Na maioria das vezes, a baba em grande quantidade pode ser só por algum fator fisiológico, mas ela também pode ser uma manifestação de quando o organismo do animal não está bem.
Para ajudar a identificar se a salivação do pet está normal, ou é um indício de algo mais grave, selecionamos as principais causas que levam o animal a salivar em grande quantidade.
Causas que levam o animal a salivar em grande quantidade
É importante ressaltar que sempre que o animal apresenta uma anormalidade, ele deve ser encaminhado a um veterinário.
1. Dores na gengiva ou nos dentes
A saúde bucal do seu pet também pode influenciar no excesso de baba. Alguns problemas como gengivite, causam descompensarão no fluido.
Em casos periodontal, o pet sofre de uma infecção bacteriana na boca, causada pelo acúmulo de tártaro e placa dentária.
Algumas raças são mais predispostas a desenvolver problemas periodontal, mas a falta de higienização bucal é o principal fator para o desenvolvimento dessa doença. Com a evolução do problema, surge a gengivite, uma inflamação na gengiva.
Um cão que está sofrendo problema periodontal costuma apresentar sintomas como:
- Mau hálito;
- Gengivas avermelhadas ou com sangue;
- Perda de dentes;
- Dificuldade para mastigar;
- Excesso de baba;
- Presença de sangue na saliva.
O tratamento depende da gravidade do caso, em situação mais leves, uma limpeza com um profissional deve resolver, porém, alguns caso precisam da extração de dentes infectados.
A prevenção é cuidar bem da saúde bucal do pet com a escovação correta e escolher uma boa ração.
As consultas com um profissional também é uma forma de cuidar da higiene da boca do cachorro.
2. Cachorro baba muito devido ao calor excessivo
Os dias quentes de verão podem ser bem incômodos para algumas raças de cachorro.
A salivação tem uma importante função de controlar o calor corporal do animal. Quando o calor é excessivo, o organismo do cão aumenta a produção da saliva para regular a temperatura do corpo.
Após exercícios físicos também é comum o aumento da salivação, já que ocorre uma elevação na temperatura corporal do cachorro.
Em dias mais calorentos procure sempre deixar disponível água limpa e fresca para o cachorro. Evite atividades físicas em horários em que o sol está mais forte. E procure deixá-lo em lugares frescos.
Algumas raças tendem a sofrer mais com a elevação da temperatura, que é o caso dos cães braquicéfalos.
3. Problemas estomacais causam um excesso de salivação
Problemas estomacais também podem fazer o cão babar muito.
Quando o cão sente algum incomodo como náuseas é comum a produção maior de saliva.
Já observou que seu cão tem uma maior salivação ao andar no carro? É comum que os cães babem tanto no carro, já que ele sente enjoo e a babam mais do que o normal.
Esse é um mecanismo que o corpo do animal usa para regular o pH do estômago, por isso alguns problemas estomacais podem desencadear o excesso de salivação.
4. Cachorro baba muito devido ao envenenamento ou intoxicação
Nem sempre a baba será inofensiva, em alguns casos ele pode indicar um problema na saúde do animal, sendo um desses casos o envenenamento.
Alguns alimentos consumidos por humanos podem ser tóxicos para o cãozinho e causar um quadro da intoxicação, além disso, plantas também podem ser perigosas para o animal.
Quando o animal está sofrendo de envenenamento ou intoxicação ele pode apresentar um aumento na salivação.
Ao notar que o animal entrou em contato com algum dessas substâncias ou alimentos e está apresentando sintomas como dificuldade para respirar, diarreia, vômito, convulsão e salivação, leve-o com urgência para um veterinário.
Dependendo do caso, o animal precisará de um atendimento rápido.
5. A salivação em excesso ou espumante pode ser um sinal de raiva
O excesso de salivação costuma ser relacionado com a raiva, que é uma zoonose, uma doença infecciosa transmitida do animal para o humano.
Com a vacinação, o número de casos de raiva caiu bastante, mas ainda há casos em animais não vacinados.
A salivação é bem característica dessa doença, que acompanha outros sintomas como a agressividade, convulsões e agitação.
A raiva canina não tem cura, nesses casos a única indicação é a eutanásia.
Algumas doenças podem apresentar sintomas parecidos com a raiva, por isso só um profissional pode diagnosticar o cachorro.
Como a raiva é contagiosa e perigosa para o animal e os humanos, a vacinação deve ser de alta importância. Elas são administradas entre o 3º ao 5º mês de vida do pet, depois deve ser aplicada anualmente.
6. Cachorro baba muito devido a crise epilética
Os cães também sofrem de epilepsia, que pode ser adquirida ou de forma genética.
A salivação excessiva pode preceder uma crise epilética. Esse problema afeta às células do cérebro, causando crises onde o animal apresenta perda da coordenação motora e da consciência, causando movimentos involuntários.
A epilepsia não tem cura, mas com o tratamento adequado o cão leva uma vida normal.
7. Cachorro baba muito devido a estomatite
A estomatite é um termo usado para inflamações na mucosa oral do cachorro. São diversos motivos que podem causar lesões na boca do animal, desde traumas ou até mesmo por uma outra doença.
Entre os sintomas estão o:
- Excesso de salivação;
- Perda de apetite;
- Disfagia (dificuldade para engolir);
- Perda de peso;
- Mau hálito;
- Febre;
- Letargia.
O tratamento depende da gravidade e da causa da enfermidade, em alguns casos, a prescrição de medicamentos será o suficiente para tratar a estomatite, mas é possível a necessidade de internamento do animal para casos que necessita de uma maior atenção.
8. Causas emocionais podem causar um aumento na salivação
As emoções podem interferir na salivação do seu pet. Quando ele fica animado ou agitado é comum que apresente uma maior salivação.
O estresse também influência nessa quantidade de baba, podendo ser acompanhado de outros sintomas como tremores.
9. Cachorro baba muito devido a um corpo estranho
Um outro motivo para a salivação demasiada do animal é a presença de algum corpo estranho na cavidade oral do cachorro.
É comum que o pet mordisque diferentes objetos e matérias, assim ele pode acabar com algum pedaço desse corpo estranho em sua gengiva, machucando o local.
A salivação excessiva deve ser um dos primeiros sinais, mas outros sintomas como sangramento bucal, incômodo no local e dificuldade para comer podem ser manifestados.
Esse corpo estanho deve ser removido, caso o animal fique agressivo ou o material esteja em uma localização de difícil acesso, o ideal é procurar um profissional.
Dependendo do machucado, o pet pode necessitar de algum medicamento, mas essa decisão deve ser do veterinário que atendeu o animal.
10. Predisposição genética
Algumas raças são predispostas geneticamente a babarem em excesso. Isso ocorre pela anatomia dos lábios, que acumula a saliva.
Por esse detalhe, esses cães precisam de um maior cuidado nessa região, mantendo sempre limpo e enxuto.
Entre as raças babonas, algumas são destaques como:
- São Bernardo;
- Dogue Alemão;
- Boxer;
- Fila Brasileiro;
- Basset Hound;
- Terra Nova;
- Bulldog Francês;
- Bulldog Inglês;
- Spaniel;
- Cane Corso.
Quando o excesso de salivação é preocupante
A salivação é normal, algo natural no animal, mas acompanhada de outros sintomas não deve ser ignorada.
Os casos que necessita de uma maior urgência são os de envenenamento e intoxicação, então se o cão apresenta muita baba e sintomas como dificuldade respiratória, busque ajuda médica o mais rápido possível.
Outra situação que precisa de atenção é quando o animal apresenta uma salivação espumosa, isso pode ser uma indicação da raiva ou a antecipação de uma crise epiléptica, precisando de um atendimento urgente com um profissional.
A persistência da salivação excessiva deve ser comunicada ao médico do animal, que com um diagnóstico correto pode ajudar a resolver esse problema do cachorro.
Como prevenir o excesso de salivação?
Alguns cuidados podem ajudar a evitar grande parte dos problemas que causam o excesso de salivação.
O principal é manter a saúde bucal do seu pet sempre em dias, usando os produtos adequados e com frequência correta. Com uma boca saudável, ocorre a diminuição das doenças e problemas que estão relacionados com o aumento da baba.
Consultas periódicas são indispensáveis para manter o animal saudável, então procure um veterinário de sua confiança para acompanhar a saúde do seu pet.
Com essas consultas, muitos diagnósticos são feitos de forma precoce, o que pode salvar seu cachorro.
Além disso, cuide da alimentação do cachorro, procure uma ração de qualidade e mantenha a saúde bucal do animal.
A saúde mental do cachorro também é importante e não deve ser negligenciada. Procure ajuda com um profissional e tome cuidados para manter o animal em um local tranquilo e feliz.