Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Como montar um kit higiene para cachorro?

Na hora de montar um kit higiene para cachorro podemos levar em consideração alguns aspectos importantes, considerando o banho, a higiene oral, os cuidados com as unhas do pet, e assim por diante.

Cada uma dessas categorias precisam de itens específicos para atender às necessidades de saúde dos nossos amigos de quatro patas. Quer entender melhor sobre cada um desses itens? Acompanhe este guia completo que o Portal do Dog preparou para você!

montar um kit higiene para cachorro

Cachorro no banho e tosa do pet shop. Foto: Canva.

Passo a passo de como montar um kit higiene para cachorro

Como mencionamos logo acima, para montar um kit higiene para cachorro nós precisamos levar em consideração algumas esferas da vida do pet. Dessa maneira, será muito mais fácil conseguir preparar a “bolsinha” de higiene ou o cantinho com as coisinhas do animal. Basicamente, podemos pensar em áreas como:

  1. Banho e limpeza;
  2. Higiene oral;
  3. Cuidados com as unhas;
  4. Limpeza das orelhas;
  5. Higiene dos olhos;
  6. Remédios e produtos para parasitas.

Agora, vamos aprender um pouco mais sobre o que deve conter em cada uma dessas categorias. Assim será mais fácil oferecer tudo o que o seu pet precisa. Acompanhe!

Veja mais: Meu cachorro não gosta de banho, e agora?

1. Banho e limpeza

O banho é um dos pilares da higiene animal, e isso é inegável. Porém, todo mundo sabe que o banho do cachorro deve ser feito de forma estratégica e planejada, para não acontecer de nosso amigo pet ficar com mau odor depois. Assim sendo, podemos considerar como itens indispensáveis as seguintes opções:

  • Shampoo específico para cachorro: É muito importante que você escolha um shampoo que seja adequado para cães. Isto é, nunca use shampoo de ser humano no seu cãozinho, pois isso pode causar efeitos colaterais severos em sua saúde. Além disso, certifique-se de sempre ter produtos dentro do prazo de validade, ok?
  • Condicionador (opcional): Alguns cães com pelos mais longos podem se beneficiar do uso do condicionador. Isso sem contar o fato de que o cheirinho do condicionador pode tornar tudo ainda melhor;
  • Toalhas de banho: Separar algumas toalhas de banho para o seu cachorro é uma boa ideia na hora de montar o kit. Escolha toalhas de um tamanho adequado, ou seja, que sejam ideais para o porte do pet. Além disso, opte por toalhas de algodão, que têm um toque mais suave e confortável;
  • Escova ou pente para o pelo: A escova ou pente ajuda a remover o excesso de pelos soltos, além de manter o cachorro mais limpinho e livre de nós. Outro benefício desse item que não pode ser esquecido na hora de montar um kit higiene para cachorro é que ele ajuda a aproximar o tutor do pet, criando laços profundos;
  • Esponja ou luva de banho: A esponja ou luva de banho ajuda na hora de formar mais espuma durante a lavagem dos pelos, além de serem texturizadas, o que podem ajudar a promover um momento relaxante ao pet;
  • Secador de cabelo: Embora seja difícil alguém comprar um secador de cabelo apenas para os pets, ele pode ser uma boa opção para impedir que a pelagem seque naturalmente e corra o risco de ficar com mau cheiro.
montar um kit higiene para cachorro

Cachorro cheio de espuma de shampoo. Foto: Canva.

2. Como montar um kit higiene para cachorro: Higiene oral

A higiene oral dos cachorros também precisa de muita atenção. Isso porque a má higiene pode levar a uma série de problemas de saúde, inclusive cardíacas! Afinal, infecções bucais podem se espalhar pela corrente sanguínea, indo parar no coração e evoluindo para condições graves de saúde. Portanto, cuidado e considere montar um kit higiene para cachorro considerado itens como:

  • Escova de dentes para cães: As escovas de dentes caninas são desenvolvidas para facilitar a limpeza das mais diversas áreas dentro da boca, além de serem mais resistentes às mordidinhas que o cão pode dar;
  • Pasta de dente para cães: Nada de usar creme dental de humanos no cachorro, combinado? É importante que você adquira produtos que são recomendados por especialistas da área pet, para garantir a saúde do animal;
  • Enxaguante bucal específico para cães (opcional): Em alguns casos, um tipo de enxaguante bucal canino pode ser usado. Porém, nem sempre há necessidade. Na dúvida, sempre converse com o veterinário sobre o assunto, combinado?

Veja também: Dentes de cachorro: Como escovar?

3. Cuidados com as unhas

Na hora de montar um kit higiene para cachorro, lembre-se de que cortar as unhas do pet é fundamental para o conforto, bem-estar e saúde animal. Isso porque, às vezes, as unhas podem crescer demais, ou até mesmo um pouquinho mais tortas, causando ferimentos nas patinhas do cachorro.

Por isso, mantê-las aparadas e lixadinhas é uma boa ideia – desde que você saiba fazer esse tipo de corte, é claro. Veja algumas opções de itens para essa categoria:

  • Cortador de unhas para cães: Adquirir um cortador de unha específico para cães é uma boa ideia, pois os cortadores comuns, de pessoas, podem não ter o ângulo adequado para corte;
  • Lima de unhas ou lixa: Procure por lixas próprias para as unhas dos pets, pois elas possuem um formato ou tamanho um pouquinho diferente em alguns casos, que ajudam na manutenção.

4. Como montar um kit higiene para cachorro: Limpeza das orelhas

As orelhas delicadas dos cães merecem atenção na hora de mantermos a higiene dos pets. Por isso, não podemos nos esquecer dos itens essenciais para essa categoria. O bom é que nem precisamos de muitos itens, sabia? Veja:

  • Solução de limpeza auricular específica para cães: Especialmente em lojas de artigos para pets é possível encontrar algumas soluções líquidas ou um pouco mais densas para aplicar nas orelhas do animal, limpando profundamente e garantindo saúde e bem-estar. Apenas lembre-se de usar adequadamente esses itens, sempre considerando os fatores e passo a passo que são descritos pelo próprio fabricante, combinado?
  • Algodão ou gaze: Para aplicar a solução acima, ou mesmo para retirar alguma sujidade aparente, nada melhor do que as clássicas bolinhas de algodão ou gaze. Ambos devem estar sempre bem armazenados e limpinhos antes do uso, para não corrermos o risco de contaminar o pet.

Veja também: Cachorro coçar as orelhas frequentemente é normal?

montar um kit higiene para cachorro

Cachorro cheio de espuma enquanto toma banho. Foto: Canva.

5. Higiene dos olhos

Os olhinhos do pet também precisam de cuidados especiais e cheios de carinho para mantermos a saúde animal sempre em dia. Para isso, podemos recorrer a alguns produtos específicos que garantem não apenas a higienização, como também a proteção. Veja só:

  • Solução de limpeza ocular específica para cães: Assim como é possível encontrar produtos específicos para a limpeza das orelhas do pet, também podemos encontrar opções de higiene ocular. Nesses casos, novamente, sempre leia a embalagem para usar o produto com segurança;
  • Algodão ou gaze: O algodão ou a gaze pode ser usado para remover remela dos olhos e outras sujeirinhas que podem ficar na região. Além disso, podem ser usados para a aplicação de soluções especiais. E não se esqueça: armazene isso com segurança, garantindo a proteção contra contaminação.

6. Como montar um kit higiene para cachorro: Remédios e produtos para parasitas

Por fim, não podemos deixar de considerar, ainda, a necessidade de administrar remédios e produtos para parasitas. Dessa forma, mantemos não somente a limpeza, como também a saúde do animal. Basicamente, são dois tipos de medicamentos que costumam estar associados a esta categoria:

  • Anti-pulgas e carrapatos (conforme orientação do veterinário): Muitas vezes são indispensáveis, especialmente se o pet vive em ambientes infestados. Inclusive, é importante manter a limpeza de todo o ambiente, e não apenas administrar o medicamento. Além disso, lembre-se de apenas dar de acordo com as recomendações do veterinário. Nada de automedicar sem avaliar nada, ok?
  • Antiparasitário interno (vermífugo, se recomendado pelo veterinário): Assim como é importante limpar o “lado de fora”, o “lado de dentro” também precisa de cuidados. Para isso, os vermífugos podem ser usados, desde que haja prescrição do veterinário. Sempre pergunte se há alguma indicação nesse sentido, e nunca ofereça sem conhecimento. Sempre tire as suas dúvidas com o veterinário.

Seguindo essas dicas, montar um kit higiene para cachorro será muito mais fácil do que você imaginava, concorda?

montar um kit higiene para cachorro

Cachorro tomando um banho. Foto: Canva.

Monte um kit personalizado

É importante termos em mente que cada pet possui as suas próprias características e necessidades. Por exemplo, um cão com pelos longos pode precisar do uso do condicionador, enquanto um com pelos curtos não precise tanto assim.

Avaliar caso a caso e sempre seguir a recomendação de especialistas, como as que são dadas pelo veterinário, é muito importante. O alerta é ainda mais evidente em casos de pets que possam ter problemas de saúde específico, ou algum tipo de predisposição.

Nesses casos, conversar com um profissional qualificado para não errar na escolha dos itens do kit é fundamental. Assim, você poderá oferecer não apenas a higiene, como também mais saúde, bem-estar, conforto e qualidade de vida para o seu amigo de quatro patas. Lembre-se sempre disso!

Veja agora:

O post Como montar um kit higiene para cachorro? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
09 de Dezembro de 2023

Autor

Autor: 
Rodrigo Amar
Classifique: 
Ainda sem votos