Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Filhotes de Malamute do Alasca: guia sobre principais cuidados

Filhotes de Malamute do Alasca são muito fofinhos e brincalhões, mas também exigem muitos cuidados no dia a dia.

Ter um cãozinho pequeno em casa é uma verdadeira alegria, mas ao mesmo tempo, exige muita dedicação por parte do tutor, que deve estar bem atento a todas as necessidades do novo integrante da casa.

Isso é ainda mais evidente quando se trata de uma raça como o Malamute do Alasca, que tem uma pelagem densa e, é adaptado a climas gélidos.

Mas se você já tem ou pretende ter um cão da raça, não se preocupe. Neste post vamos te ensinar tudo o que precisa saber para cuidar de filhotes de Malamute do Alasca bem direitinho.

filhotes de Malamute do Alasca

Alaskan klee Kai – Foto: Pexels

Filhotes de Malamute do Alasca: conheça a personalidade

Os filhotes de Malamute do Alasca são extremamente brincalhões e ativos, estando sempre prontos para correr por aí, se divertir e gastar toda a energia que possuem.

No entanto, em uma raça independente como esta, é fundamental adestrar o animalzinho desde cedo, evitando assim que ele se torne teimoso e bagunceiro.

Muito inteligentes e com uma vontade própria que se destaca, esse cão pode querer liderar e dominar o ambiente da casa. Nesse caso, ele deixará de respeitar as suas ordens.

Sendo assim, é importantíssimo que o tutor consiga equilibrar muito bem o afeto com a disciplina.

Se por acaso não for firme com o pet, ele vai tentar dominar a situação. Então, nada de se deixar levar pelos encantos e a fofura deste filhote.

filhotes de Malamute do Alasca

Alaskan klee Kai de olho azul – Foto: Pexels

Além disso, existem muitos outros cuidados que você deve ter com a saúde do seu pet, uma vez que o animal pode apresentar alguns problemas típicos, sobretudo associados ao crescimento rápido.

Preze pelo bem estar do seu filhote

Quem tem um filhote de Malamute do Alasca em casa, precisa ter em mente o tempo todo que este é um cão que pertence ao grupo de trabalho.

Por isso, ele é extremamente forte e, está sempre pronto para desempenhar tarefas no quotidiano.

Seu nível de energia é altíssimo e, este animal é extremamente resistente. Com isso, ele pode executar inúmeras tarefas durante horas, sem se cansar.

Considerado um cão de trabalho na neve, o animal tem uma capacidade única de puxar trenós, caminhar na neve e puxar uma pessoa sobre um ski.

Correr, brincar e saltar obstáculos são algumas das suas atividades preferidas e, se ele não puder realizar nenhuma delas, acaba se tornando depressivo e destrutivo.

Mesmo que o seu cão não more na neve, você pode estimular ele a realizar atividades compatíveis com a sua idade e nível de energia.

Quando ficam em espaços com terra, os adultos e filhotes de Malamute do Alasca adoram cavar buracos. E você pode tentar acabar com esse comportamento, mas é provável que não dê certo.

Nesse caso, o melhor a se fazer é realmente ter um espaço destinado ao cão, como uma caixa de areia ou uma parte do jardim.

Graças à pelagem super densa, os animais da raça vivem muito bem ao ar livre, mesmo em dias extremamente gelados. No entanto, precisam de um abrigo adequado para dormir aquecido.

Por outro lado, como eles são cães do Ártico, adaptados ao clima gelado, são bem sensíveis ao calor e à umidade elevada.

Então, para criar filhotes de Malamute do Alasca em locais mais quentes, é preciso garantir um local fresco e sombreado.

Nos dias ainda mais quentes, provavelmente o animal vai precisar de um ar condicionado para manter a temperatura do seu corpo adequada.

Cuidados no dia a dia dos filhotes de Malamute do Alasca

O dia a dia com filhotes de Malamute do Alasca é pura diversão e fofura, mas para manter o seu amiguinho sempre bem, você precisa ter alguns cuidados rotineiros com o animalzinho.

Vamos falar sobre tudo isso nos próximos tópicos.

A pelagem exige cuidados

A pelagem dos filhotes de Malamute do Alasca já é muito densa desde cedo. Por isso, é fundamental ter alguns cuidados com isso mesmo nas primeiras semanas.

O ideal é fazer a escovação pelo menos três vezes por semana, tanto para remover os pelos mortos, quanto as sujeiras que permanecem aderidas aos pelos.

A escovação frequente também é fundamental para distribuir bem a oleosidade natural da pele e, assim manter a saúde dos pelos.

Além disso, duas vezes por ano, esses cães perdem a maior parte dos seus pelos e, a escovação frequente deve ajudar a manter essa perda sob controle.

Sobretudo se você deixar o seu cachorro dentro de casa, é bem provável que se incomode com tantos fios caídos por aí.

Banho

Uma das características que mais chamam a atenção nessa raça é a capacidade que o cão tem de manter a sua pelagem sempre bem limpa.

Assim como acontece com os gatos, eles mesmos se higienizam. Por isso, eles não precisam de banhos tão frequentes.

Principalmente para os animais que vivem em locais mais frios, um ou dois banhos no ano todo já bastam.

A não ser que o bichinho se suje muito por algum motivo ou, que esteja com odor desagradável.

Lembrando que para manter os pelos saudáveis, o cão não precisa de banhos, mas as escovações são fundamentais.

Escove os dentes dos filhotes de Malamute do Alasca

Muita gente deixa passar essa parte dos cuidados com os animais de estimação, mas para evitar problemas de tártaro e gengivites, se deve escovar os dentes dos cães pelo menos uma vez por semana.

O ideal, na verdade, são três vezes. E você deve sempre fazer isso usando uma escova e pasta de dentes que sejam ideais para cães.

É importantíssimo começar a criar este hábito desde as primeiras semanas de vida, pois assim o cão se acostuma e não vai ficar nervoso todas as vezes que você tentar escovar os seus dentes novamente.

Cuidados com as unhas

Sobretudo nos animais que não caminham muito em terrenos mais ásperos, é necessário cortar as unhas com frequência para evitar que elas cresçam demais e atrapalhem a locomoção do animal.

Entretanto, é preciso ter bastante cuidado com esse procedimento porque as unhas são sensíveis e muito irrigadas. Então, qualquer erro pode levar a sangramentos.

Se você achar que precisa de ajuda, leve o animal a um veterinário ou tosador.

Atenção à pele e orelhas

Levando em consideração a densidade da pelagem do Malamute do Alasca, não é difícil imaginar que o animal esteja propenso a desenvolver alergias e sensibilidades na pele, não é mesmo?

Até mesmo a umidade e sujeira que permanecem presos na pelagem podem ocasionar dermatites que causam coceiras, levando ao aparecimento de feridas.

Sendo assim, se você perceber que o seu cão está se coçando, já é bom dar uma olhada para ver se existe lesão.

Além disso, fique atento às orelhas do cão para ver se estão vermelhas, ou se há dor e coceira na região.

A limpeza deve ocorrer pelo menos uma vez por semana. Para isso, utilize algodão e uma solução de limpeza própria para cães.

Jamais utilize cotonetes ou qualquer objeto pontiagudo que possa danificar o tímpano do animal.

Cuidados com a alimentação dos filhotes de Malamute do Alasca

Desde cedo, os filhotes de Malamute do Alasca são muito fortes e enérgicos. E para manter tudo isso, precisam de uma alimentação de qualidade.

As quantidades também devem ser ajustadas de acordo com as necessidades da raça. Mas é preciso ter bastante cuidado para evitar que o pet engorde demais.

É fundamental também ter bastante atenção à qualidade do alimento oferecido ao animal, principalmente por se tratar de uma raça de crescimento rápido.

Como eles se desenvolvem bastante, precisam de um bom aporte nutricional para receberem todos os nutrientes de que necessitam para crescerem saudáveis.

Cuidado com doenças típicas da raça

Quem tem filhotes de Malamute do Alasca deve estar atento desde cedo a alterações que possam acontecer.

Existem algumas doenças bastante frequentes nesses animais, como é o caso das alterações ortopédicas.

Displasia coxofemoral e condrodisplasia são condições que possuem uma relação direta com a genética do animal.

É comum que cães de porte grande tenham este tipo de problema. E se você perceber que o seu pet está mancando ou tem dificuldades de locomoção bem evidentes, o melhor a fazer é leva-lo para uma consulta com o veterinário.

Além disso, ´para diminuir as chances de o seu cão ter uma dessas condições, compre apenas filhotes de boa procedência.

O ideal é conhecer os pais e se certificar de que eles tenham o certificado de negatividade para displasia.

Problemas oftálmicos também acontecem com certa frequência na raça, assim como a obesidade e a síndrome da dilatação torção vólvulo gástrica.

Vacinação e consultas com o veterinário

Um dos principais cuidados que se deve ter com filhotes de Malamute do Alasca e de outras raças, é a vacinação e vermifugação do animal.

É importantíssimo seguir as recomendações do calendário de imunização veterinário e, aplicar todas as vacinas na data correta.

Isso é fundamental para evitar doenças de grande relevância, que podem provocar uma série de problemas no seu animal e, até mesmo matar ele.

Somente depois de completar o ciclo de vacinação é que o animal estará liberado para passeios ao ar livre e cuidados no pet shop, por exemplo.

Malamute: sua origem e características físicas

Assim como o nome sugere, a raça Malamute do Alasca é proveniente do hemisfério ocidental, mais especificamente da tribo Eskimo, que vivia na região.

Os animais são de porte grande e, foram selecionados especificamente para ajudarem os humanos a caçar e tracionando trenós.

Com o tempo, a raça foi aprimorada e, até mesmo durante a Segunda Guerra Mundial, os cães serviram como transportadores de carga e animais de salvamento.

O padrão de coloração e a aparência física geral tornam esses animais bastante semelhantes ao Husky Siberiano.

Diferenças entre o Malamute do Alasca e o Husky Siberiano

Existem realmente muitas semelhanças entre as duas raças, o que faz com que muita gente os confunda.

No entanto, também existem muitas diferenças. A começar pela origem, uma vez que o Husky é russo.

A cor dos olhos também costuma ser diferente, uma vez que no Malamute do Alasca eles costumam ser castanhos e, no Husky, são geralmente claros.

As duas raças são ativas, mas o Husky pode ser mais agitado e, costuma ser mais barulhento também.

Por outro lado, os Malamutes do Alasca em geral são mais selvagens e, possuem os seus instintos mais aguçados.

Cuidados com os filhotes de Malamute do Alasca no verão

Os filhotes de Malamute do Alasca necessitam de alguns cuidados especiais durante o verão, uma vez que possuem adaptações para o inverno,

Em dias quentes, o animal deve permanecer dentro de casa enquanto o sol estiver mais forte e quente.

Mas apenas isso pode não bastar. Providencie um ventilador ou ar condicionado que possa ficar no local onde o animal fica.

Além disso, é preciso deixar água fresca sempre à disposição do cãozinho. O importante é trocar a água várias vezes e, manter a tigela sempre em local fresco.

Sempre observe o animal, sobretudo em dias mais quentes, para se assegurar de que ele fique bem confortável.

Se perceber que a respiração dele está demasiadamente acelerada ou que ele está perdendo a consciência, consulte um veterinário para ver o que fazer.

Por fim, tenha consciência de que o seu pet precisa de atividades físicas diárias para se manter bem física e mentalmente. Mas experimente fazer isso em momentos mais frescos, como no comecinho da manhã e início da noite.

Também diminua a intensidade dos exercícios em dias mais quentes. Assim o seu cão não correrá o risco de superaquecer.

Conclusão

Ter um cachorro novinho em casa dá trabalho sempre, mas os filhotes de Malamute do Alasca merecem ainda mais cuidados. Isso porque esses são cães de clima frio, que precisam de adaptações para viverem no calor. Além disso, a pelagem precisa de cuidados específicos diariamente.

Mas depois de ler esse post, você está preparado para cuidar de filhotes de Malamute do Alasca super bem.

O post Filhotes de Malamute do Alasca: guia sobre principais cuidados apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
10 de Agosto de 2022

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos