia de Chihuahuas de pelo curto durante a restauração da raça.

Daí a diferença na aparência dos cães da raça Chihuahua em relação aos seus homólogos estrangeiros. Os chihuahuas europeus são mais narigudos do que os Chihuahuas da América Latina, com um corpo ligeiramente mais curto.

Assim, verifica-se que, em geral, os fundadores da nova raça Pomchi são quatro raças de cães:

  • Spitz alemão (Lulu da Pomerânia);
  • Lapland Spitz;
  • Chihuahua;
  • Pug.

Descrição da raça e fotos

O pelo do Pomchi se assemelha a um chihuahua de pelo comprido. A cabeça é arredondada, “como uma maçã”, como a de um Chihuahua.

O tamanho das orelhas também permaneceu grande, mas sua posição na cabeça e a ponta pontiaguda são características dos ancestrais do Spitz.

Tamanho, físico

A altura e o peso da pomchi correspondem aos padrões das linhagens de Spitz e Chihuahuas, com média de 18-25 cm na cernelha e 3-3,5 kg, respectivamente.

O corpo que o cão herdou de seus ancestrais é atarracado, compacto, com peito largo e bem desenvolvido, pescoço forte, costas musculosas e pernas fortes. A cauda não deve se enrolar em um anel, mas ficar para trás, como um chihuahua.

Cores e pelagem

A pelagem do cão requer escovação frequente.

A cor do nariz depende da cor geral do cão – um cão claro tem um nariz claro (rosa, marrom claro, “nevado”), respectivamente, um indivíduo escuro terá um nariz escuro.

Assim, os olhos são grandes, protuberantes, a paleta de cores: do avelã claro ao marrom escuro.

Personalidade do Pomchi

O Pomchi tem caráter equilibrado e flexível, com maior senso de autoestima. O híbrido tem um intelecto poderoso e é muito curioso.

Assim, a vontade e a teimosia podem facilmente dominar uma pessoa de temperamento gentil.

Os proprietários, em seus comentários, observam que o animal não é conflitante e se dá bem com os outros animais da casa.

Além disso, ele tem excelente contato com as crianças, desde que se leve em consideração seu tamanho e, por consequência cuidado no manuseio.

Caso contrário, o cão tentará evitar o contato com crianças ou começará a se defender. Os adultos devem se lembrar disso, bem como do fato de que um cachorro não é um brinquedo, mas um ser vivo.

Como alimentar um Pomchi?

A base da alimentação do Pomchi é um menu completo e equilibrado. Água limpa deve estar disponível sempre.

Cada tipo de alimento tem suas vantagens. Uma coisa é certa – se for comida seca, então deve ser super premium, se for natural, então apenas produtos frescos e de alta qualidade.

Então considerando o tamanho em miniatura do cachorro, a comida não sai muito caro.

Mas a necessidade do cão deve ser claramente definida e o cão não deve ser superalimentado.

Assim, é preciso alimentar um adulto 2 vezes ao dia, porém, dado o aumento do metabolismo de um animal pequeno, vale a pena fazer um lanche durante o dia.

Dê a ele uma maçã, uma cenoura ou algum tipo de guloseima – industrial ou caseira. É bom para os dentes e ainda vai prender a atenção do cão por muito tempo.

Em geral, a dieta Pomchi é idêntica à do Chihuahua e da Pomerânia.

Saúde e propensão a doenças

Os dentes são o calcanhar de Aquiles de todos os cães pequenos, então você deve examinar regularmente. O tártaro removido é uma garantia de que o seu animal não perderá os dentes ainda novinho.

Assim, você também deve prestar atenção aos sistemas respiratório e cardiovascular do pomchi.

Além disso, Chihuahuas e Spitz são suscetíveis a doenças cardíacas, que estão diretamente relacionadas a patologias respiratórias.

Manutenção e cuidados em casa

Cuidar de um pomchi envolve escovação diária para evitar emaranhados. Você pode precisar de serviços de tosa.

Os olhos esbugalhados destes cães muitas vezes lacrimejam, por isso é necessário enxaguar regularmente os olhos com gotas especiais ou chá de camomila (se a cor da pelagem permitir, para não pigmentar).

A limpeza da orelha também são procedimentos necessários. É necessário ensinar um filhote a essas manipulações desde a infância.

O Pomchi não gosta de frio e umidade, sendo assim, ele precisa de roupas no inverno. No calor do verão, você deve proteger seu filhote do excesso de luz solar para evitar a insolação.

Pelas suas qualidades naturais, um cão desta raça é adequado tanto para uma pessoa idosa com um estilo de vida moderado, como para uma família com crianças e outros animais – tendo em conta as especificidades da raça (principalmente traumas devido ao seu pequeno tamanho).

O post Pomchi – uma mistura de Chihuahua e Pomerânia apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
15 de Outubro de 2021

Autor

Autor: 
Handreza Hayran