Você sabe quais são as principais doenças em cães? Esta é uma das principais dúvidas de todos os tutores que se preocupam e querem o melhor para seus pets. Afinal, doenças podem acontecer. E quanto antes os sintomas forem identificados, melhor para um eventual tratamento.
Por mais que muitas doenças em cães podem ser facilmente evitadas com vacinas ou com cuidados preventivos, saiba que seu pet não está livre de passar mal ou ter algum tipo de desequilíbrio no organismo. Pode ser por ter comido algo que não fez muito bem, pode ser por ter sido picado por um inseto ou pode ser pelo fator idade.
Desta forma, para entender os sinais e ficar mais atento para o dia a dia do seu pet, acompanhe o artigo de hoje. Vamos esclarecer alguns dos principais sinais que os cães dão quando estão doentes ou quando estão prestes a ficar.
Doenças em cães – Veja aqui alguns sinais de alerta que podem indicar alguma doença
Nós já escrevemos aqui no blog sobre as principais doenças que podem afetar um cão. Seja ele um cão de apartamento ou um cão que vive em áreas abertas, como quintais ou casas térreas. As doenças em cães são mais comuns do que os tutores imaginam. Afinal, um cão é um ser vivo, com um organismo que funciona perfeitamente e luta diariamente para manter tudo em ordem.
Só que as vezes, alguns probleminhas podem surgir, fazendo com que o animal passe mal ou desenvolva algumas complicações de longo prazo. Por exemplo, uma simples coceira hoje, pode virar uma ferida de difícil cicatrização no futuro. Portanto, para qualquer sinal de que algo está errado com seu pet, você precisa ligar o sinal de alerta. Afinal, é com uma boa prevenção que muitos problemas graves são facilmente evitados.
O tratamento precoce de qualquer irregularidade pode facilmente fazer com que seu cão não tenha estágios avançados de uma doença, como uma simples gripe canina, que pode evoluir para complicações mais agudas. Só que para isso, é muito importante conhecer os principais sinais que os cães dão quando não estão bem. Separamos uma lista deles para te ajudar. Veja:
- Observe sempre as fezes e a urina do seu cão – É lá que muitas doenças são descobertas;
- A alimentação entrega muitos sinais de que algo está errado com seu cão;
- Cão bebendo água demais também pode ser um sinal de doença;
- Cães cansados ou preguiçosos demais podem estar querendo dizer alguma coisa;
- Observe se o animal está respirando ofegante ou com alguma dificuldade;
- Se o cachorro demonstra estar com medo e se esconde com frequência, pode ser que ele está doente;
Para que fique mais claro, vamos abordar cada um dos itens acima a partir de agora, de forma que possamos nos aprofundar mais no tema e você possa ter uma visão mais ampla daquilo que seu cão pode estar demonstrando no dia a dia. Acompanhe.
Observe sempre as fezes e a urina do seu cão – É lá que muitas doenças são descobertas
Um dos principais sinais de doenças em cães e que todos os tutores deveriam levar bastante em consideração, estão nas fezes e na urina. Afinal, é através das fezes e da urina que as secreções internas do nosso corpo são eliminadas. Logo, se algo estiver errado nestas secreções, precisamos agir rapidamente e levar o nosso cãozinho a um veterinário.
Um exemplo bastante extremo e que com certeza fará qualquer tutor procurar um veterinário, é o fato de aparecer sangue nas fezes ou na urina. Isto nunca é bom sinal e o tutor não precisa entender tudo sobre saúde canina para se preocupar e procurar um veterinário com urgência.
Só que além disso, há sinais uma pouco mais escondidos e que nem sempre podemos enxergar com facilidade. Por exemplo, o cheiro e a densidade da urina e das fezes são indicadores bem importantes para desconfiar de alguma doença. Principalmente se o cheiro das necessidades ficar muito forte de um dia para o outro, pode ser que há alguma enfermidade ocorrendo no organismo do animal.
Ainda sobre as necessidades do cão, observe o animal durante o processo. Se você notar que o cão está com dor ou com alguma dificuldade para fazer xixi ou cocô, procure um veterinário o quanto antes. Afinal, se o problema estiver ainda no início, poderá ser até simples de resolver.
A alimentação entrega muitos sinais de que algo está errado com seu cão
Outro fator determinante para entender se o cão está ou não doente, é o fator alimentação. Seja uma alimentação natural para cães, seja um petisco delicioso ou mesmo uma tigela de ração, saiba que o cão sempre vai gostar de comer. E quando ele perde essa vontade de maneira muito repentina, pode ser que ele está com algum problema de saúde.
Um cachorro que está doente ou prestes a ficar doente, geralmente vai recusar a comida. Mesmo sendo uma comida que ele ama de paixão. Este é um sinal bastante claro e que a maioria dos tutores vão perceber, pois a gente sempre quer o melhor para o nosso cãozinho e, quando ele não está comendo, há uma carga grande de preocupação envolvida.
No entanto, é importante entender também que há outros fatores que podem fazer um cão não comer. As doenças são as mais graves. Mas há também o fator enjoo e o fator calor. Quando um cão passa a desgostar de uma ração, ele poderá rejeitá-la. E ainda, em dias muito quentes, o cãozinho vai optar por comer menos, pois poderá estar estressado com o calor.
Cão bebendo água demais também pode ser um sinal de doença
Outro fator bastante claro de que o cachorro está passando por alguma doença ou mesmo algum tipo de desconforto no organismo, é a hidratação. De maneira geral, a hidratação é muito importante para manter a saúde do animal em dia. Quanto mais água ele beber, melhor para o funcionamento do organismo. Só que se o animal passa a beber água demais de maneira repentina e da noite para o dia, desconfie.
Quando o cachorro está bebendo água demais, pode ser que ele está passando por algum problema de saúde que nem sempre é fácil de identificar sem os sinais corretos. A água acaba sendo uma forma que o cão encontra para tentar amenizar a dor ou mesmo o possível desconforto no organismo ou até mesmo na própria boca (quando há algum problema nas gengivas ou dentes, por exemplo).
Além disso, algumas doenças ou desconfortos podem trazer bastante sede para o cachorro, causando uma desidratação bem grande. Logo, por mais que o cão esteja, então, bebendo muita água, não é porque ele está pensando na sua hidratação. Mas sim, pelo fato de que ele já está desidratado e está sofrendo com isso. Afinal, a sede é um sinal de que o corpo já está desidratado, não um sinal de que ele vai desidratar a qualquer momento.
Cães cansados ou preguiçosos demais podem estar querendo dizer alguma coisa
Com toda certeza do mundo. Um cão que está muito cansado ou com uma preguiça excessiva (principalmente de forma repentina), pode sim significar que há uma doença se desenvolvendo ali. Afinal, de maneira geral os cães são bem brincalhões e adoram mostrar isso para seus tutores. Até mesmo aqueles mais calmos e tranquilos vão demonstrar algum tipo de afetividade ou brincadeira.
No entanto, se o cão estiver doente ou com qualquer tipo de anormalidade no organismo, as chances de ele ficar deitado por muito tempo e sem nenhum tipo de ânimo, são bem grandes. E por isso, é muito importante que você entenda a personalidade do seu cão, para que possa identificar este tipo de comportamento quando ocorrer.
Para tutores que passam boa parte do dia fora de casa, muitas vezes fica difícil ver estes comportamentos de preguiça ou descanso em tempo real. Por isso é tão importante ter uma rotina bem definida para que seja mais fácil de identificar estes padrões de comportamento.
Doenças em cães: Observe se o animal está respirando ofegante ou com alguma dificuldade
Outro fator bastante importante para identificar potenciais doenças em cães, é a respiração. Como você sabe, a respiração é um ponto importantíssimo na qualidade de vida do pet. Por exemplo, cães braquicefálicos precisam de muito mais cuidados para terem uma vida confortável, visto que caminhadas longas ou o excesso de brincadeiras podem causar desconfortos e até levá-los a óbito, devido a dificuldade de respiração.
Logo, quando você nota qualquer tipo de dificuldade ou mesmo qualquer tipo de anormalidade na respiração do animal, isto é um motivo mais do que suficiente para que você leve-o para um veterinário o quanto antes.
É claro que para toda regra há também uma excessão. E neste caso, não é diferente. Por exemplo, dias muito quentes ou mesmo depois de uma caminhada, o cão pode sim respirar de forma ofegante. Mas isto não necessariamente significa que ele está com algum problema. Mas quando a respiração fica ofegante de forma repentina e em momentos de calmaria, então sim é muito importante buscar uma ajuda veterinária.
Outros fatores podem ser combinados para que a respiração ofegante seja um indicativo de alguma doença. Por exemplo, se algum dos sinais mencionados anteriormente estiverem presentes durante a respiração ofegante, você precisa redobrar os cuidados e procurar um veterinário com ainda mais urgência.
Doenças em cães: Se o cachorro demonstra estar com medo e se esconde com frequência, pode ser que ele está doente
E por fim, não podemos deixar de mencionar um padrão de comportamento bastante comum e, infelizmente, bastante grave do ponto de vista de saúde física e mental do cachorro. Afinal, quando o cachorro se esconde, significa que algo está bastante errado no seu dia a dia. Isto pode significar que o cão está com medo ou pode significar, também, que ele está se sentindo tão mal, que os sintomas são considerados uma ameaça – e ele vai se esconder.
Fique atento para comportamentos com padrões onde o cão busca esconderijos ou busca ficar embaixo de locais bem inacessíveis, pois pode ser que ele está passando mal e precisa de ajuda, ok?
Doenças em cães: Sintomas claros e que indicam algum problema de saúde
E por fim, algumas doenças em cães trazem sinais e sintomas bastante clássicos e básicos e que com certeza você já ouviu falar ou até mesmo já presenciou. Afinal, o organismo dos cães funciona de uma maneira bem parecida com o nosso organismo, onde qualquer anormalidade ou qualquer desequilíbrio pode ser imediatamente atacado pelos anticorpos. Só que o corpo fica frágil quando o foco está em combater alguma doença, e o cão pode apresentar os seguintes sintomas:
- Febre;
- Vômitos;
- Diarréia;
- Cansaço extremo;
- Dores corporais;
Fique atento aos sintomas e cuide bem do seu pet.
O post Quais os sinais de alerta para doenças em cães – Entenda aqui os principais apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.