Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Por que o Dachshund treme e choraminga: as causas desta condição

Se o seu Dachshund treme e choraminga, você deve saber que isso pode ocorrer por uma série de fatores distintos.

Estresse, frio, agitação e dores são apenas alguns dos motivos possíveis. Sendo assim, é importante que você esteja atento para descobrir as causas.

Apesar de ser menos comum, envenenamento ou problemas no sistema nervoso também podem provocar esses sinais.

Então, nada melhor do que ter conhecimento sobre o tema para poder ajudar o seu amiguinho de estimação caso ele apresente um problema assim.

Sendo assim, se o seu Dachshund treme e choraminga, não perca as informações a seguir que vão te orientar sobre as causas e, o que fazer em cada situação.

Dachshund que treme e choraminga: o que pode ser?

Características do Dachshund

Tutora com seu dog – Foto: Freepik

Encontrar um Dachshund tremendo pode ser sinal de que há algo de errado com ele, uma vez que este é um dos principais indícios de que existe algum problema.

De maneira generalizada, qualquer tremor é um movimento involuntário que ocorre em ritmo ou oscilação, podendo durar apenas alguns segundos ou se estender por horas.

Além disso, existe a tremedeira localizada, que acomete apenas uma pequena parte do corpo do pet e, há também a tremedeira generalizada, que toma o corpo inteiro do animal.

Como existem muitos tipos de tremores e, várias causas possíveis, antes de se ver extremamente preocupado, tente manter a calma e analisar a situação com cuidado.

O tremor isolado não indica nenhum problema de saúde específico e, é preciso reunir mais informações para saber o que está acontecendo com o animal.

Em cada ocasião se deve atentar para as causas que dão início à tremedeira do cão, uma vez que ela pode ocorrer por um problema físico ou psicológico.

É importantíssimo que o tutor esteja atento aos sinais e, se perceber que o Dachshund treme e choraminga por um motivo mais preocupante, deve levar o animal ao veterinário o mais rápido possível.

Durante a consulta, qualquer informação sobre o episódio pode ser muito importante para o veterinário fechar um diagnóstico e sugerir um tratamento.

Primeiros passos com um cão tremendo

Antes de mais nada, é importante deixar claro que existem muitos motivos pelos quais um Dachshund treme e choraminga e, o médico veterinário é a melhor pessoa para identificar o problema.

As situações são únicas e, a conduta muda de acordo com cada caso. Sendo assim, o especialista é a melhor pessoa para tratar o pet.

Mesmo assim, a contribuição do tutor é fundamental para informar detalhes sobre o episódio e ajudar no diagnóstico e na escolha do tratamento.

Dessa forma, veja a seguir o que é mais importante de se observar e informar ao médico veterinário:

  • A frequência da tremedeira do cão. Observe se ela acontece sempre ou só esporadicamente;
  • Quando o Dachshund treme e choraminga? O que dispara este sinal? ;
  • Qual é a intensidade dos episódios? Eles são sempre iguais ou estão se agravando com o tempo? ;
  • Existem outros problemas que surgem junto com os tremores? Observe se há febre, diarreia, vomito ou perda de consciência, por exemplo;
  • Você sabe dizer se o primeiro episódio aconteceu em um momento específico, após algum evento traumático?

Pode ser que você não consiga responder a todos esses questionamentos, mas quanto mais informações tiver, mais fácil será para o veterinário avaliar o animal.

Principais causas para um cachorro tremer

É importante saber também que nem sempre que o Dachshund treme e choraminga significa que ele está com um problema de saúde.

Existem várias outras situações em que o animal pode ficar desconfortável e agitado, podendo então apresentar tremores. A seguir falaremos sobre os principais.

Dachshund treme e choraminga: pode ser frio

Por mais que os cães tenham o corpo recoberto por pelos, eles podem ter grande sensibilidade ao frio assim como acontece com os humanos.

Se o Dachshund treme e choraminga, pode ser que ele não esteja em uma temperatura confortável.

Como os animais da raça têm pelos curtos e lisos, não ficam muito protegidos contra as baixas temperaturas.

Então, se estiver frio e o seu pet começar a tremer, experimente deixar ele em um local aquecido, livre de correntes de vento e, coloque-o em uma caminha com cobertores. Uma roupinha também pode ajudar.

Mas se o cachorro continuar tremendo, então leve-o ao médico veterinário.

Medo

cachorro da raça salsicha

Filhotes podem sentir medo – Foto: Freepik

Assim como acontece com qualquer animal, o medo é uma estratégia de sobrevivência, que de certa forma ajuda o cão a se manter a salvo diante do perigo.

Mas as vezes este sentimento aparece com muita intensidade, grande frequência ou, até mesmo sem motivo.

Independentemente da situação, se o seu Dachshund treme e choraminga, pode ser que esteja com medo.

Isso é especialmente comum em animais mais jovens, que ainda não são completamente adaptados a um determinado ambiente.

A melhor forma de lidar com isso é tentar deixar o animal confortável e, tirar ele da situação de estresse.

Tenha cuidado apenas para não reforçar o medo, abraçando o animal e ou fazendo carinho quando ele estiver assim.

Dachshund treme e choraminga: pode ser dor

Se o Dachshund treme e choraminga, a primeira coisa na qual você pode pensar é justamente que o animal esteja com dor.

O tremor é algo bem comum na clínica de pequenos animais, sendo um sinal que ocorre com grande frequência em animais machucados e doentes.

Nesse caso, é comum que o tremor venha acompanhado de choro, mas também de outros sinais, como agitação, apatia, dificuldade para se locomover, entre outros.

Se você perceber a presença de vários sinais simultaneamente, a melhor opção é consultar o médico veterinário que consulte e avalie o animal.

Febre

Da mesma forma como acontece com as pessoas, os cães também podem ter episódios de febre.

Esta é uma reação comum que o organismo desenvolve quando existe alguma coisa que não vai tão bem.

Mesmo que indiretamente este também seja um sinal de que o cão está doente, é importante perceber quando o animal está tremendo por conta de calafrios.

Caso você suspeite de que este seja o problema, o melhor a fazer é consultar um médico veterinário para a aferição exata e exames detalhados para descobrir o motivo da febre.

Artrite ou artrose pode fazer o cachorro tremer

Tanto problemas musculares como os articulares podem fazer o cão ter fraqueza nas pernas e tremer.

O processo também é bastante doloroso e, por isso é possível observar que o Dachshund treme e choraminga ao mesmo tempo.

Esses casos não têm cura, mas é possível manejar a doença e diminuir em muito os desgastes e o nível de dor do animal.

Mas para isso, é fundamental levar o pet ao médico veterinário para uma consulta completa e exames de diagnóstico que ajudem na identificação do problema.

Assim é bem mais fácil conseguir encontrar um tratamento que seja efetivo.

Idade

Conforme os cães envelhecem, é bem comum que comecem a tremer mais e, muitas vezes isso não significa que haja um problema relacionado.

Nesse caso, é o próprio organismo do animal que se desgasta e, surge a tremedeira como uma consequência absolutamente normal deste processo.

Dachshund treme e choraminga: intoxicação

Cachorro salsicha no gramado

Cachorro salsicha no gramado. Foto: Freepik

Se o Dachshund treme e choraminga, também pode ser que ele tenha comido alguma coisa que tenha feito mal.

Em todos os lugares existem coisas que podem fazer mal para o pet, incluindo produtos de limpeza, chocolate e plantas do jardim.

Se o seu animalzinho ingerir alguma dessas substâncias, ele pode começar a tremer. Mas nesse caso, normalmente surgem outros sinais relacionados, como vomito, desorientação e, até mesmo desmaios.

Caso você suspeite de que isso possa estar acontecendo com o seu animalzinho, precisa levar ele o mais rápido possível ao veterinário, uma vez que ele pode até morrer.

Dachshund treme e choraminga: Problemas alimentares

Por mais que muita gente não associe isso a tremores em cachorro, o animal pode estar com problemas na alimentação.

Se o seu Dachshund treme e choraminga, considere, por exemplo, que ele pode estar com um quadro de hipoglicemia.

Para resolver a questão, basta oferecer um pouco de comida ao animal e ver se o problema se soluciona.

Caso isso aconteça com frequência, você deverá levar o seu animal ao veterinário para que ele faça exames detalhados que mostrem se o cão possui algum distúrbio metabólico.

O cão pode tremer por causas neurológicas e psicológicas

cão fofo

O tremor pode ser psicológico- Fonte: Freepik

Por mais que esta não seja a causa mais comum, em muitos casos os cachorros apresentam tremores por conta de problemas neurológicos e psicológicos.

Isso pode ocorrer por motivação sistêmica ou pode ser algo mais localizado e momentâneo. Nesse caso, é preciso um veterinário que esteja apto a acompanhar o quadro e de tempos em tempos realizar exames para averiguar o estado de saúde do pet.

O tremor também pode surgir por uma desestabilização psicológica do animal, por conta de ansiedade, estresse, trauma e medo, por exemplo.

Dachshund treme e choraminga – Síndrome do tremor idiopático

Dachshund treme e choraminga

Cachorro fazendo pose. Foto: Freepik

Se o Dachshund treme e choraminga, uma das possíveis causas é a Síndrome do Tremor Idiopático, que é um problema que atinge animais de qualquer raça ou tamanho.

Nesse caso, podem ocorrer tremores localizados especificamente na cabeça e nos membros ou, que seja difuso por todo o corpo.

Nesse caso, o diagnóstico correto e o acompanhamento do problema são essenciais para a qualidade de vida do pet.

Cachorro tremendo enquanto dorme

Dachshund treme e choraminga

Cão pode tremer enquanto dorme- Foto: Freepik

Cachorro tremendo enquanto dorme é algo bem comum de acontecer, sobretudo quando o animal está em sono profundo.

No entanto, é importante estar atento a possíveis sinais de incomodo, como frio, por exemplo. Além disso, esteja atento para descartar a possibilidade de ser uma convulsão, que é uma situação mais grave.

Dachshund treme e choraminga – Sinais associados e preocupantes

Dachshund treme e choraminga

Tutora abraçando seu cão- Fonte: Freepik

Quando há algo de errado com o organismo do animal, é comum que os tremores venham acompanhados de outros sinais bastante específicos e preocupantes.

Para começar, se o Dachshund treme e choraminga, já é um motivo para se preocupar. Afinal de contas, o choro por si pode indicar que há algo muito errado.

Mesmo que alguns animais chorem mais do que outros, isso pode indicar dor e desconforto muito grande.

Mas existem ainda outros sinais que servem de alerta aos tutores, como:

  • sangramentos;
  • vômitos;
  • diarreia;
  • dificuldade de locomoção;

Sendo assim, se você perceber que o Dachshund treme, choraminga e ainda tem outros sinais, como desorientação, vomito e dificuldade de ficar em pé, é melhor correr com ele até um consultório de confiança.

Convulsão em cães

Os sintomas das convulsões são bastante específicos e, por isso, desde que o tutor esteja informado sobre eles, pode reconhecer facilmente.

Se você achar que o Dachshund treme e choraminga porque está com convulsão, preste atenção a possíveis sinais, como:

  • Agitação antes ou depois do episódio convulsivo;
  • Membros que se movimentam involuntariamente;
  • Musculatura rígida;
  • Excesso de saliva;
  • Vômito;
  • Micção ou defecação involuntária;
  • Perda de consciência;
  • O animal não consegue se movimentar adequadamente imediatamente após a crise convulsiva.

Dachshund treme e choraminga – O que fazer se o cão tiver uma convulsão?

Se o seu Dachshund treme e choraminga porque está prestes a ter uma crise convulsiva, é importante que você consiga identificar isso antes para saber quais providências tomar.

A convulsão em cães não é incomum e, também não é exatamente uma doença. De qualquer forma, mesmo que seja uma manifestação passageira, podem ocorrer sequelas e danos irreversíveis.

O maior problema nesse caso é que durante uma crise convulsiva o cérebro pode ficar com falta de oxigênio, o que pode ocasionar uma necrose do tecido.

Mesmo que não exista uma forma eficiente de fazer a crise passar depois que ela começa, manter o animal deitado de lado em um lugar confortável é algo que ajuda.

O mais normal é que uma crise de convulsão dure apenas uns dois minutos, mais ou menos. E caso isso não aconteça, leve o animal a uma clínica veterinária o mais rápido possível. De qualquer forma, busque ajuda e orientação após a crise.

Conclusão

Se o Dachshund treme e choraminga, existem muitos motivos e é importantíssimo conseguir compreender eles para tomar as atitudes mais adequadas ou buscar ajuda veterinária especializada.

O post Por que o Dachshund treme e choraminga: as causas desta condição apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
04 de Setembro de 2022

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos