Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Pelagem de um gato pode mudar de cor: Confira as 6 razões!

Se isso já aconteceu com algum gato que conhece, você deve ter se perguntado quais são as razões pelas quais a pelagem de um gato pode mudar de cor.

E se você não tinha ideia deste fato, saiba que sim, a coloração dos pelos dos felinos pode sim ser alterada por conta de alguns fatores.

Isso acontece por conta do envelhecimento, mudanças na alimentação e, até mesmo por causa de algumas doenças.

Se você ficou curioso, continue lendo este texto onde você vai ver todas as razões pelas quais a pelagem de um gato pode mudar de cor.

Razões para a pelagem do gato mudar de cor

Antes de começar a falar especificamente sobre as mudanças no padrão de coloração da pelagem dos gatos, é preciso entender um pouquinho sobre genética.

Assim como acontece com os humanos, nos gatos as características físicas são determinadas por genes presentes no DNA.

Esses genes são herdados e, são características que vêm dos animais que deram origem àquela geração.

No entanto, mesmo que a informação genética codifique para uma determinada característica, o fenótipo sofre grande influência do meio ambiente.

Basicamente, o fenótipo é a forma como aquela característica se manifesta. Ou seja, no caso da cor da pelagem, o genótipo é a cor que os genes determinam e, o fenótipo é a junção entre a determinação genética, mais a interferência do meio ambiente.

A pelagem dos gatos pode ter cores, texturas e comprimentos variados. Tudo isso é determinado geneticamente.

No entanto, tudo isso pode ser alterado por conta da interferência do meio ambiente, que modifica a aparência externa dos animais.

Existem várias razões pelas quais a pelagem de um gato pode mudar de cor. Essas vão desde questões ambientais até doenças graves. Os principais motivos são:

  • Idade;
  • Estresse;
  • Sol;
  • Má nutrição;
  • Doenças intestinais;
  • Doenças renais;
  • Doenças hepáticas;
  • Doenças endócrinas;
  • Doenças infecciosas;
  • Doenças da pele.

A seguir falaremos mais detalhadamente sobre cada uma dessas razões pelas quais a pelagem de um gato pode mudar de cor.

1.      Gato filhote pode mudar de cor conforme cresce

gato assustado

Gato filhote. Fonte: Freepik

Saber que cor um gato vai ficar não é algo tão complicado assim, uma vez que a maioria permanece quase da mesma maneira do que quando nasce.

O que acontece na maioria das vezes é que o tom da pelagem só se intensifica conforme o animal cresce, mas a herança genética permanece.

No entanto, existem algumas raças em que os animais apresentam mudanças de coloração da pelagem conforme vão crescendo.

Isso acontece com animais das raças: Gato Himalaio, Siamês, Khao Manee, Ural Rex.

Gatos Himalaios e Siameses

Gato siamês

Gato siamês. Fonte: Freepik

Tanto os gatos Himalaios quanto os Siameses possuem um gene que determina a produção de melanina, que é o pigmento que escurece o pelo.

Mas nesse caso, o escurecimento é determinado pela temperatura do corpo do animal. Sendo assim, quando esses gatos nascem, são bem clarinhos, quase brancos. Isso porque na gestação o corpo fica em temperatura constante.

A partir do momento em que o animal nasce, o gene é ativado e, nesse caso começa a modificar a coloração nas regiões que são mais frias.

Isso inclui áreas da orelha, cauda, face e patas. E o mais interessante é que essa coloração ainda pode se alterar ao longo da vida do pet dependendo da temperatura ambiente.

Quando os animais ficam em locais quentes, podem ter a coloração da pelagem mais mais clarinha, uma vez que o gene fica inativo a 39°C.

O contrário também tende a acontecer. Quando o animal vive em locais onde as temperaturas são muito baixas, o corpo acaba se tornando bem escuro.

No caso do gato Siamês, há ainda uma condição conhecida como leucotriquia periocular, caracterizada pela despigmentação da pelagem ao redor dos olhos.

Isso ocorre geralmente por conta de uma má alimentação do felino ou, quando o animal apresenta uma doença sistêmica.

Gatos Khao Manee

No momento do nascimento os animais da raça Khao Manee costumam ter uma manchinha escurecida bem no centro da cabeça.

No entanto, com o passar dos meses a mancha vai sumindo, até que o animal fique completamente branco quando adulto.

Gatos Ural Rex

Esta é uma das raças de gatos mais peculiares que existem, que geralmente possuem uma alteração da pelagem bem visível.

Logo no nascimento, os animais são acinzentados, mas conforme eles trocam de pelagem, ficam com a cor definitiva.

Outra questão bem interessante na raça é que entre os 3 e 4 meses de idade, o animal passa a apresentar pelos ondulados.

Mas é apenas por volta do segundo ano de vida que os animais apresentam a sua aparência definitiva.

2.      Razões pelas quais a pelagem do gato muda de cor: idade avançada

pelagem de um gato pode mudar de cor

Gato na areia Foto: Freepik

Entre as razões pelas quais a pelagem de um gato pode mudar de cor, está uma que você provavelmente já imaginava.

Conforme esses animais vão envelhecendo, a pelagem começa a passar por uma nítida mudança na coloração.

Assim, independente do tom que os pelos tinham, passam a ficar mais opacos, com uma cor bem menos definida, puxada para o cinza.

Geralmente isso é bem mais fácil de se perceber em animais de coloração preta, uma vez que esses começam a ficar com um aspecto mais acinzentado.

Na maioria dos animais, esta é uma alteração que acontece quando o pet já tem mais do que 10 anos de idade.

3.      Estresse pode mudar a cordo pelo do gato

pelagem de um gato pode mudar de cor

Gato assustado. Fonte: Freepik

Você já deve ter percebido que os gatos são animais extremamente sensíveis a alterações ambientais.

Praticamente qualquer coisa é capaz de perturbar esses animais e provocar estresse neles. As mudanças no local onde vivem e, a forma com que as pessoas se comportam são motivos para que os animais se sintam mal.

É claro que a espécie dos gatos domésticos consegue conviver com alguma alteração aqui ou ali. No entanto, se o nível de estresse nesses animais aumentar demais, isso pode causar problemas.

Um episódio de estresse de grande gravidade é conhecido como eflúvio telogeno. Nesse caso, muito mais pelos do que o necessário sai da fase de crescimento (anágena), para a fase de queda (telógena).

Isso pode provocar uma queda brusca da pelagem, o que provoca também uma alteração na coloração.

Nesse caso, os pelos tendem a ficar com uma cor bem mais opaca, menos intensa. Praticamente a coloração passa a ser mais acinzentada.

Ou seja, por conta do estresse os gatos podem sofrer com a queda de pelos e, também com a mudança da cor deles.

4.      Razões pelas quais a pelagem de um gato pode mudar de cor: sol

pelagem de um gato pode mudar de cor

Gato deitado. Fonte: Freepik

Você já deve ter ouvido dizer que a radiação presente nos raios solares é capaz de afetar completamente a aparência da pelagem dos felinos.

Além disso, a radiação também pode afetar a própria estrutura. No entanto, os gatos amam ficar no sol e, costumam passar algum tempo se aquecendo diariamente.

Com isso, é comum que a pelagem clareie um pouco. Ou seja, se o gato for laranja, acaba ficando amarelado, por exemplo.

Os pelos também podem ficar mais secos e quebradiços dependendo de quanto sol o animal tomar por dia.

Isso não significa que você não deva deixar o seu animalzinho um pouco no sol. Mas saiba que isso pode alterar a sua cor original.

De qualquer forma, sobretudo em animais de pelagem muito clara, o excesso de sol pode levar ao desenvolvimento de tumores de pele.

5.      A pelagem do gato pode mudar de cor por má nutrição

Os gatos são animais carnívoros e, é preciso ter cuidado com a alimentação deles. Todos os dias eles devem ingerir as quantidades adequadas de proteínas de origem animal.

Sim, é importantíssimo que os felinos tenham uma alimentação com base em alimentos de origem animal, pois existem nutrientes de que eles precisam, que só estão presentes nesse tipo de fonte.

Uma boa alimentação vai fornecer todos os aminoácidos essenciais ao pet. Ou seja, aqueles que ele precisa obter mesmo com a dieta.

Este é o caso da fenilalanina e tirosina, dois aminoácidos que contribuem com a síntese da melanina, o pigmento que dá cor mais escura aos pelos.

É bem comum que animais privados das quantidades adequadas de proteínas tenham uma deficiência nutricional.

Nos gatos pretos as mudanças são mais evidentes, uma vez que esses animais ficam com uma pelagem avermelhada por conta da deficiência nutricional.

A mesma mudança, de avermelhamento em gatos pretos também pode acontecer por conta de uma carência nutricional de cobre e zinco.

Obviamente, essas alterações não acontecem apenas em animais que possuem pelagem preta, mas nesses é mais fácil conseguir visualizar essas mudanças.

6.      A pelagem do gato pode mudar de cor por conta de doenças

Como você viu anteriormente, um gato escuro pode ter a sua coloração modificada para bem mais clara caso tenha uma alimentação problemática.

Caso esse clareamento da pelagem acontece e o animal se alimenta bem, é importante verificar se existe algum problema relacionado à absorção intestinal dos aminoácidos como a tirosina e fenilalanina.

Muitas vezes má absorção de nutrientes pelo intestino pode ocorrer por conta de tumores no local ou, por conta de doenças inflamatórias e infecciosas.

Alguns problemas de produção e secreção de bile pelo fígado ou por ineficiência na liberação de enzimas pancreáticas.

As vezes as duas condições surgem simultaneamente no gato, juntamente com uma doença inflamatória presente no intestino. Tudo isso é denominado de triadíte felina.

No entanto, o estado de saúde do pet influencia diretamente na aparência da sua pelagem e, levando isso em conta, falaremos a seguir sobre condições bem comuns que geram essas mudanças.

Problemas renais

Talvez você saiba que os problemas renais são relativamente comuns em gatos e, isso se deve a fatores genéticos e baixa ingestão de água pelos felinos.

Esta é uma questão que exige bastante atenção por parte do tutor. Sendo assim, fique de olho porque esta é uma das razões pelas quais a pelagem do gato pode mudar de cor.

Quando o animal apresenta uma insuficiência renal crônica, geralmente os pelos mudam em relação à aparência, tornando-se foscos, pálidos e secos.

Doenças hepáticas fazem a pelagem do gato mudar de cor

Qualquer doença hepática é preocupante porque começa a alterar completamente o metabolismo do animal.

Mas no que diz respeito à cor da pelagem, o problema ocorre porque é no fígado que o aminoácido essencial fenilalanina se converte em tirosina.

Quando o animal tem alguma condição como hepatite, tumor ou lipidose, por exemplo, essa conversão fica completamente prejudicada.

Nesse caso, acontece basicamente a mesma coisa que é vista em animais mal alimentados, ou seja, o pelo fica mais claro. Animais pretos, podem se tornar laranjas, por exemplo.

Icterícia

Quando o animal apresenta icterícia, é bem característico que a sua pele e membranas mucosas fiquem amarelados.

Isso geralmente ocorre por conta de alguma alteração no fígado e, pode acabar tendo um efeito na pelagem do animal.

Isso se torna bem mais visível nos animais que possuem pelos bem clarinhos.

Razões pelas quais a pelagem de um gato pode mudar de cor: problemas endócrinos

Na clínica veterinária é comum encontrar animais com problemas endócrinos como hiperadrenocorticismo (síndrome de Cushing) ou hipotireoidismo.

Mesmo que essas sejam condições menos frequentes em felinos do que em cães, não se pode ignorar.

E quando o animal apresenta uma alteração hormonal grave, pode ter uma mudança na coloração da sua pelagem.

Isso se deve sobretudo ao escurecimento da própria pele, que se reflete na pelagem. Além disso, os pelos se tornam mais finos e quebradiços.

Vitiligo pode mudar a cor da pelagem do gato

O Vitiligo é, basicamente uma condição na qual o animal sofre uma mudança súbita na pigmentação da sua pele e pelagem.

Mesmo sendo um distúrbio raro em gatos, ele existe e, quando se manifesta altera completamente a cor dos pelos do animal, despigmentando completamente.

Isso acontece porque o organismo começa a combater os melanócitos, que são as células que produzem melanina.

Pronto, agora você já conhece as razões pelas quais a pelagem de um gato pode mudar de cor. Fique bem atento se isso acontecer com o seu felino porque pode indicar a presença de um problema de saúde.

O post Pelagem de um gato pode mudar de cor: Confira as 6 razões! apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
11 de Setembro de 2022

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos