Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Benefícios de dormir com o cachorro: confira!

Translator

 

Você já parou para pensar nos benefícios de dormir com o cachorro? Esses benefícios podem ser diversos, além de poderem variar de pessoa para pessoa.

De qualquer forma, quando o soninho com o pet é feito da forma correta e com os cuidados adequados, as noites de sono podem ser melhoradas por conta disso.

Quer entender quais são todas essas possíveis vantagens? Acompanhe este texto de hoje do Portal do Dog e descubra!

benefícios de dormir com o cachorro

Cachorros dormindo na cama. Foto: Canva.

Quais os benefícios de dormir com o cachorro?

Os benefícios de dormir com o cachorro são diversos e, inclusive, pode ser que você até pense em outras vantagens que nem colocamos na nossa lista abaixo. Afinal, como cada relação com o pet é única, pode haver esse tipo de variação.

Ainda assim, convidamos você para refletir com a gente sobre todas as possibilidades de benefícios que essa prática, tão simples e tão amorosa, pode proporcionar a nós. Confira:

  1. Sensação de relaxamento;
  2. Fortalecimento do vínculo;
  3. Redução da ansiedade e estímulo de sentimentos de segurança;
  4. Cama mais aconchegante e quente;
  5. Promove a sensação de segurança no pet;
  6. Pode ajudar a combater problemas emocionais.

Nos próximos tópicos, vamos explorar com mais detalhes cada um desses pontos para que possamos compreender melhor. Continue lendo!

benefícios de dormir com o cachorro

Cachorro dormindo na cama. Foto: Canva.

1. Benefícios de dormir com o cachorro: Sensação de relaxamento

A sensação de relaxamento é um dos principais benefícios de dormir com o cachorro, já que ter o bichinho por perto e com um comportamento tranquilo, pode nos ajudar a nos conectarmos mais com o presente, reduzindo possíveis estresses.

Além disso, o toque suave da pelagem do animal, quando o abraçamos ou o acariciamos, também pode ser super agradável e confortável.

2. Fortalecimento do vínculo

Quanto mais vivemos momentos conectados com nossos amigos de quatro patas, maior poderá ser o nosso vínculo. Além disso, a hora do soninho pode aproximar ainda mais, já que podemos abraçar nossos amigos de quatro patas e viver esse momento de descanso em conjunto.

Outro ponto envolvido com esse benefício é que o pet se sente mais próximo de seu tutor, ficando mais tranquilo para uma noite de sono mais agradável.

Leia mais: Vínculo com seu cão: O método de treinamento pode afetar esse relacionamento

benefícios de dormir com o cachorro

Cachorrinho dormindo na cama. Foto: Canva.

3. Redução da ansiedade e estímulo de sentimentos de segurança

A ansiedade, infelizmente, é uma sensação que está cada vez mais presente na vida das pessoas, e ela, normalmente, está ancorada em pensamentos voltados a um futuro ou a consequências que “podem” acontecer, pelo menos no campo da imaginação.

Isso quer dizer que está muito relacionada com um futuro que ainda não existe, nos desconectando do presente e nos fazendo não focar no aqui e agora.

Em contrapartida, ter um animal de estimação conosco pode ajudar a combater esse tipo de questão, pois cães podem promover benefícios à nossa saúde mental. E mais especificamente, um dos benefícios de dormir com o cachorro é justamente esse: o pet pode nos ajudar na hora de nos conectarmos com o momento de adormecer, o que pode auxiliar na redução da ansiedade.

Além disso, a companhia do animal pode nos ajudar a aumentar os sentimentos de segurança e proteção.

4. Benefícios de dormir com o cachorro: Cama mais aconchegante e quente

Não podemos nos esquecer de um benefício muito agradável, que é a cama mais quente e aconchegante. No inverno, especialmente, essa é uma vantagem muito agradável que pode nos encher de sensações boas.

Portanto, podemos apostar nessa possibilidade para ter um momento do soninho muito mais agradável e relaxante. Afinal, quem não ama dar um abraço no pet em dias mais frios?

Veja também: Descubra os 8 principais esportes caninos

5. Promove a sensação de segurança no pet

Você sabia que um dos benefícios de dormir com o cachorro é que ele também pode se sentir mais seguro? Isso porque os cachorros gostam de dormir em bando, para que haja uma maior segurança.

Afinal de contas, quando dormimos, estamos mais vulneráveis ao que pode vir acontecer à nossa volta. Logo, dormir em conjunto pode aumentar a segurança de todos.

Isso quer dizer que há grandes chances de o seu pet se sentir muito mais tranquilo e seguro quando tem a oportunidade de dormir pertinho de você.

benefícios de dormir com o cachorro

Cachorro dormindo de lado na cama. Foto: Canva.

6. Pode ajudar a combater problemas emocionais

A conexão que temos com os nossos pets é única, e isso é inegável. Cada pessoa cria uma relação única com o seu animal de estimação, e essa relação desperta sentimentos e emoções que podem ser positivas e benéficas para as nossas vidas, concorda?

Por isso, algumas questões emocionais, como tristeza, desânimo ou angústia podem ser amenizadas de forma saudável quando interagimos genuinamente com o nosso animal de estimação.

E tê-lo por perto, na hora de dormir, pode ser bem reconfortante, nos ajudando a nos conectarmos com ele e a sentirmos o amor que é nutrido nessa relação.

É por conta dessas sensações que algumas pessoas também mencionam que se sentem mais encorajadas a ir adiante quando têm o pet para acompanhar nessa jornada. Sem dúvidas, algo lindo que pode mudar a nossa vida.

Você concorda com esses benefícios de dormir com o cachorro?

Veja mais: Cachorro não dorme à noite: O que fazer?

benefícios de dormir com o cachorro

Mulher dormindo com seu bebê e seu cachorro na cama. Foto: Canva.

Atenção à forma de dormir

Como vimos, existem muitos benefícios de dormir com o cachorro, que podem ser maiores ou menores, de acordo com as características de cada pet e cada tutor.

Entretanto, para que tudo isso possa ser usufruído da melhor forma, é muito importante que alguns cuidados sejam tomados.

Por exemplo, devemos ter um espaço adequado na cama, para não correr o risco de “rolar” em cima do pet e machucá-lo depois. Além disso, é válido cuidarmos das condições específicas de cada pet, como por exemplo, questões de saúde que merecem atenção.

Outro ponto de atenção são as possíveis alergias que alguns tutores podem ter. Se você for alérgico, é melhor cuidar e evitar a prática de dormir com o pet tão próximo, ok?

Na dúvida sobre como proporcionar as melhores noites de sono para o seu amigo e pra si mesmo, converse com o veterinário para não correr nenhum risco de cometer equívocos. Depois é só aproveitar o descanso em conjunto!

Fique agora com estes conteúdos:

O post Benefícios de dormir com o cachorro: confira! apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
06 de Dezembro de 2023

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos