Frequentemente os cães pegam um determinado objeto e, então o enterram. Isso é tão comum que até filmes e desenhos animados fazem alusão a esse tipo de atitude.
O problema é que cavar pode ser bem divertido e benéfico para os animais, mas é comum que o tutor se irrite com a ação, uma vez que faz a maior bagunça e leva à destruição do jardim.
Mas se você tem um cão, precisa entender que o hábito de enterrar objetos faz parte do DNA deles, uma vez que os lobos fazem isso.
Então, para não ficar nervoso com o seu pet da próxima vez que ele cavar o jardim, leia esse post para entender mais sobre por que o cachorro enterra coisas.
Por que o cachorro enterra coisas?
O hábito de enterrar coisas vem dos tempos dos lobos e, por isso está no DNA dos cães. Os canídeos selvagens enterram restos de presas abatidas, com o intuito de reservar alimentos para momentos de escassez.
Sendo assim, esse é um comportamento intrínseco a esses animais, mas existem alguns cães que se tornam escavadores profissionais.
De qualquer forma, tenha em mente que se você resolveu ter um cão, corre o risco de ter o seu jardim destruído uma hora ou outra,
Antes de brigar com o cãozinho, lembre-se de que ele não faz isso por mal. Essa é uma atitude involuntária.
Para o cão, enterrar objetos e comidas é a coisa certa a se fazer. Por isso, tente não brigar com o cão quando ele tiver feito isso.
Além disso, saiba que muitas vezes o cão cava porque está entediado ou com a energia reprimida.
Justamente por isso, esse é um comportamento bastante comum em raças de cães enérgicas, como o Border Collie ou Pit Bull, por exemplo.
Então, antes de brigar com o cão, tente entender o porque ele está fazendo buracos no jardim e tente encontrar formas para solucionar o problema.
Alimentos ou objetos?
Os lobos enterram pedaços de comida como reserva para momentos em que o alimento falte por algum motivo.
Isso é bastante instintivo no caso dos animais selvagens e, o comportamento é extremamente útil, levando-se em conta que o animal vive em situações muitas vezes desfavoráveis.
Mesmo que o seu cão não tenha que caçar e nem sofra com carência de alimentos, ainda assim pode ser que ele enterre alimentos justamente por esse instinto.
É muito comum ver o cão enterrar um osso, por exemplo. Algum tempo depois ele simplesmente desenterra e continua comendo.
O problema é que muitas vezes o cachorro começa a pegar objetos pela casa para depois esconder eles no jardim.
É assim que meias, sapatos e outros objetos do tutor são enterrados. Isso pode até se tornar um vício no caso de cães que se sintam entediados, uma vez que cavar um buraco para esconder brinquedos pode ser uma ótima ideia.
Evite a destruição de móveis e do seu jardim
Mais do que saber por que o cachorro enterra coisas, muitos tutores buscam por informações sobre como restringir esse tipo de comportamento do animal.
Isso porque o hábito de cavar não é ruim, mas enquanto esconde as coisas o cão pode acabar destruindo a casa ou outros objetos.
O jardim é o lugar perfeito para o cachorro esconder os seus objetos, mas isso pode não ser tão legal para você, não é mesmo?
Se você gosta de ter plantas e flores sempre lindas e bem arrumadas precisa dar um jeito nisso. Mas nem pense em brigar com o cão porque isso não vai resolver o problema em definitivo.
Em grande parte dos casos o comportamento é motivado por tédio ou excesso de energia. Sendo assim, para diminuir a frequência das escavações, experimente gastar a energia do cão levando-o para passear diariamente ou brincando com ele com mais frequência.
Use e abuse de objetos coloridos e divertidos
Também use e abuse de objetos coloridos e divertidos que estimulem o animal a brincar e se movimentar.
Quanto mais o cão estiver entretido, mais ele se sentirá bem e vai acabar se esquecendo um pouco de ficar cavando e escondendo objetos.
Hoje em dia o mercado pet é muito completo e, existe uma gama enorme de brinquedos criados para satisfazer as necessidades de cães de todos os tamanhos e raças.
Uma ótima opção para quem tem uma rotina muito agitada é contratar um serviço de pet sitter ou day care para o cão.
Essa é uma forma de garantir o bem estar do animal sem comprometer a sua rotina ou ter que deixar as suas tarefas de lado.
Por que o cachorro enterra coisas? Há benefícios por trás do comportamento
Agora que você já sabe que o cachorro enterra coisas por instinto consegue compreender melhor o comportamento do seu peludo e ter mais paciência com ele.
Mesmo que você tome algumas atitudes para diminuir esse tipo de comportamento, saiba que cavar é benéfico para a espécie.
Isso mesmo. Esconder objetos e alimentos contribui positivamente com a saúde mental e física do cãozinho.
Primeiramente, enquanto o cão cava ele está também gastando a sua energia e trabalhando uma ação instintiva. Isso libera substancias de prazer no seu cérebro.
Além disso, o atrito das patas com o chão ajuda a lixar as unhas do animal, evitando assim problemas de locomoção devido a unhas cumpridas.
Se o cão fica com as unhas muito longas ele pode adquirir uma postura inadequada e ficar com o caminhar comprometido.
Sendo assim, desde filhote é importante deixar o seu animal viver livremente e praticar as suas ações naturais.
Então, procure disponibilizar um espaço de terra onde o cão possa cavar livremente. Separe esse espaço do seu jardim e, assim vocês poderão dividir o espaço adequadamente e conviver em paz.
Conclusão
Agora você já sabe que o cachorro enterra coisas por instinto e para gastar energia. Por isso, evite inibir completamente esse comportamento benéfico para o animal.