Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Como cuidar dos dentes do cachorro?

Será que você realmente sabe como cuidar dos dentes do cachorro? Afinal, eles merecem uma atenção especial para se manterem sempre fortes e saudáveis. Caso contrário, o pet poderá ter problemas com lesões, infecções e placas bacterianas, por exemplo.

Pensando nisso, a equipe do Portal do Dog elaborou este conteúdo com muitas informações importantes sobre o assunto. Não deixe de conferir!

os dentes do cachorro

Dentes caninos aparecendo – Foto: Canva

Dicas de como cuidar dos dentes do cachorro

Não há muito segredo na hora de cuidar dos dentes do cachorro. Basicamente, alguns pontos simples podem ser considerados, como por exemplo:

  1. Escove os dentes do cachorro regularmente;
  2. Invista em um creme dental adequado às necessidades do pet;
  3. Acostume o pet quando ele ainda é filhote;
  4. Escolha uma escova com cerdas macias;
  5. Não use muita pressão na escovação dos dentes;
  6. Faça movimentos circulares e passe a escova em todos os dentes;
  7. Escove também a linha da gengiva;
  8. Forneça alimentos saudáveis para o seu pet;
  9. Verifique, regularmente, se há sinais de lesões ou problemas bucais;
  10. Não forneça alimentos duros demais ao pet;
  11. Recompense o seu pet no fim da escovação;
  12. Mantenha visitas regulares ao veterinário.

Esses fatores já poderão ajudá-lo a manter a saúde bucal do pet sempre em dia.

A seguir, apresentamos mais detalhes sobre cada uma dessas recomendações. Não deixe de conferir!

1. Escove os dentes do cachorro regularmente

Assim como nós precisamos escovar os dentes regularmente, os pets também têm essa necessidade. Estima-se que três vezes por semana seja o ideal na hora de manter os dentinhos sempre limpos.

Isso quer dizer que você não precisa escovar os dentes depois de cada refeição, assim como nós, seres humanos, fazemos. Mas, sim, pode escovar os dentes do cachorro em três dias específicos da semana, sempre no mesmo horário para facilitar a sua rotina.

2. Invista em um creme dental adequado às necessidades do pet

Cuidado com a escolha do creme dental. Jamais use produtos para humanos, pois o cachorro pode engolir uma parte do creme e acabar sofrendo efeitos colaterais na saúde por conta disso.

Sendo assim, escolha um bom creme dental para cachorro, sempre se atentando à validade e à qualidade do produto. Na dúvida, peça recomendações para o veterinário do seu amigo de quatro patas.

Como cuidar dos dentes do cachorro – 3. Acostume o pet quando ele ainda é filhote

Apesar de ser possível, em alguns casos, ensinar o pet a ficar tranquilo na hora de escovação, quando ele já é adulto, o ideal é que isso seja feito quando ele ainda é filhote.

Isso porque, é nessa fase da vida do cachorro que ele está mais propenso a compreender as situações, no sentido de se acostumar melhor.

Portanto, considere iniciar a escovação logo quando o cachorro é filhote, para que ele entenda que não há risco nenhum nessa situação e que, acima disso, pode ser bem confortável para ele.

Caso o seu cão já seja adulto e você queira aprender a cuidar dos dentes do cachorro nessa idade, converse com um adestrador e com o veterinário para encontrar boas formas de incluir esses cuidados na rotina.

cão de boca aberta

Cachorro deitado com os dentes aparecendo – Foto: Canva

Como cuidar dos dentes do cachorro – 4. Escolha uma escova com cerdas macias

A escova de dentes do cachorro precisa ser de cerdas macias. Portanto, procure, em lojas de artigos para pets, opções que sejam específicas para cães.

Dessa maneira, você terá a certeza de que estará usando um produto que não causará malefícios para a saúde do cachorro.

Afinal, cerdas muito duras podem acabar machucando a gengiva, o que resultaria no aparecimento de lesões que poderiam, mais tarde, infeccionar.

Portanto, bastante cuidado nesses pontos!

5. Não use muita pressão na escovação dos dentes

Não é porque você está escovando os dentes de um cachorro que precisa usar toda a sua força para limpá-los. Os dentes precisam de cuidados especiais e, em paralelo a isso, gentileza.

Gentileza no sentido de usar uma “mão leve” na hora de fazer a higienização. Pois assim como as cerdas muito duras podem acabar causando lesões na gengiva, a pressão também pode fazer o mesmo efeito.

Além de machucar momentaneamente, pode fazer com que o pet acabe ficando receoso com a escovação, o que piora a necessidade de repetir o processo no futuro.

Por conta desses fatores, na hora de cuidar dos dentes do cachorro se certifique de usar uma força equilibrada, sem excessos que poderiam causar mal-estar no pet.

Não escove os dentes do cão apenas para “cumprir tabela”. Faça isso com carinho, cuidado e atenção, ok?

6. Faça movimentos circulares e passe a escova em todos os dentes

Novamente, não faça da escovação uma obrigação que deve ser seguida para cumprir tabela. O seu cachorro precisa de um cuidado especial com os dentes e, para que isso aconteça, o processo deve ser feito com atenção.

Sendo assim, na hora de cuidar dos dentes do cachorro, certifique-se de passar a escova em todos os dentes, em cada uma das superfícies que estão acessíveis.

Faça movimentos circulares, sem pressa, promovendo, inclusive, um momento de relaxamento para o seu cão.

Se você fizer isso com carinho, dedicação e paciência, há mais chances de o seu amigo de quatro patas amar esse momento.

cuidar dos dentes do cachorro

Cachorro mordendo – Foto: Canva

Como cuidar dos dentes do cachorro – 7. Escove também a linha da gengiva

Na linha da gengiva pode acumular uma série de resíduos de alimentos e, por isso, a escovação também deve ser feita com atenção nesse local.

Verifique se você realmente está removendo o restinho de comida que pode ter permanecido ali, passando a escova suavemente e sem fazer muita força.

Esse cuidado ajuda a prevenir o aparecimento de placas bacterianas, garantindo que o seu amigo fique com um sorriso mais saudável e limpinho.

Além disso, se feito com cuidado e leveza, o cachorro pode até gostar da “massagem” na gengiva.

8. Forneça alimentos saudáveis para o seu pet

Não adianta tentar cuidar dos dentes do cachorro usando as melhores escovas e os melhores produtos de higiene se no quesito alimentação há negligência.

Por exemplo, dar alimentos de humanos, como restos de comidas com muito condimentos, ou outros tipos de preparos que não são adequados para o cachorro, podem resultar em problemas na saúde bucal.

O cão deve receber alimentos que foram desenvolvidos para ele, pois assim os dentes também estarão protegidos.

Afinal, lembre-se de que o pet não escova os dentes depois de qualquer refeição, como nós fazemos, o que significa que dar a ele um doce de humano pode ser um caminho perigosíssimo para o desenvolvimento de doenças bucais.

Sendo assim, forneça sempre alimentos saudáveis e, se estiver ao seu alcance, considere a inclusão de alimentos que são desenvolvidos para ajudar na limpeza dos dentinhos do cachorro.

9. Verifique, regularmente, se há sinais de lesões ou problemas bucais

Além de investir na escovação regularmente para cuidar dos dentes do cachorro, tire um tempinho, eventualmente, para avaliar como está o sorriso do seu amigão de quatro patas.

Será que há manchas nos dentes? Há algum dente quebrado? A gengiva está inchada e/ou vermelha? Há algum tipo de corte ou lesão? Verifique esses sinais com atenção.

Assim, caso você detecte que alguma coisa parece estar errada, agende uma consulta com o veterinário – se ele for especialista em odontologia para pets, melhor ainda!

Dessa maneira, o profissional já poderá investigar a situação e até mesmo investir em tratamentos precoces, quando pertinente, aumentando a qualidade de vida do cachorro.

cão de boca aberta

Cão com a boca aberta – Foto: Canva

10. Não forneça alimentos duros demais ao pet

Alimentos muito duros, como ossos bovinos, não devem ser usados para alimentar ou entreter o cachorro.

Isso porque esse tipo de produto pode acabar fazendo com que o pet corte a gengiva ou então quebre um dente.

Sempre que quiser dar um “ossinho” para o seu cão, considere adquirir produtos que foram desenvolvidos para esse tipo de mimo.

Assim, você terá a certeza de que está oferecendo algo que não causará mal-estar ou malefícios para o cachorro.

Lembrando que se você tiver dúvidas sobre dar ou não dar algum alimento para o cachorro, o ideal é conversar com o veterinário e certificar-se de que trata-se de algo realmente saudável e seguro, ok?

11. Recompense o seu pet no fim da escovação

Especialmente se o cachorro se demonstrar muito inquieto durante a escovação, considere recompensá-lo no fim do processo.

Pode ser com um passeio no local que ele gosta, com muito carinho ou com a brincadeira favorita dele.

Assim, ele passará a associar o momento da escovação com a porta de entrada para algo divertido e que ele ama, o que o deixará mais animado e receptivo para esse tipo de cuidado.

12. Mantenha as visitas regulares ao veterinário

Por fim, não se esqueça de que faz parte do processo de cuidar dos dentes do cachorro fazer as visitas regulares ao veterinário.

Na consulta com o profissional, torna-se possível avaliar se há algum indício de problema de saúde bucal, garantindo tratamentos efetivos e uma proteção a mais para o seu cachorro.

Considere essas dicas na hora de manter a saúde bucal do seu pet e dê a ele mais qualidade de vida e bem-estar!

Cuide do seu dog!

O post Como cuidar dos dentes do cachorro? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
01 de Junho de 2023

Autor

Autor: 
Camila Bonatti