O Shih Tzu mini é uma das raças mais populares no Brasil, e encanta por sua beleza e graciosidade, mas como aquele ditado popular que diz: “quem vê cara não vê coração”, pode ter certeza que quem acha que o Shih Tzu é um é só um cachorrinho de madame, vai se impressionar com a vividez e disposição que esse cãozinho possui.
O Shih Tzu é um cão de origem chinesa
Esse peludinho é um cão, uma história bem antiga. Alguns artefatos datados de 624 a. C, mostram que esse pequeno cachorro tem um passado bem remoto. O Shih Tzu foi desenvolvido na China e chegou a ser quase extinto durante a Revolução Comunista. A raça foi salva e em 1930 foi importada para a Inglaterra onde a raça foi popularizada.
De início o Shih Tzu e o Lhasa Apso eram considerados uma só raça, mas depois foram percebidas as diferenças entre as duas, fazendo com que tornassem raças distintas.
- Veja também: Nomes para shih tzu fêmea
Shih Tzu mini – É um cãozinho brincalhão
Mesmo parecendo ser aquele cãozinho que passa o dia todo no colo do tutor (e ele é), o Shih Tzu é um daqueles cachorros que gostam de uma boa diversão. Ele vai sempre encontrar uma forma de brincar, principalmente se houver a participação de alguém para incentivar.
Ele também é um cão muito amigável, já que um de seus momentos preferidos é ao lado de pessoas, de preferência sendo o centro das atenções.
O Shih Tzu é muito apegado ao dono
Ter um Shih Tzu como mascote é se preparar para ter um peludinho indo para todos os lados atrás de você. Ele gosta de estar na presença de humanos, principalmente se esse humano for o seu tutor.
Então isso faz com que o Shih Tzu não seja uma raça indicada para quem não tem tempo para reservar uma boa parte do tempo para esse “cãozinho”. O Shih Tzu também adora ficar ao lado do tutor e fica no colo recebendo um bom cafuné.
- Veja também: Lhasa Apso e Shih Tzu: Quais as principais diferenças?
Shih Tzu mini – Características
Quem resiste aos grandes olhos que esse cachorrinho possui, provavelmente não deve existir um humano imune aos olhares meigos desse cão.
O Shih Tzu também possui uma pelagem macia e comprida que dá todo aquele charme característico da raça, e essa pelagem é escura e vai clareando à medida que o pet cresce.
A raça pode apresentar as mais diversas cores, já que todas as cores são aceitas pelo padrão da raça. As cores mais comuns em um Shih Tzu são o branco, preto, cinza, dourado e branco, marrom e branco, vermelho, prata e malhado.
O Shih Tzu já é um cão bem pequeno, mas existe uma polêmica envolvendo o seu tamanho, pois alguns criadores oferecem cães dessa raça na versão “min”, “micro”, “zero” ou “toy”.
Mas será que essas versões são criações seguras e aceitas pelo padrão da raça? Venha entender tudo sobre o Shih Tzu em versões miniaturas.
- Veja também: Shih Tzu mais fofo do mundo em fantasia de ursinho
Shih Tzu tem variações de tamanhos?
Seguindo o padrão da raça, um Shit Tzu deve medir entre 20 a 27 cm e com um peso entre 4,5 a 7,5.
A raça já é considerada de pequeno porte, mas existem criadores de má fé que insistem em criar versões desse cão em miniatura. Esse tipo de prática é bastante perigoso e é um comércio que só visa o lucro sem responsabilidade com os cães dessa raça.
Esse tipo de produção de cães em versões reduzidas é prejudicial para o desenvolvimento do cachorro, muitos apresentam problemas como problemas ortopédicos, problemas cardíacos, convulsões, cegueira e até fechamento tardio da moleira.
O Shih Tzu em versão miniatura é mais frágil, alguns acabam não suportando nem procedimentos como castração e uso de anestesia, por conta dessa fragilidade, um cão em versão mini pode acabar não resistindo a acidentes como pancadas e quedas.
Outra situação preocupante relacionada ao mercado de raças em miniaturas é que alguns criadores usam os menores filhotes de uma ninhada, na maioria das vezes um filhote prematuro para depois fazer o cruzamento da raça.
É importante saber a procedência do canil criador da raça antes de adquirir um cãozinho Shih Tzu, não compactue com essa prática, mesmo parecendo encantador um Shih Tzu em tamanho miniatura, lembre-se que esse processo danifica a saúde do animal e acaba interferindo no bem-estar do mesmo.
Cuidados relacionados ao Shih Tzu
A raça precisa de alguns cuidados relacionados à alimentação, higiene e saúde. É importante não negligenciar nenhum desses cuidados, já que isso pode afetar no bem-estar do cachorro.
Alimentação
A alimentação deve ser sempre de qualidade, procure no rótulo as informações relacionadas a composição da ração para escolher o melhor para o cão da raça Shih Tzu.
A quantidade de ração vai depender de alguns fatores como idade, nível de atividade e até se é portador de alguma doença.
Uma avaliação com um profissional é o mais indicado para saber a dosagem indicada para o cão, mas em média o consumo de ração de cães da raça Shih Tzu é de 60 a 140 g por porção, sendo que o cão deve ser alimentado de 2 a 3 vezes por dia.
Higiene
O Shih Tzu é uma raça que precisa tomar banhos semanalmente, produtos próprios para a raça para que os pelos permaneçam sempre bem tratados.
A escovação deve ser diária, isso reduz a formação de nós além de remover os pelos mortos.
Os dentes devem ser escovados para evitar problemas como tártaro. As unhas devem ser aparadas, como o Shih Tzu é um cão mais comum em apartamentos e que vivem boa parte dentro de casa é mais difícil que aconteça com que a unha desgaste naturalmente, por isso sempre deixe as unhas do cachorro bem aparadas.
Saúde
Uma forma de prevenir doenças e de acompanhar o desenvolvimento do cachorro é com um acompanhamento médico. Procure um veterinário de sua confiança para indicar todos os cuidados relacionados ao pet.
O cachorro também precisa ser vacinado e passar por uma vermifugação, o médico-veterinário vai saber indicar o momento de cada uma desses cuidados.
O post Tudo sobre o Shih Tzu mini apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.