Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Cistite em cachorros

A cistite, ou também conhecida popularmente como infecção na bexiga, é uma das principais causas de problemas de saúde que podem ser encontrados em cães. O trato urinário dos cães, assim como o do ser humano, é composto por quatro principais estruturas, sendo elas os rins, ureteres, bexiga e uretra. Dentro da medicina, tanto na humana quanto na veterinária, o sufixo “ite” significa na maioria das vezes, inflamação. Quando falamos em cistite, nos referimos a uma inflamação na bexiga urinária. Essa moléstia acomete em maior escala as fêmeas, normalmente em seu período fértil (cio), devido sua uretra ser mais curta quando comparada com a dos machos. É importante ressaltar que os machos também podem ser acometidos.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

As causas dessa inflamação da bexiga urinária normalmente são de origem bacteriana, onde as bactérias entram no corpo através da uretra do animal. Não necessariamente tem como causa as bactérias, outros fatores podem desencadear uma inflamação, tais como: Certos fármacos (remédios); Cruzamento sem nenhum exame clínico breve do macho e da fêmea; Produtos químicos colocados no ambiente, principalmente os de limpeza; Neoplasias no trato urinário, dentre outros fatores.

Os sinais clínicos encontrados em animais que são acometidos pela cistite podem ser amplos, porém o tutor pode observar algumas anormalidades no cotidiano do pet. Primeiro ponto que pode ser observado em animal com cistite é a urina com odor forte e com aspecto turvo; O animal tenta urinar de instante em instante, porém em pequenas quantidades; Em casos mais graves, podem ocorrer picos de febre; Hematúrias, ou seja, presença de sangue na urina; Pode ocorrer micção dolorosa; Ao ser tocado no abdômen, pode apresentar dor; Em casos mais avançados, ocorre anorexia e Prostração.

O diagnóstico é feito através de exames clínicos junto a um médico veterinário. Normalmente, o profissional requerer certos exames específicos com o intuito de fechar o diagnóstico da forma correta. O exame de urina é o mais pedido, porém em alguns casos como complemento, pode ser requerido uma ultrassonografia. Quem irá decidir é o profissional responsável pelo caso.

O tratamento é feito através de terapia medicamentosa, mediante descoberta da causa primária. Em casos mais severos, o animal deve ser internado numa clínica para o quadro clínico ser estabilizado. Jamais tente tratar o animal sem a ajuda de um profissional médico veterinário, pois você estará colocando a vida do seu animal em risco.

A prevenção da infecção urinária deve ser feita pelo tutor do animal. É importante que o animal tenha água limpa e fresca sempre a sua disposição. Não interrompa o tratamento do seu animal sem o médico veterinário autorizar. Isso é um dos principais erros existentes. Uma prevenção importante e eficaz é que o tutor observe sempre a coloração da urina do animal, pois isso é um dos primeiros sintomas que aparecem na cistite. Leve seu pet rotineiramente a uma clínica veterinária para que sejam feito exames de rotina.

 

Por: George Augusto von Schmalz Portella de Macedo

Ocupação: Acadêmico de Medicina Veterinária

Contato: george_medvet@hotmail.com

Data: 
01 de Janeiro de 2015

Autor

Autor: 
George Augusto
Classifique: 
Ainda sem votos