Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

10 raças de cachorros pastores para ter em casa

As raças de cachorros pastores são conhecidas pelo seu papel de trabalhador. Ou seja, muitos desses cães trabalhavam (e ainda trabalham) em rebanhos de bovinos e ovinos.

Apesar disso, hoje encontramos doguinhos desse grupo sendo criados em casas. Ou seja, mostrando-se ótimas companhias para seus tutores. Assim sendo, eles respondem prontamente aos comandos e proporcionam incríveis momentos de carinho.

Os cães dos grupos pastores não matam. Ou seja, eles apenas encurralam para benefício do homem. Podem apresentar também os comportamentos como mordidas (de leve) nas patas dos animais. Eles latem ou rosnam para agrupar os rebanhos e correm atrás dos animais.

Assim sendo, com a apresentação dessas principais características de trabalhadores, conheça as 10 raças de cachorro pastores para ter em casa.

Raças de cachorros pastores – Conheça 10 sugestões para ter em casa

Com um porte físico energético e muito inteligente, as raças de cachorros pastores podem ser criadas em casa. Ou seja, basta investir em um espaço apropriado para gastar energia, ter rotinas de exercícios e conhecimento acerca da personalidade de cada raça.

Abaixo separamos 10 opções de raças de cachorros considerados pastores, que são verdadeiros companheiros para os humanos.  

1- Pastor Alemão Capa Preta

pastor alemão

Pastor Alemão – Foto: Freepik

O cão Pastor Alemão está na terceira colocação do pódio de ranking das raças mais inteligentes do mundo. Ele é um verdadeiro espertalhão e cão de guarda.

Sua personalidade reflete a fidelidade aos tutores. Ou seja, sendo este um ótimo cão para adestrar também devido à sua inteligência notável. Não é à toa que o pastor alemão capa preta é muito usado pela polícia, por ser um ótimo cão farejador e atento às missões.

Seu jeito calmo se intensifica a partir dos dois anos. Ele pode ser criado no meio de crianças e pessoas idosas, se tornando um companheiro tranquilo e bem paciente.

Assim sendo, se você quer ter um pastor alemão capa preta em casa, saiba que será preciso adicionar uma rotina de exercícios frequentes para gastar as energias do cachorro. 

Caso não tenha a raça como cão de guarda, socialize o cachorro desde filhote com outros animais e pessoas do convívio.

  • Origem da raça: Alemanha.
  • Estimativa de vida: 12 anos..
  • Principais características: energia, lealdade, proteção, inteligência, facilidade de treinamentos e vigilância.

2- Pastor Australiano

pastor australiano

Pastor Australiano – Foto: Freepik

O Pastor Australiano adora brincadeiras. Ou seja, ele tem bastante energia para gastar e é um excelente cão para ensinar truques.

Os cães dessa raça eram muito usados em rebanhos de gados e ovelhas. Sendo um ótimo cão com estilo pastoreio, obediente e ágil para competições caninas.

O temperamento do Pastor Australiano é de um cachorro calmo, amoroso e um ótimo companheiro. Inclusive para crianças pequenas. Nesse caso, ele pode servir como cão de guarda das criancinhas e guia para animais pequenos.

Apesar do instinto protetor e por estranhar um pouco as visitas, você pode desde cedo socializar o pet com outras pessoas.

Saiba que essa raça exige passeios e brincadeiras diárias. Ou seja, eles podem se sentir tristes se não houver essa rotina. Por isso, é bem importante que vocês tenham espaço para criar o Pastor Australiano em um quintal ou fazenda para pastorear. 

  • Origem da raça: Estados Unidos.
  • Estimativa de vida: 15 anos.
  • Principais características: inteligente, amoroso, cão de guarda, se dá bem com outros animais e gosta bastante de brincar.

3- Border Collie

border collie

Border Collie – Foto: Freepik

O Border Collie está no topo do ranking de cachorro mais inteligente do mundo. Ou seja, esta é uma raça cheia de energia, adora brincadeiras e recebe treinamentos.

Sua função, antigamente, era de pastor de ovelhas, também conhecido por muito tempo pelo nome que se refere ao seu trabalho de pastoreio. Assim sendo, como não era um cão que latia “enquanto trabalhava”, muitos criadores adotaram a raça, que só mordiscava e intimidava as ovelhas.

A personalidade do Border Collie é de um cãozinho fiel ao tutor. Ele adora um desafio e brincadeiras. Também gosta de caçar animais. No entanto, pode parecer desconfiado na presença de estranhos por causa do seu instinto protetor.

Essa é uma raça que não deve ser criada em apartamento. Afinal, eles necessitam queimar sua energia fazendo exercícios físicos que agregam também a sua mente.

  • Origem da raça: Grã-Bretanha.
  • Estimativa de vida: 14 anos.
  • Principais características: inteligência, energia, lealdade, obedece bem aos treinamentos e ama brincadeiras.

4- Collie

collie

Collie – Foto: Freepik

O Collie é uma das raças mais famosas do cinema, principalmente com o filme estrelado por Lassie. Seus pelos compridos, sua beleza e esperteza despertam admiração por onde passam. Por isso, essa raça de cão pastoreio é uma das preferidas para ter em casa.

Seu temperamento gentil, inteligente e educado com as pessoas se tornam pontos fortes de uma raça para ter em casa. 

Saiba que os cães da raça Collie podem ser criados no interior de ambientes. Desde que o tutor leve para passear e faça brincadeiras em um quintal para gastar suas energias e trabalhar a sua mente.

Esse cãozinho com uma beleza incrível também é muito sensível, inteligente e adora agradar os seus tutores. Assim sendo, caso venha criar um collie com outros animais, invista em socialização.

  • Origem da raça: Escócia.
  • Estimativa de vida: 14 anos.
  • Principais características: gentileza, inteligência, obediência, fácil treinamento, necessidade de espaço e amável com crianças.

Raças de cachorros pastores: 5- Boiadeiro Australiano

Raças de cachorros pastores

Boiadeiro Australiano – Foto: Freepik

O Boiadeiro Australiano, ou Australian Cattle Dog, é um cão da família pastoreia para se ter em casa. Ou seja, ele muito fiel ao tutor e com uma grande inteligência. 

Sua origem vem dos trabalhos realizados em rebanhos de gado. Assim sendo, é um ótimo pastor que intimida os animais e protege o rebanho sem precisar usar latidos.

Por mais que o Boiadeiro Australiano tenha um instinto protetor, inteligência e habilidade de guarda, ele pode não se adaptar muito bem com crianças pequenas. Afinal, seu instinto é mordiscar o calcanhar dos pequenos enquanto correm.

Se você gosta de aventuras, o Australian Cattle Dog é uma raça de cachorro bem resistente. Ou seja, ele atende bem aos comandos e adora exercícios físicos.

  • Origem da raça: Austrália.
  • Estimativa de vida: 13 anos.
  • Principais características: independência, resistência, energia, facilidade de treinamento e habilidade de proteção.

6- Kuvasz

Raças de cachorros pastores

Raças de cachorros pastores – Foto: Freepik

A raça Kuvasz é bem antiga com origem no século XV. Assim sendo, a sua principal função é proteger as caças e casas de saqueadores e animais selvagens como lobos e ursos. 

Seu instinto é protetor, podendo cuidar da família a qualquer custo. Ou seja, não costuma ser muito amigável com estranhos. Mas tolera as crianças da própria família. 

Quando criado com outros animais, ele costuma demandar seu próprio espaço. É mais independente e um excelente cão de guarda.

Se você quiser criar um cachorro pastoreio da raça Kuvasz em casa, saiba que ele gosta tanto de ficar dentro do ambiente quanto ao ar livre. Por isso, mantenha o acesso de ambos.

  • Origem da raça: Hungria.
  • Estimativa de vida: 12 anos.
  • Principais características: protetor, inteligente, cão de guarda, enérgico e gosta de exercícios diários.

7- Pastor Belga

O Pastor Belga tinha a função de guarda e deslocar rebanhos de gados, principalmente. Ou seja, é um doguinho com bastante energia, gosta de brincadeiras e é bem apegado a sua família.

Seu temperamento protetor e vigilante o torna uma raça excelente como cão de guarda, precisando de um ambiente grande para brincar e gastar suas energias. Saiba que o Pastor Belga não gosta muito de estranhos. Ou seja, ele pode se tornar agressivo sem o consentimento do tutor.

Costuma se adaptar muito bem com outros animais. Porém, é territorialista. Por isso, deve ser socializado desde filhote com outros cães.

É uma raça inteligente para ensinar truques, gosta mais de climas frios e tem bastante energia para brincadeiras com o tutor.

  • Origem da raça: Bélgica.
  • Estimativa de vida: 12 anos.
  • Principais características: inteligente, enérgico, dócil com a família, alerta, protetor e independente.

Raças de cachorros pastores : 8- Old English Sheepdog

Raças de cachorros pastores

Cadela de pelo branco – Foto Freepik

A raça Old English Sheepdog é um cão conhecido pela sua amabilidade com as pessoas, cães e outros animais. 

Ou seja, esse dogão é ideal para casas com crianças e famílias que gostam de brincar com o pet. Afinal, o Old English Sheepdog gosta de fazer palhaçadas para divertir a família inteira. Saiba também que ele adora a companhia humana. Por isso, deve ter acesso à casa e ao quintal.

Mas com relação aos estranhos, a raça é bem amigável, podendo se mostrar meio teimoso acerca de treinamentos.

Se você tem outros animais, essa raça é perfeita para criar. Afinal, não apresenta agressividade em seu instinto e é um ótimo companheiro para a família. Faça caminhadas periódicas com seu Old English Sheepdog, sem necessidade de serem longas.

  • Origem da raça: Inglaterra.
  • Estimativa de vida: 12 anos.
  • Principais características: protetor, gentil, apegado ao tutor, amigo de pessoas e outros animais. 

9- Welsh Corgi Pembroke

Raças de cachorros pastores

Cachorro posando para foto – Foto Freepik

O Welsh Corgi Pembroke é uma raça de cão pastoreio de porte pequeno, se comparado aos demais da nossa lista. Assim sendo, apesar do tamanho, ele é um ótimo cão de guarda e que adora brincadeiras.

No entanto, para se ter em casa, saiba que o Pembroke pode latir bastante. Por isso, não é indicado como cachorro de apartamento. Ele não gosta muito de ter contato com estranhos.

É um doguinho que se adapta com crianças e costuma ser gentil. Assim sendo, é dedicado à família e sempre disposto a agradar a todos.

Por isso, inclua na rotina de exercícios corridas com seu dog, brincadeiras ao ar livre e exercícios mentais para cães.

  • Origem da raça: País de Gales.
  • Estimativa de vida: 13 anos.
  • Principais características: inteligente, ágil, amoroso com a família, guarda e enérgico. 

Raças de cachorros pastores: 10- Pastor de Shetland

pastor de shetland

Raças de cachorros pastores – Foto: Freepik

O Pastor de Shetland está na 6ª posição de raças mais inteligente do mundo. Ou seja, ele tem uma enorme facilidade de adestramento e é um excelente cão de guarda.

Esse também é um cão pastor para se ter em casa. Porém, precisa de adestramento, pois costuma latir bastante. Como ele tem o instinto de querer agradar, fica mais fácil de encontrar formas de ensinar esse dogão.

O Sheltie, como é conhecido popularmente, é bem brincalhão e companheiro para as crianças. Assim sendo, inclua caminhadas longas, treinos ou corridas para deixar o seu Pastor de Shetland feliz.

  • Origem da raça: Escócia.
  • Estimativa de vida: 14 anos.
  • Principais características: inteligência, companheirismo, obediência, ótimo cão de guarda, gosta de fazer amizade com outros cães e animais.

O post 10 raças de cachorros pastores para ter em casa apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
16 de Janeiro de 2022

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos