Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Filhotes de Bichon Frisé: todos os fatos que um novo dono deve saber

Entre todas as raças caninas que existem hoje, os filhotes de Bichon Frisé se destacam pela fofura e jeito peculiar.

De pequeno porte, este animalzinho é praticamente uma bolinha de algodão quando filhote e, mesmo depois de grande, não cresce muito e continua com uma carinha super fofa.

Além da aparência fofa e da pelagem super felpuda do cão, a raça também chama a atenção pelo carisma e afeto com o tutor.

Sendo assim, fica muito difícil não se apaixonar pela raça. E se você for um cachorreiro de plantão, certamente vai querer ter um fofucho desses na sua casa.

Cachorro branco peludo fazendo pose para foto. Foto Freepik

Mas para isso, você vai precisar compreender melhor algumas questões fundamentais sobre esse pet.

Então, acompanhe este texto pra saber mais sobre os filhotes de Bichon Frisé e todos os cuidados que se deve ter com a raça.

Filhotes de Bichon Frisé: origem da raça

Filhotes de Bichon Frisé

Cachorro com a boca na mão de uma mulher. Foto Freepik

Antes de se aventurar e levar um filhotinho da raça para a sua casa, é bom conhecer a origem dela e algumas características gerais.

Apesar do nome que remete à língua francesa, não se pode ter certeza sobre a origem da raça. Apesar disso, é sabido que ela ganhou bastante visibilidade justamente na França, mais especificamente no século XVI.

No entanto, antes desta época, o cão já era conhecido por viajar em embarcações juntamente com os humanos.

Em relação às raças ancestrais, pode-se citar algumas, como Bichon Maltês, Bichon Bolonhês, Bichon Havanês e o Bichon Tenerife.

Principais características da raça

Filhotes de Bichon Frisé

Cachorro com lingua pra fora. Foto Freepik

Obviamente, o Bichon Frisé é conhecido principalmente por conta da pelagem que chama bastante a atenção.

Isso porque o pequenino é parecido com um ursinho de pelúcia, como se fosse formado por pequenas bolinhas de algodão unidas. Isso fica ainda mais evidente quando se faz a tosa da raça.

Mesmo que a maioria dos exemplares seja realmente branca, existem filhotes de Bichon Frisé que nascem com uma coloração levemente mais escura, puxada para o bege.

Independentemente da cor da pelagem, os olhos escuros e bem redondinhos chamam a atenção, assim como o rabinho curvo.

Por trás de toda a pelagem, o pequeno cãozinho esconde um corpo que, apesar de pequenino, é bem forte.

Em geral, os indivíduos adultos possuem menos do que 30 centímetros de altura e, o peso dos animais fica entre os 4 e 8 quilos.

Temperamento dos adultos e filhotes de Bichon Frisé

Filhotes de Bichon Frisé

Cachorro em cima da mesa. Foto Freepik

Se você já acha que se daria bem com um filhote de Bichon Frisé só de ver a aparência dele, provavelmente vai se surpreender ainda mais se tiver a oportunidade de conhecer esse belo cãozinho.

Geralmente, para quem convive com um pet da raça, o encantamento só aumenta com o passar do tempo.

Isso porque mesmo que os filhotes de Bichon Frisé sejam um pouco mais enérgicos, a raça em geral é tranquila e bastante dócil.

Por onde quer que esses bichinhos passem, eles conseguem deixar um rastro de alegria. Além disso, não têm nenhum problema em se socializar com pessoas ou com outros animais.

Inclusive, a sua facilidade em fazer amizade e lidar com pessoas, torna esta uma raça excelente para o convívio com crianças.

Inteligência e Obediência também estão entre as características mais queridas de um cãozinho desta raça.

E até mesmo os filhotes de Bichon Frisé já conseguem aprender novos truques desde o início das suas vidas.

Então, já deve dar para perceber que esta é uma raça que não provoca problemas e, que não costuma latir quase nada.

Atenção ao excesso de dependência do filhote Bichon Frisé

Mesmo que pareça que o Bichon Frisé seja um cãozinho perfeito para convívio familiar, o próprio tutor precisa ter alguns cuidados com a criação.

Isso porque a raça é pequenina e fofinha, o que leva os humanos a se aproximarem excessivamente e super protegerem os cães.

Isso provoca uma dependência extrema, que tende a ser extremamente negativa para o animal e, também para o restante da família.

A raça é conhecida por se apegar bastante aos humanos, o que pode levar a uma ansiedade de separação em alguns casos.

Então, é claro que você deve cuidar super bem do seu filhote de Bichon Frisé, mas tenha cuidado com os excessos, tudo bem?

Se o pet se tornar dependente do tutor, pode ter ansiedade de separação e começar a ter comportamentos inadequados quando ficar sozinho.

De qualquer maneira, para evitar problemas desse tipo, este não é o melhor companheiro para pessoas que passam muito tempo longe de casa.

Quem tem a rotina agitada demais e não consegue se dedicar aos pets precisa buscar por uma raça mais independente e que necessite menos de contato.

Principais cuidados com a rotina dos filhotes de Bichon Frisé

Se você já tem ou está pensando em ter um filhote de Bichon Frisé, precisa aprender quais são os principais cuidados que devem fazer parte da rotina do animal.

Algumas questões são fundamentais desde as primeiras semanas de vida e, falaremos sobre elas a seguir:

Banho e cuidados com a pelagem

A pelagem branca e felpuda é a principal característica da raça, que está presente desde as primeiras semanas nos filhotes de Bichon Frisé.

E para manter a pelagem sempre bonita e saudável, é fundamental que você tenha algum tempo disponível para esses cuidados.

É desejável uma escovação diária para a remoção do excesso de pelos mortos. Mesmo que a raça não tenha muita queda de pelo, essa escovação é importante, inclusive porque remove sujeiras que ficam presas.

Os banhos não precisam ser tão frequentes, principalmente em animais que ficam dentro de casa.

Uma vez por mês costuma ser mais do que suficiente. Antes de começar o processo, é preciso escovar bem a pelagem.

Além disso, para obter bons resultados e evitar alergias, utilize produtos específicos para cães e, que sejam adequados à pelagem da raça.

Outro ponto importante é seguir a recomendação do médico veterinário e lavar o filhote de Bichon Frisé apenas após a liberação do profissional.

Conforme o animalzinho for crescendo, é preciso cuidar também da tosa, lembrando que esta é específica para a raça.

Leve o animal a um profissional especialista, que seja capaz de fazer o procedimento adequadamente, mantendo a aparência fofinha do pet.

Corte das unhas

Assim como acontece com todos os cães, é preciso ter atenção ao corte das unhas. E esse cuidado deve surgir conforme os filhotes de Bichon Frisé forem crescendo.

Sobretudo em animais que passam muito tempo dentro de casa e que vivem em apartamentos, é fundamental cuidar das unhas.

Se elas começam a ficar muito longas, atrapalham a movimentação do cão e provocam dores e inflamações ao caminhar.

Mas atenção principalmente às pequenas patinhas dos animais mais jovens. É preciso ter bastante cuidado ao cortar as unhas para evitar machucar e provocar sangramentos.

A região é bem delicada e muito irrigada. Se você não souber como fazer o corte, é melhor pedir o auxilio de um profissional de pet shop ou ao veterinário de sua confiança.

Filhotes de Bichon Frisé devem se acostumar a escovar os dentes

No que diz respeito à saúde bucal dos filhotes de Bichon Frisé, é preciso redobrar a atenção, pois a raça é propensa a desenvolver problemas bucais.

Sendo assim, para evitar o tártaro, gengivite crônica e outros incômodos, o melhor é acostumar o animal a escovar os dentes desde cedo.

Pelo menos duas vezes por semana, higienize a boca do animal usando uma escova e pasta de dentes própria para pets.

Limpeza dos ouvidos

O ouvido dos cães é uma região bastante sensível, que merece atenção e cuidados frequentes. Pelo menos duas vezes por semana, é fundamental que você limpe a região, usando algodão ou gaze embebido em solução específica para esta finalidade.

Tenha bastante cuidado porque a orelha dos filhotes de Bichon Frisé são bem pequenas e, é até difícil conseguir higienizar. Mas jamais utilize cotonetes ou objetos pontiagudos para isso.

Sempre quando for limpar a região, observe se existe vermelhidão, ou se o animal apresenta sinais de dor.

Além disso, se você perceber que o pet está coçando as orelhas, é bom leva-lo ao veterinário para uma verificação.

Nesses casos, pode ser necessário usar algum medicamento no local durante alguns dias para eliminar microrganismos que estejam alocados ali.

Cuidado com a alimentação dos filhotes de Bichon Frisé

Os primeiros meses de vida de qualquer animal são fundamentais para o desenvolvimento deles e, por isso, é fundamental ter uma atenção especial em oferecer todos os nutrientes de que o pet necessita para o seu desenvolvimento.

Por isso, sobretudo quando se tratar de filhotes de Bichon Frisé, é preciso oferecer alimentos de qualidade, em quantidades regradas.

Antes de mais nada, é preciso escolher um alimento de qualidade, que seja capaz de fornecer tudo o que o filhotinho precisa para crescer forte e saudável.

O ideal é que pelo menos até os 12 meses de idade o animal se alimente com uma ração super premium ideal para filhotes.

É fundamental ter uma atenção especial ao índice proteico dos alimentos e, à absorção dos nutrientes de maneira geral.

A ração também deve ser adequada a animais de porte pequeno, pois esta tem os grãos do tamanho certo e, os nutrientes essenciais para os filhotes.

Também é importante oferecer ao cão as quantidades indicadas para o tamanho, peso e nível de atividade do animal.

Inicialmente, os filhotes de Bichon Frisé podem comer de 3 a 4 vezes ao dia, mas com o tempo o número de porções deve ser reduzido a duas ao dia.

Cuidados com os exercícios físicos

Mesmo que os filhotes de Bichon Frisé pareçam ser apenas bolinhas de pelos delicadas e sensíveis, estes animaizinhos precisam de um pouco de atividade física todos os dias.

Sobretudo durante os seus primeiros meses de vida, os animais têm muita energia e, é preciso gastar ela para evitar que o pet fique agitado e tenha comportamentos indevidos.

Sendo assim, você deve separar um momento para se divertir com o animalzinho, propondo brincadeiras divertidas que o estimulem e gastem essa energia.

Além disso, os passeios diários também ajudam muito a manter um bom nível de energia dos pets.

Mas não se esqueça de que antes de poderem sair para a rua, os filhotes de Bichon Frisé precisam concluir o cronograma de vacinação.

Enquanto isso não acontece, busque por brinquedos divertidos e seguros que possam manter o cão entretido no dia a dia.

Por sorte, atualmente o mercado pet está repleto de produtos e, então é fácil conseguir alguns que sejam adequados.

É interessante ter ainda mais cuidado com animais que vivem em casas pequenas e apartamentos.

Mesmo que a raça se adapte muito bem a esses espaços menores, é importante cuidar para que as necessidades de exercícios físicos sejam satisfeitas.

Entenda a saúde dos filhotes de Bichon Frisé

Os filhotes Bichon Frisé são fruto de seleções genéticas e, constantemente os criadores selecionam ainda mais esses animais.

Isso faz com que surjam também problemas hereditários que se tornam comuns em determinadas raças de cães.

Luxação de patela, por exemplo, é uma grande preocupação. É comum em animais de porte pequeno que a patela se desencaixe da articulação do joelho.

Esse processo é muito doloroso e, provoca também problemas sérios de locomoção ao animalzinho.

Por isso, desde cedo é importantíssimo ficar de olho no seu cãozinho e, se perceber que ele está mancando, leve-o imediatamente ao veterinário para reverter o problema antes que ele se agrave.

Doenças oculares também são muito comuns, sobretudo a catarata, que acomete sobretudo os animais mais velhos.

Úlcera de córnea também é frequente na raça e, essa é uma condição que pode surgir a qualquer idade. Por isso, fique atento aos olhos do seu pet.

A qualquer sinal de alteração da cor ou aspecto dos olhos, leve o animalzinho imediatamente ao veterinário.

Gengivite crônica também é frequente na raça e, pode levar o animal a perder os dentes precocemente.

Por mais que essa condição apareça geralmente em animais adultos e idosos, pode ocorrer com os filhotes de Bichon Frisé também.

Conclusão

Pronto! Agora que você chegou ao final deste post, está bem mais preparado para cuidar de filhotes de Bichon Frisé.

O post Filhotes de Bichon Frisé: todos os fatos que um novo dono deve saber apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
10 de Agosto de 2022

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos