Nem todo cachorro tem a mesma cor de pelo ao longo de sua vida. A tonalidade da pelagem de um cachorro pode variar dependendo de vários fatores. Em alguns cães, essas mudanças são praticamente invisíveis, pois as mudanças de cor são pouco perceptíveis, em outros, ao contrário, a mudança de cor é claramente visível.
Às vezes até parece que é um cachorro diferente. Todos sabem que os dálmatas nascem completamente brancos e só depois de uma semana e meia começam a apresentar manchas escuras, que se tornam distintas.
Quando o cachorro adquire a cor final?
A cor final do cão ele adquire aos seis meses. Pela primeira vez, a mudança de pelagem em cachorros ocorre antes mesmo dos dois meses – a pelagem fofa de cachorrinho é substituída por outra pelagem. Assim, sua cor pode ser ligeiramente diferente da original.
Então, no intervalo entre 6 meses e um ano, ocorre o segundo estágio – quando as propriedades do pelo se mudam novamente. Normalmente, em cães de pelo curto, esse estágio é mais rápido do que em cães de pelo comprido.
Quais raças as mudanças de pelo são mais perceptíveis?
A coloração em algumas raças é mais pronunciada do que em outras – nesses cães há uma grande diferença entre a cor da pelagem dos filhotes e dos cães adultos. Estas raças são:
- Yorkies;
- Bobtails;
- Dálmatas;
- Bedlington Terriers;
- Pastores Alemães.
Mas isso não significa que as mudanças na cor da pelagem relacionadas à idade afetem apenas os cães jovens. Mas a cor pode mudar não só devido ao envelhecimento, mas também por outros motivos.
Por que os cães brancos tendem a ficar amarelos?
A principal razão para o amarelecimento da pelagem é a sua oxidação. O pelo dos cães está continuamente em contato com inúmeras substâncias.
Lágrimas, saliva e vestígios de urina podem causar manchas ou amarelecimento da pelagem. Mesmo a simples água a longo prazo pode levar à oxidação das partes do pelo que estão constantemente em contato com ele, a ponto de causar uma mudança na cor da pelagem.
Todas essas substâncias contém ferro, mineral com alto poder oxidativo e principal causador do amarelecimento da pelagem.
Por que a pelagem preta de um cachorro fica avermelhada
Se o seu cão tem pelo preto ou muito escuro, ele pode começar a ficar castanho avermelhado, ou se o seu pelo for mais claro, pode ficar mais rosa, laranja com tons avermelhados.
A pelagem vermelha que aparece em alguns cães, sem motivo aparente, sempre foi envolvida por uma aura de mistério, o que deu origem a alguns boatos relacionados à alimentação. É verdade que a nutrição está relacionada, mas não da maneira como é contada.
A pelagem de um cachorro muda de cor devido à doença?
Algumas doenças podem fazer com que a pelagem do seu cão mude de cor. Entre estas encontramos:
- Problemas hormonais;
- Doença de pele;
- Câncer.
Alguns tipos de câncer também podem fazer com que a pelagem do seu cão mude de cor. O câncer de pele em cães é bastante raro, mas pode causar um aumento ou diminuição na pigmentação do pelo.
Envelhecimento pode mudar a cor da pelagem do cachorro?
A causa mais comum da mudança de cor da pelagem de um cão é simplesmente o processo natural de envelhecimento.
Filhotes geralmente não adquirem sua coloração adulta até atingirem a maturidade, então, se você estiver adotando um cão em idade precoce, poderá notar algumas mudanças em sua coloração conforme ele cresce.
Além disso, a pelagem tende a clarear com a idade, então os cães mais velhos terão uma cor mais clara do que os cães mais jovens.
Finalmente, como as pessoas, os cães também têm “pelos” grisalhos ou brancos à medida que envelhecem.
Raios solares e altas temperaturas mudam a pelagem do cachorro?
Outra causa potencial para o clareamento de pelos de cachorro é devido a um fator ambiental. Na verdade, a exposição prolongada ao sol e as mudanças repentinas de temperatura tendem a clarear o pelo do animal.
O post Por que a pelagem do meu cachorro muda de cor? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.