Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Conheça os principais sinais que indicam que seu cachorro está doente

Translator

 

Aprender a reconhecer os principais sinais de cachorro doente é um passo importante para agir quando necessário e, assim, garantir o bem-estar e qualidade de vida do animal. Afinal de contas, nem sempre é fácil detectar os sinais de que algo não vai bem, por isso, conhecer os principais sintomas e alterações é um passo indispensável.

Neste texto do Portal do Dog, reunimos uma série de informações que podem ser úteis. Lembrando, apenas, que elas não substituem, de forma alguma, a visita ao veterinário. Inclusive, as visitas periódicas e preventivas devem ser mantidas de acordo com a recomendação do profissional, mesmo quando o pet não apresenta os sinais que listamos, combinado?

Com isso esclarecido, siga com a gente para saber mais!

Sinais de cachorro doente

Cachorro sendo examinado pela veterinária no consultório. Foto: Canva.

Quais os sinais de cachorro doente?

Existem muitos sinais de cachorro doente que podemos detectar quando algo não vai bem. Um ponto de atenção, que devemos nos lembrar antes de conhecer os sinais, é que alguns podem ser mais ou menos intensos em alguns pets, pois tudo dependerá sempre da enfermidade, grau de gravidade e outros fatores.

Por conta disso, além de saber as principais alterações que o animal pode apresentar, é importante observá-lo em seu dia a dia e sempre fazer as visitas regulares ao veterinário, combinado?

Vejamos, agora, os principais sinais de cachorro doente:

  1. Mudanças no apetite;
  2. Alterações digestivas;
  3. Letargia;
  4. Tosse persistente;
  5. Alterações respiratórias;
  6. Aumento de sede e micção;
  7. Mudanças no comportamento;
  8. Alterações auditivas;
  9. Alterações no peso sem explicação;
  10. Mau hálito persistente;
  11. Alterações no sono;
  12. Inchaço abdominal;
  13. Alterações na boca.

Entendendo de forma geral os sinais de cachorro doente, sigamos para compreender mais a fundo cada um desses aspectos. Acompanhe e confira!

1. Mudanças no apetite é um dos sinais de cachorro doente

As mudanças no apetite do cachorro costumam ser um dos primeiros sinais detectados pelos tutores. Isso porque, o pet pode demonstrar o comportamento de comer demais ou de menos, dependendo da enfermidade que o tem afetado.

Alguns pets podem tentar comer mais para “compensar” o mal-estar que determinada doença pode estar causando. Em outros casos, assim como acontece com algumas pessoas, a enfermidade pode fazer com que o apetite seja reduzido, fazendo com que a ingestão de comida também diminua.

Portanto, sempre observe os comportamentos alimentares do seu pet, e caso detecte alguma alteração significa e persistente, converse com um especialista.

Veja mais: Falta de apetite do cachorro: Como lidar?

2. Alterações digestivas

Além de haver alterações no apetite e na quantidade de comida consumida, um dos sinais de cachorro doente são as alterações digestivas. O pet pode ter dificuldade para evacuar, pode ter diarréia, vomitar, sangue nas fezes, etc.

Muitas dessas alterações podem estar associadas a problemas como intolerância alimentar, infecções no intestino e até mesmo contaminações parasitárias.

Se essas alterações aparecem, é muito importante tentar entender o que pode estar acontecendo, visto que a má digestão pode levar a problemas de nutrição que evoluem mais tarde.

Sinais de cachorro doente

Cachorro demonstrando estar com cansaço e apatia. Foto: Canva.

3. Letargia é um dos sinais de cachorro doente

A letargia também é muito comum quando o cachorro adoece. Afinal de contas, o pet pode se sentir mais cansado e menos disposto para atividades simples, como passear com o tutor.

Se o seu animal de estimação mudou completamente e está muito mais cansado e quietinho, é bom investigar a situação. São muitas as enfermidades que podem estar associadas a esse tipo de situação, por isso ficar atento é importantíssimo.

Para você ter uma ideia geral, a letargia pode estar dando sinais de doenças crônicas, dores intensas, problemas cardíacos, alterações hormonais e até mesmo infecções.

Veja também: Depressão sazonal: Os animais de estimação podem ter?

4. Tosse persistente

A tosse pode ser um indicativo de problemas respiratórios no seu pet, podendo ser leve ou mais intensa, bem como seca ou com secreção. Elas podem aparecer devido a alguma infecção respiratória, como pneumonia, mas também pode ter relação com alergias e até mesmo corpos estranhos presos nas vias aéreas.

Em alguns casos, a tosse canina pode estar associada a problemas cardíacos, e por isso a busca por orientação médica veterinária é importante.

Se o seu cachorro começar a tossir por muitos dias seguidos, não espere muito tempo passar. É importante agir precocemente para impedir a evolução de determinadas doenças.

5. Alterações respiratórias é um dos sinais de cachorro doente

E por falar em problemas respiratórios, não podemos deixar de citar outras alterações respiratórias como sinais de cachorro doente. Veja algumas alterações que podem indicar enfermidades:

  • Respiração ofegante e acelerada sem motivos para isso, ou seja, sem ser um dia em que o pet se exercitou muito;
  • Chiados enquanto respira;
  • Dificuldade para respirar normalmente.

Esses sintomas podem estar associados a uma série de condições de saúde, que variam de caso a caso. Por exemplo, pode ser que o pet esteja com alguma infecção respiratória, alergia, doenças pulmonares no geral, etc.

Veja mais: Fatores que influenciam o sono dos cães: Conheça os 3 Fatores!

6. Aumento de sede e micção

Assim como as alterações no apetite do cachorro podem ser um sinal de alerta para os tutores, as alterações na forma como ele bebe água e faz xixi também devem ser observadas.

Isso porque esse tipo de mudança pode estar associada a diabetes, doenças renais, infecções do trato urinário ou distúrbios hormonais. Se o cachorro começa a beber água demais, fazendo muito xixi, é importante não deixar isso passar despercebido, pois pode ser sinal de algo grave.

Portanto, se o seu pet demonstrar esse tipo de comportamento, é crucial buscar auxílio do veterinário o quanto antes, para que medicamentos e manejos sejam colocados em prática para barrar esses efeitos na saúde do pet.

Sinais de cachorro doente

Cachorro com semblante de cansado e doente. Foto: Canva.

7. Mudanças no comportamento é um dos sinais de cachorro doente

Não podemos deixar de citar o quanto um dos sinais de cachorro doente estão relacionados com as mudanças de comportamento dos pets. Um cachorro doente pode mudar consideravelmente a sua maneira de latir, interagir com os tutores, etc.

Ele pode ficar mais “arteiro” do que nunca, como também pode ficar mais apático. Inclusive, há cachorros que podem até adotar comportamentos agressivos, por conta do incômodo que vêm sentindo.

Tudo dependerá da subjetividade do pet, do tipo de enfermidade que está o incomodando, e até mesmo da intensidade da doença.

Por isso, fique sempre de olho e observe se os comportamentos do seu bichinho mantêm algum tipo de padrão. Se tudo estiver muito “fora do lugar”, vale a pena ficar atento e buscar orientações.

Veja mais: Cão agressivo após a castração: o que pode ser feito?

8. Alterações auditivas

Sintomas como coceira constante nas orelhas, sacudidas frequentes da cabeça, odor desagradável nos ouvidos e até mesmo aparecimento de secreção auditiva podem ser indicativos de que algo não vai bem.

Embora o odor desagradável e a secreção sejam mais evidentes, as sacudidas da cabeça não devem ser negligenciadas. Se o pet fica fazendo isso constantemente, pode estar com algum incômodo em seu ouvido, que pode ser uma infecção, alergia, presença de corpo estranho no canal auditivo ou outros tipos de questões.

Levar o pet no veterinário para uma análise mais efetiva do que está acontecendo é crucial. Lembre-se disso.

9. Alterações no peso sem explicação

O peso corporal do pet costuma ser mantido de uma maneira relativamente estável, até que, em algum momento, tudo isso muda. O pet começa a perder peso sem causa aparente, ou, pelo contrário, começa a ficar mais gordinho de forma rápida, sem que haja alterações significativas em sua alimentação.

Essas oscilações no peso podem estar relacionadas a uma série de fatores, inclusive graves, como:

  • Diabetes;
  • Doenças crônicas;
  • Distúrbios gastrointestinais;
  • Parasitas;
  • E até câncer.

Por conta disso, é crucial manter uma atenção com o peso corporal do seu pet, sempre avaliando se há algum tipo de regularidade ou se ele está oscilando muito.

Veja também: Meu cachorro está muito gordo: O que fazer?

Sinais de cachorro doente

Cachorro sendo examinado pelo veterinário. Foto: Canva.

10. Mau hálito persistente

Problemas na saúde bucal do animal também podem ser sinais de cachorro doente. Afinal, por mais que haja um “cheirinho” natural na boca do cachorro, quando esse odor é demasiadamente ruim é preciso ficar atento.

Esse tipo de condição pode estar relacionada com doenças periodontais, infecções dentárias e até mesmo problemas sistêmicos. Além disso, pode ter relação com o acúmulo de placas bacterianas na boca, que podem levar ao aparecimento de infecções e aumentar a proliferação de bactérias.

É muito importante que nós tutores não nos esqueçamos da importância de manter a boa higiene oral do cachorro para evitar esse tipo de complicação. Porém, se o seu pet já estiver apresentando muito mau hálito, considere conversar com um veterinário para que ele avalie a situação e previna a evolução do problema.

11. Alterações no sono é um dos sinais de cachorro doente

A mudanças no padrão de sono do cachorro, normalmente, são negligenciadas por grande parte dos tutores. No entanto, elas têm muito o que dizer para nós. Pois, assim como os seres humanos, os cachorros também precisam de uma rotina de sono relativamente estável. Se mudanças começam a acontecer, pode ser que algo não esteja indo bem.

Algumas alterações que podemos observar nesse sentido são:

  • Sono demais;
  • Insônia;
  • Agitação durante o sono;
  • Mudanças nos horários de sono e vigília.

Esse tipo de alteração pode estar associado com problemas neurológicos, distúrbios hormonais e até mesmo doenças crônicas. Além disso, a dor também pode ser a causa da dificuldade para dormir bem. Fique de olho nisso.

Veja mais: Apneia do sono em cães: É possível? Confira aqui!

12. Inchaço abdominal

O inchaço abdominal, por mais que possa parecer algo simples em algumas situações, pode também ser um indicativo de algo grave. Por isso, é muito importante não “pagarmos para ver” quando percebemos que o cachorro está inchado.

São muitas as condições médicas que podem estar associadas com esse tipo de situação, como:

  • Torção gástrica, que consiste em uma condição grave na qual o estômago “se torce” causando inchaço e muita dor;
  • Acúmulo de gases;
  • Obstruções intestinais;
  • Ascite;
  • Tumores abdominais.

Normalmente, o inchaço abdominal no pet é visto como uma emergência veterinária, por isso, não pode ser negligenciado ou deixado de lado. Se o seu pet estiver inchado ou inchando, busque auxílio veterinário imediatamente!

Sinais de cachorro doente

Cachorro sendo examinado pelo veterinário. Foto: Canva.

13. Alterações na boca é um dos sinais de cachorro doente

A boca do cachorro pode nos dar muitas pistas de como está a saúde dele. Por exemplo, gengivas pálidas, vermelhas, amareladas ou com sangramento podem indicar problemas periodontais, infecções ou doenças sistêmicas.

Por conta disso, é muito importante sempre fazer aquela “vistoria” na boca do pet, para avaliar se ele realmente está saudável ou se existe algum indicativo que merece atenção.

Ao mesmo tempo, não se esqueça de sempre manter a higiene bucal do animal de estimação, escovando os dentes adequadamente e dentro do período recomendado pelo veterinário.

Assim, torna-se mais fácil prevenir esse tipo de enfermidade em específico. Na dúvida sobre como escovar os dentes do pet? Converse com o veterinário.

Veja também: Como cuidar dos dentes do cachorro?

As visitas periódicas ao veterinário são importantes

Como mencionamos no começo deste artigo, embora o pet não apresente sinais de cachorro doente, é importante buscar manter uma periodicidade de visitas ao veterinário.

Não deixe de levar o pet a essas consultas apenas porque ele parece bem. Afinal, por mais que ele realmente não tenha nenhum sintoma, nessas consultas é possível detectar sinais que costumam ser mais sutis, facilitando intervenções precoces que podem fazer toda a diferença na vida do seu animal de estimação.

Além disso, nessas consultas você pode tirar dúvidas, vacinar o seu pet, entender melhor como manejar determinados aspectos no cotidiano do animal, e assim por diante.

Pense nisso e sempre priorize a saúde e o bem-estar do seu amiguinho!

Confira também: Frequência das consultas ao veterinário – Quando levar o cachorro?

O post Conheça os principais sinais que indicam que seu cachorro está doente apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
24 de Novembro de 2023

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos