Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Como preparar um cantinho de descanso para o cachorro?

Na hora de preparar um cantinho de descanso para o cachorro, é importante levar em consideração alguns aspectos específicos, a fim de oferecer conforto e segurança ao cão.

Afinal, o cantinho do pet precisa transmitir esses sentimentos de bem-estar e de tranquilidade, para se tornar um verdadeiro refúgio para os nossos amigos de quatro patas.

E como podemos criar esse ambiente? É isso que você verá neste conteúdo de hoje do Portal do Dog! Continue lendo e saiba mais.

preparar um cantinho de descanso para o cachorro

Cachorro dormindo na sua caminha. Foto: Canva.

Como preparar um cantinho de descanso para o cachorro?

Na realidade, não existe muito segredo na hora de preparar um cantinho de descanso para o cachorro. O que você deverá analisar é o porte do cachorro, o espaço em sua casa que você quer arrumar e as necessidades do pet.

Na lista abaixo, você confere alguns apontamentos que podem te ajudar nesse sentido:

  1. Escolha um ambiente tranquilo;
  2. Fique atento à temperatura do ambiente;
  3. Deixe o espaço acessível;
  4. Escolha uma cama para cachorro no tamanho ideal;
  5. Escolha materiais duráveis;
  6. Evite correntes de ar, especialmente no frio;
  7. Garanta privacidade e sossego;
  8. Mantenha o cantinho sempre seguro e limpo;
  9. Complemente com almofadas e outros itens nesse sentido.

Agora, vamos explorar cada um desses fatores mais a fundo, de modo que possamos entender item por item e preparar um cantinho de descanso para o cachorro da melhor maneira possível. Acompanhe!

1. Escolha um ambiente tranquilo para preparar um cantinho de descanso para o cachorro

Antes de qualquer coisa, é muito importante que você selecione um ambiente tranquilo para o seu cachorro. Afinal, não faria sentido algum o cantinho de descanso ser em uma área da casa onde passa muita gente ao longo do dia e há sempre algum tipo de barulho, concorda?

O pet precisa de um espaço que seja calmo e que permita que ele durma tranquilamente. Além disso, esse espaço também precisa ser aconchegante para que ele simplesmente descanse, eventualmente, sem a necessidade de dormir de fato.

Portanto, comece a fazer aquela varredura na sua casa para encontrar a melhor opção para ser o cantinho do seu amigo de quatro patas.

Veja também: Como ajudar o cão a dormir melhor?

preparar um cantinho de descanso para o cachorro

Tutor tocando a patinha do cachorro. Foto: Canva.

2. Fique atento à temperatura do ambiente

Além de escolher um espaço que seja mais tranquilo e silencioso, não se esqueça de checar a temperatura ambiente.

Isso porque, dependendo do revestimento das paredes e até mesmo da posição do cômodo na casa, pode ser que a área seja ou muito quente, ou muito fria.

Em ambos os casos, é preciso adaptar o espaço para que o cachorro possa descansar confortavelmente, de uma maneira saudável. Se for muito frio, disponibilize muitas cobertinhas, e até aqueça com um aquecedor, caso seja viável.

Em contrapartida, se for muito quente, o uso de um ventilador e a disposição de água fresca podem ajudar. Também escolha tecidos ideais para cada temperatura, ok?

3. Deixe o espaço acessível na hora de preparar um cantinho de descanso para o cachorro

Para preparar um cantinho de descanso para o cachorro que cumpra com o seu objetivo, lembre-se de deixar o caminho livre para o pet acessar o espaço sempre que necessário.

Não podemos nos esquecer que esses cantinhos são extremamente importantes para os animais. Além de ser um espaço para dormir e relaxar, é também o ambiente propício para se refugiar em momentos de medo, estresse e irritabilidade.

Isso quer dizer que o cachorro pode acabar procurando o cantinho de descanso quando ouvir fogos de artifício, ficar com medo de uma pessoa estranha, ou simplesmente estiver se sentindo muito cansado e entediado.

Portanto, permitir que o pet circule com facilidade em direção ao cantinho é bem importante.

Veja mais: Fogos de artifícios e cães: guia de sobrevivência

4. Escolha uma cama no tamanho ideal

A caminha que irá compor o cantinho de descanso também precisa ser bem escolhida. Muitos tutores ainda cometem o equívoco de gastar uma “fortuna” com uma cama pequena para o cachorro filhote, esquecendo-se de que têm um pet de porte grande em casa.

Por conta disso, pense bem no tamanho da cama que você irá comprar. Afinal, é pouco provável que você queira gastar novamente, em poucos meses, com uma cama nova outra vez, concorda?

Por isso, pesquise o tamanho que o pet pode ficar e escolha uma cama que seja capaz de acomodá-lo com conforto. Não se esqueça, o cantinho precisa ser aconchegante para cumprir a sua função.

preparar um cantinho de descanso para o cachorro

Cachorro fofo dormindo com o focinho apoiado no braço da cadeira de jardim. Foto: Canva.

5. Escolha materiais duráveis para preparar um cantinho de descanso para o cachorro

Outro ponto que deve ser levado em conta na hora de preparar um cantinho de descanso para o cachorro, é a escolha de materiais de qualidade.

A gente sabe que nem sempre é fácil oferecer o que há de melhor no mercado pet para os nossos cães, especialmente porque o valor dos produtos, nesse mercado, costuma ser bem elevado.

Porém, é importante que as escolhas dos itens seja feita com paciência e atenção. Alguns tipos de camas, especialmente de baixo valor, podem não ser tão resistentes, rasgando com facilidade ou até mesmo acumulando mais poeira e sujeira.

Em contrapartida, opções de mais qualidade tendem a ser mais resistentes e com menos propensão a manchas e outros problemas.

O mesmo vale para os outros itens que você deseja colocar no local. Lembre-se de que o cachorro pode querer brincar de morder e roer, e por isso é importante ter itens bem resistentes.

Veja mais: Seu cachorro morde quando recebe carinho? Veja o que pode estar de errado

6. Evite correntes de ar, especialmente no frio

Pare e avalie: será que existem correntes de ar no ambiente onde você quer preparar um cantinho de descanso para o cachorro? Essas correntes, especialmente no frio, podem gerar muito desconforto e até mesmo causar mal-estar no pet, caso a temperatura corporal baixe muito.

Por isso, verifique se a área está protegida desse tipo de problema. Porém, lembre-se também de que uma ventilação equilibrada deve haver, para manter o ambiente mais limpo e livre de microorganismos que podem causar danos à saúde do cachorro e até dos tutores.

Uma pequena janela com entrada de sol pode ser uma boa opção para manter o ambiente limpinho e confortável.

7. Garanta privacidade e sossego

Os cães precisam de momentos de silêncio e sossego para se sentirem tranquilos e calmos. Sem esse tipo de “refúgio”, podem ficar muito estressados e acabar tendo comportamentos um pouco mais agressivos.

Por conta disso, certifique-se de que a área onde você pretende preparar um cantinho de descanso para o cachorro permita que o pet fique um pouco mais reservado. Também eduque as pessoas para que não fiquem mexendo e invadindo o espaço do cão quando ele estiver dormindo, a fim de contribuir para uma saúde mental mais equilibrada.

Esses cuidados fazem toda a diferença na hora de compor um cantinho que seja verdadeiramente saudável.

Veja mais: Como evitar o estresse em cães: Saiba como evitar o estresse em cães!

preparar um cantinho de descanso para o cachorro

Cachorro dormindo profundamente com cabeça caindo da cama. Foto: Canva.

8. Mantenha o cantinho sempre seguro e limpo

Nada de escolher um cantinho sujo e totalmente bagunçado para o cachorro, hein? É muito importante que o animal tenha acesso a um ambiente limpo e organizado para descansar. Primeiro porque assim ele se sentirá mais bem descansado, e segundo porque dessa forma você protege a saúde do seu amigo.

Embora os cães possam não ser tão exigentes com a limpeza, mantê-los em áreas sujas e desorganizadas é considerado maus tratos, e prejudica o bem-estar e a saúde animal. Por isso, só escolha ambientes que você possa limpar e manter em ordem, combinado?

9. Complemente com almofadas e outros itens nesse sentido

Por fim, para preparar um cantinho de descanso para o cachorro você também pode “mimar” o cão com algumas almofadas, pelúcias, tapetes e outros tipos de materiais que deixem o cantinho mais confortável e aconchegante.

Dessa maneira, você conseguirá criar um espaço cheio de conforto e que será ótimo para o pet tirar uma soneca revigorante. Apenas lembre-se de lavar com regularidade cada um desses itens, combinado? Assim, tudo ficará ainda melhor para o seu grande amigo de quatro patas.

Depois comente, neste post, como ficou o cantinho de descanso do seu cachorro.

Veja mais:

O post Como preparar um cantinho de descanso para o cachorro? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
09 de Dezembro de 2023

Autor

Autor: 
Rodrigo Amar
Classifique: 
Ainda sem votos