Você já reparou que a cadela lambe os filhotes logo que eles nascem? Esta é uma das atitudes mais comuns e básicas de todas as fêmeas que acabaram de ter filhotes, uma vez que as lambidas simbolizam inúmeras coisas relacionadas a saúde e bem-estar dos pequenos cãezinhos que chegaram ao mundo.
Por isso, se você quer aprender mais sobre este assunto, continue lendo. Vamos descobrir diversas coisas legais sobre o comportamento materno da fêmea e como isso faz com que os filhotes sejam mais saudáveis, fortes e sobrevivam logo após os primeiros dias de vida.
Acompanhe!
Por que a cadela lambe os filhotes? Entenda melhor este comportamento
Nós já falamos sobre várias curiosidades sobre a maternidade canina aqui no Portal do Dog. Só que esta aqui, tem um espaço especial e dedicado. Afinal de contas, quando a cadela lambe os filhotes, ela está demonstrando muito mais do que amor e carinho. E esta é uma atitude que faz toda a diferença para a saúde ou não dos filhotes.
Veja por que a cadela lambe os filhotes:
- A cadela lambe os filhotes para carícias e conforto;
- Lamber é uma excelente alternativa para manter os filhotes limpos;
- A cadela lambe os filhotes para estimular as necessidades;
- As lambidas ajudam a eliminar odores que atraem predadores;
Vamos nos aprofundar mais em cada uma das atitudes listadas acima a partir de agora. Portanto, continue lendo e entenda melhor cada comportamento da fêmea logo após os filhotes nascerem.
A cadela lambe os filhotes para carícias e conforto
O primeiro comportamento totalmente comum e básico de uma cadela que acabou de ter filhotes, é lamber eles. Assim como nós, humanos, seguramos o recém nascido no colo, as cadelas usam a língua para dar este mesmo tipo de carinho e conforto aos filhotes.
Então, o primeiro motivo pelo qual a cadela lambe os filhotes, é para demostrar proximidade, amor e carinho a eles, de modo que eles não se sintam sozinhos. Isto parece romântico demais e até um pouco humanizado, mas é a mais pura realidade. Afinal, se o filhote ficasse sozinho e sem este tipo de amparo, ele simplesmente morreria.
Ou seja, não é uma simples questão de humanização canina. Mas sim, um fato relacionado a sobrevivência deles.
Lamber é uma excelente alternativa para manter os filhotes limpos
As lambidas não servem apenas de amparo psicológico e carinho físico. Mas também, servem para manter os filhotes sempre limpinhos e sem nenhum tipo de resíduo que possa dificultar seus primeiros dias.
As cadelas mantém seus filhotes limpos usando a língua, inclusive, para espantar qualquer tipo de bactéria ou fungos que possam se instalar ali, em um ser que ainda não possui defesas próprias.
A saúde do cachorro filhote depende totalmente destas limpezas que a cadela faz, uma vez que eles ainda não tem a capacidade de se limpar. Inclusive, as lambidas da mãe estimulam os próprios filhotes a se limparem no futuro, de modo que eles entendam esta importância. É como se a mãe desse o exemplo.
Portanto, se você tem dúvidas sobre quando dar banho no filhote, a resposta é: somente depois de alguns meses. Pois no início, quem dá o banho é a cadela.
A cadela lambe os filhotes para estimular as necessidades
Quando um filhote é recém nascido, ele não consegue ser auto sustentável. Ou seja, ele precisa de diversos tipos de ajudas e estímulos para sobreviver. Inclusive, alguns cães ficam alguns dias com os olhos fechados, até que de fato conseguem abrir. Isto é bem comum e requer um amparo bem grande da cadela.
Logo, as lambidas nos filhotes também servem para estimular que eles façam as necessidades de maneira regular. Ou seja, a cadela lambe seus filhotes, também, para ensinar eles a fazer cocô e xixi! Estas lambidas ocorrem principalmente na região da barriga e regiões íntimas. Desta forma, os filhotes “percebem” estas regiões e, então, conseguem fazer suas necessidades.
Muito interessante, não é mesmo? Veja também algumas dicas de como cuidar de um cachorro.
As lambidas ajudam a eliminar odores que atraem predadores
O instinto maternal canino é fantástico. Existem vários comportamentos padrões que fazem com que as cadelas cuidem bem de seus filhotes e saibam exatamente o que fazer para mantê-los saudáveis.
É claro que em algumas ocasiões será preciso intervir – como quando a cadela simplesmente abandona um filhote da nihada (sim, isto acontece).
Porém, de maneira geral, a cadela sabe direitinho o que fazer para que seus filhotes sobrevivam e consigam ter a sua própria vida em poucos meses. E as lambidas, inclusive, tem um motivo instintivo, que é mantê-los “cheirosos” para que não apareçam presas para matá-los.
Ou seja, se os cães ainda fossem selvagens, esta atitude seria importante para que o cheiro dos filhotes, característico para os predadores, não fosse exalado pela floresta. E, assim, os filhotes ficam a salvo. Instinto de proteção!
Quando o filhote lambe a mãe – O que isto significa?
Até aqui, entendemos por que a cadela lambe os filhotes. Só que se você reparar muito bem no comportamento de uma ninhada, vai perceber que os filhotes também lambem a mãe. E isto, por que acontece? Vamos entender um pouco mais sobre as lambidas reversas. Acompanhe.
De maneira geral, a língua da mãe e dos cães serve como uma forma de conexão. Ou seja, o cheiro e a temperatura mantém filhote e fêmea sempre próximos. E da mesma forma que um filhote sabe que está sendo protegido quando sua mãe o lambe, a fêmea sabe que precisa fazer alguma coisa quando o filhote retribui.
Neste caso, o filhote pode lamber a mãe para dizer que está com fome ou desconfortável. E a fêmea prontamente entende isso, de modo a atender sua ninhada.
A relação entre filhotes e sua mãe é bem complexa. Há vários padrões que podemos reparar em vários tipos de raças. Mas todos estes padrões servem, principalmente, para manter os filhotes com saúde e a salvos. Muito legal, não é mesmo?
O post Por que a cadela lambe os filhotes? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.